Quando decidimos visitar a Malásia, foi bem difícil achar na internet artigos em português sobre o que fazer em Kuala Lumpur. Por isso, decidi escrever esse texto com as principais informações da maior cidade da Malásia. Minha intenção aqui é mostrar, da forma mais direta possível, tudo o que você precisa saber para otimizar seu tempo e conhecer bem a capital malaia.
Sobre Kuala Lumpur
Um destino rápido, econômico e cheio de surpresas que você vai adorar. Fundada em 1857 e com aproximadamente 1.6 milhões de habitantes, KL (como os malaios gostam de chamar) é uma cidade bem nova. Apesar disso, possui muita história e diversos lugares bacanas para visitar, como praças, templos, mesquitas, floresta tropical, parques e museus.
População e Culura
A cidade é formada basicamente por uma maioria malaia, além de indianos e chineses. KL possui uma cultura heterogênea e, o mais importante de tudo, todos se respeitam de uma maneira que achei fantástica. A constituição garante a liberdade de religião e, assim, todos têm direito de manifestar suas crenças e exercer sua fé. Apesar da absoluta maioria ser de adeptos do islamismo (religião oficial do país), KL possui diversos templos hindus, budistas e taoístas, que convivem em perfeita harmonia (até mesmo em proximidade) com as mesquitas.
Idioma e moeda
A língua oficial do país é o Malaio, porém o inglês é falado e compreendido por quase toda a população. Achamos bem fácil a comunicação em inglês.
Já a moeda local é o Ringgit malaio, que, quando convertido para reais, não tem muita diferença, como pode ser visto na conversão de real para malaio. Cartões de créditos são aceitos em quase todo lugar e também achamos diversos caixas eletrônicos para saque internacional, além de muitas casas de câmbio.
Brasileiro precisa de visto para entrar na Malásia?
Caso fiquem até 3 meses turistando pelo país, os brasileiros estão isentos de visto, porém o passaporte precisa ter ao menos 6 meses de validade.
Vale lembrar que a vacina da febre amarela deve estar em dia, apesar de ninguém ter nos pedido comprovação da mesma.
Transporte
O transporte público de Kuala Lumpur é de dar inveja a muitas metrópoles pelo mundo. Além de funcionar muito bem, é barato e capaz de levar aos principais pontos turísticos da cidade.
A principal estação de trem da cidade é a KL Sentral, contando com trens super modernos (Klia Express), que fazem o transporte até o aeroporto. Nós fomos e voltamos para o aeroporto usando essa opção de transporte e achei ótima.

Em KL existe também um transporte gratuito: os ônibus da Go KL. Eles operam em 4 linhas: azul, verde, roxa e vermelha, que passam pelos principais pontos da cidade. Achei ótima essa opção, mas, como ficamos pouco tempo na cidade, optamos por usar mais o Uber para otimizar o tempo.
Quando ir a Kuala Lumpur
Dificilmente você terá KL como seu destino principal. Geralmente quem visita a cidade estará em conexão ou stop over. Como já estávamos na Ásia, decidimos incluir a cidade no roteiro para conhecer. Mesmo ficando apenas 1 dia e meio, garanto que conseguimos conhecer bastante coisa. Super recomendo passar pelo menos 2 dias na cidade.
Confira o roteiro pela Ásia que o blog Ligado em Viagem fez.
O que fazer em Kuala Lumpur
Infelizmente não conseguimos conhecer tudo o que gostaríamos, mas fizemos o máximo que deu no curto período de tempo que tínhamos.
Petronas Tower
As Petronas Twin Towers foram concluídas em 1998 e já tiveram o título de prédio mais alto do mundo, com 88 andares e 452 metros de altura. Atualmente, ocupam a sexta posição entre os edifícios mais altos do mundo. Construídas com estrutura de aço e vidro, seu desenho foi projetado para lembrar a arte islâmica.
As Petronas ficam na região do KLCC (Kuala Lumpur City Center), que é o coração da cidade. Tudo em KL parece girar em torno das torres. No primeiro andar do prédio funciona o Suria KLCC, que é uma espécie de shopping de luxo.

Se você tiver pouco tempo em KL, vale apena visitar as torres de tardinha, para pegar o dia ainda claro e depois vê-las acessas durante a noite.
É possível subir até o mirante que fica no topo das torres. Saiba tudo no site oficial das Petronas.
KL Tower
Era pra ser apenas uma torre de TV. Mas, com uma vista panorâmica da cidade, é claro que virou um super mirante. Construída em 1995, a torre possui 421 metros de altura e possui uma vista fantástica da cidade. Atualmente, é a sétima torre de TV mais alta do mundo.

A KL Tower fica pertinho das Petronas, uma leve caminhada de 2 minutos apenas. São dois tipos de visita:
- Open Deck: que é o último andar da torre e tem o incrível cubo de vidro;
- Observation Deck: É todo fechado e tem ar condicionado.
Confira os valores dos ingressos. Quem compra o ingresso para open deck também pode visitar o observation.
Nossa amiga Gabi (foto), que divide várias dicas no instagram @viajandocomgabi nos deu uma que vale ouro. Cada pessoa ou grupo só pode ficar dentro do cubo de vidro por 2 minutos. Então, já vá com todas as poses em mente e preparado para a fila, que costuma ser grande.
Batu Caves
As Batu Caves são um complexo de templos hindus construídos dentro de uma imensa caverna. O local impressiona pela gigante estátua do deus hindu Murugan (o deus da guerra e da vitória) com 43 metros de altura, além dos 272 degraus que precisamos vencer para chegar até a entrada das cavernas.

A gigante formação calcária possui mais de 400 milhões de anos e abriga templos coloridos, diversas cavernas e milhares de macacos. É o templo hindu mais importante fora da Índia.

A catedral é a maior caverna do complexo, com 100 metros de altura, possuindo uma abertura no teto que dizem ser entrada de luz divina.

Dentro do complexo existe a Dark Cave, sendo possível fazer um tour guiado no escuro, que possibilita conhecer mais da história e dos animais que habitam as cavernas. Esse passeio precisa ser agendado e é pago.

Os macacos estão por todos os lados, principalmente nas escadas. Tenha muita, mas muita atenção com eles, pois são famintos e tentam conseguir comida a todo custo. Vimos um danado pegar os óculos de um turista desavisado e sair correndo.
Importante: Por se tratar de um templo Hindu, ombros e joelhos das mulheres devem estar cobertos para entrada no templo. Caso você não esteja com roupa adequada, pode alugar sarong para as pernas por 5 RM e na saída elas devolvem 2 RM.
Como chegar na Batu Caves
Apesar de Batu Caves ficar a aproximadamente 13 km de Kuala Lumpur, o acesso é super fácil. Basta pegar o trem em direção a Batu Caves na KL Sentral, com saída a cada 30 minutos. A estação Batu Caves é exatamente na entrada do templo. A duração do trajeto de trem entre KL Sentral e Batu Caves é de aproximadamente 1h.
Mais informações sobre Batu Caves você encontra aqui no site oficial.
Onde se hospedar em Kuaka Lumpur
Visitamos Kuala Lumpur durante uma viagem pelo sudeste asiático e, por conta disso, foi muito importante ter um dia para relaxar. A escolha do nosso hotel se deu por amor à primeira vista. Enquanto pesquisávamos no Booking as opções, encontrei uma foto da piscina do The Face Suites e, na mesma hora pensei: é esse! Veja o nosso hotel na capital da Malásia.

A borda infinita do The Face tem 38 metros de comprimento e vista panorâmica de Kuala Lumpur, incluindo as Petronas e a Torre de TV, cartões postais da cidade.
Confira aqui nossa experiência no The Face Suites
O The Face Suites possui 2 torres (uma do hotel e outra de residências). Por conta disso, existem muitas opções de hospedagem com direito a essa piscina maravilhosa. Confira e reserve a que você mais gostar:
- Platinum Residence
- Victoria Home Platinum Suites
- Getaway Suite by Asiapex
- Luxury Homes @ Platinum Suites KLCC
- Saba Suites at Platinum KLCC Bukit Bintang
- Premium suites in KLCC area
Caso você prefira um hotel em outra região, veja aqui as opções.
Outros atrativos em Kuala Lumpur
Como nós só tivemos 2 dias na cidade, não conseguimos ver tudo, mas separei aqui algumas opções bacanas de atrativos para você decidir o que fazer em Kuala Lumpur.
KLCC Park
Localizado no anexo das Petronas e possuindo uma das vistas mais bonitas das torres gêmeas, este parque urbano bem no coração de KL foi projetado pelo brasileiro Roberto Burle Marx. O parque conta com diversas atividades, como: parque infantil, lago artificial, pista para caminhada, cascatas, cachoeiras, fontes, ponte elevada e até uma piscina pública. No local acontece diariamente o Lake Symphony, um show de luzes e águas que dura aproximadamente 5 minutos.
Merdeka Square
A praça da Independência é um local que vale a visita. É lá que estão as famosas letrinhas “I ♥ KL”, sendo impossível resistir à foto. Ao redor da praça estão diversos prédios históricos, como o Museu Nacional de História, a Catedral Anglicana de Santa Maria, o Sultan Abdul Samad, onde funciona o Ministério da Informação, Comunicação e Cultura da Malásia, entre outros.
Central Market
O mercado central de KL é um dos pontos turísticos mais populares da cidade. Também conhecido como Pasar Seni, o lugar possui diversas lojas e barracas que vendem roupas, artesanatos e lembrancinhas locais. Existem também diversos restaurantes de culinária asiática. Vale conferir no site do central Market tudo que rola por lá.
KL Forest Eco Park
Na KL Forest encontramos ar puro, tranquilidade e muito sossego, sendo um ótimo lugar para descansar e relaxar. Se você gosta de aventuras, vai adorar o Canopy (pontes entre as copas das árvores). Infelizmente não deu tempo de visitar, mas adoraríamos. O KL Forest Eco Park não cobra entrada.
Masjid Jamek Sultan Abdul Samad
Uma das mesquitas mais antigas de KL, foi inaugurada em 1907 e, posteriormente, passou por diversos processos de ampliação. Foi a principal mesquita da cidade até a construção da Masjid Negara (mesquita nacional), finalizada em 1965. Vale lembrar que, para visitar a mesquita, mulheres devem estar com cabeça, braços e pernas cobertos e os homens com braços e pernas.
Thean Hou Temple
O Thean Hou Temple possui localização super privilegiada. Sua localização no alto da colina Robson Heights oferece vista panorâmica da cidade. Foi construído em 1989 em homenagem à deusa dos pescadores e está entre os templos chineses mais antigos do sudeste asiático.
Changkat Bukit Bitang
Podemos dizer que é a Kao San Road ou a Lapa de Kuala Lumpur. A rua é lotada de bares, festinhas e pubs, onde a boemia corre solta. Por lá também podemos encontrar restaurantes típicos de diversos países do mundo, como Brasil, Japão, França, Rússia, Itália, entre outros.
Espero que tenha gostado das dicas e que você aproveite ao máximo a capital da Malásia. Dúvidas, críticas e elogios pode deixar nos comentários. Te vejo em Kuala Lumpur.
45 Comentários
Olá, tudo bem Lu?
Eu já tinha interesse em conhecer Kuala Lampur, mas nunca tinha realizado qualquer pesquisa e digo isso porque não é o meu objetivo principal de viagem para o exterior, mas adorei a sua publicação e dicas, aumentou a minha vontade em conhecer o local.
Abraço!
Ola Yvens
Você vai amar Kuala Lampur tenha certeza.
Beijinhos
Oi Lu,
Nossa que incrível!!!
Primeiramente, sempre quis ficar num hotel com esse tipo de piscina com borda infinita no meio da cidade… então só por isso já amei o post todo e já quero ir pra Malásia amanhã kkkk
Segundo que essa história dos macacos roubando comida e o óculos do turista é muito filme, né? kkkkkk deve ser engraçado (pra quem não tem nada roubado, claro rs)
Terceiro, transporte gratuito também não é nada mal rs
Fiquei com vontade de ir pra Malásia agora rs. Adorei!!!
Grande beijo,
Letícia Franca
Confesso que é mesmo engraçado ver os macacos atuando rs
Vimos uma moça subindo a escada com um saco de biscoito na mão e muito rapidamente o macaco passou por ela e levou o saco, até a moça riu da situação. Eles são muito rápidos e espertos
Beijinhos
Amei as dicas, super completas. Só senti falta de saber qual a melhor época para ir, porque sei que nessa região tem épocas mais chuvosas.
Em um dia e meio você conseguiu ver bastante coisa mesmo. Acho que quando for organizar o meu roteiro, incluirei 3 dias para aproveitar bem esse hotel maravilhoso. Já estou sonhando em fazer a foto na borda da piscina infinita.
Fiquei realmente encantada pela vista da KL Tower. Ja tinha pesquisado sobre o que fazer em Kuala Lumpur e ainda não tinha encontrado nada sobre esse mirante. Adorei!
Bjs
O mirante é mesmo maravilhoso, não deixe de conhecer.
Oi, tudo bem? EU quero muito conhecer a Asia e KL está dentre as minha opçõees. Esse texto foi um dos melhores que vi sobre a cidade. Quem dera mais pessoas pudessem da um roteiro tão legal assim. Tudo parece muito perfeito e cheio de cultura. Obrigada por compartilhar. Abraços!
Ola Marcia, que bom que você gostou.
Você foi e voltou de transporte publico para o aeroporto. Me preocupo em economizar na grana, mas acabar perdendo muito tempo precioso da viagem.
Sim! Se você pegar engarrafamento vai acabar perdendo ainda mais tempo. Verifique o transito no horario da sua chegada e da sua saída.
Obrigada por compartilhar todo o seu conhecimento com os seus leitores. Estou indo para a Tailandia e estava na duvida em ficar 2 dias em Kuala Lumpur ou em Singapura. Depois de ler suas dicas já me decidi. Mais uma vez muito obrigada
Você vai amar Kuala Lumpur.
Que FOTÃO essa da borda infinita, com a cidade ao fundo, arrasou! Dá muita muita vontade de conhecer vendo assim… Mesmo porque eu ia AMAR visitar um templo hindu, ver como as coisas são por lá… Tenho uma amiga que diz que só se sentiu turista DE VERDADE quando finalmente visitou um país oriental, é completamente diferente de tudo o que é a gente tem no ocidente, né? Dá vontade! Uma pena que é um local que dificilmente é “destino principal”, parece ser muito bonito e diverso! Olha que visual maravilhoso da KL Tower, gente, parece de filme!
Essa borda infinita é mesmo um espetáculo! Estou escrevendo um artigo exclusivo sobre ela.
Nossa que piscina, que vista! Adorei todo o seu relato super completo e me ajudou muito na montagem do meu roteiro.
Que maravilha! Fico muito feliz em ajudar.
Oi, Lu! Tudo bem!
Que coisa mais linda o KL. Eu nunca nem ouvi falar nesse lugar, mas seu post foi uma ótima surpresa. Essas Torres é esse Mirante me ganharam forte. E toda a questão do transporte e da liberdade que você citou me deixou curioso para conhecer também.
Você vai amar KL.
Tenho muita vontade de conhecer, acho que foi a Karol pinheiro que postou um vlog e fiquei encantada.
E agora com seu post me encantei mais ainda.
Beijos
Você vai amar Kuala Lumpur.
Olá, poxa que maravilha conhecer Kuala Lumpur. Uma cidade nova é com grande acervo cultural e histórico, principalmente, religioso. O transporte publico é um exemplo para nosso país! Perfeito a foto no KL tower, bela vista da cidade. Batu caves , abertura do teto com luz divina é lindo tbm, adorei a foto. Abraço!
Adoro conhecer cidades e culturas diferentes da nossa! A Malásia já esta no meu radar faz tempo. Só 2 min para tirar uma foto com aquela vista maravilhosa é muito pouco tempo, ja vou pensar em todas as poses antes de chegar la. O hotel também é incrível hein achei o preço muito bom. Parabéns por compartilhas sua visão.
O segredo é exatamente esse ja ir com as fotos na cabeça rs
Estava na dúvida em passar pela Malásia pois só terei 2 dias, seu relato me ajudou bastante. Obrigada por compartilhar
Fico muito feliz por isso. Você vai adorar Kuala Lumpur.
Beijinhos
Tem vários lugares que já pensei em conhecer, mas confesso que a Malásia nunca me veio à cabeça haha
Amei! É super lindo! Nem ligaria se um macaco roubasse meus óculos num lugar desse…história pra contar né? kkk
Beijos!
Realmente o que vale é ter histórias pra contar.
Nossa! Que lugar maravilhoso! Só de ter lido: “… a constituição garante a liberdade de religião e, assim, todos têm direito de manifestar suas crenças e exercer sua fé…” já deu vontade de ir, sério! Um lugar que respeita a opinião, o modo de se expressar e o melhor de tudo, aceita que você é, está escasso e é único! Amei demais
Também achei esse detalhe fantástico.
Sou fascinada por novas culturas e adorei saber que KL reúne no mesmo lugar diversas culturas diferentes.
Realmente a união cultural de KL é maravilhosa.
Parece mesmo ser um lugar incrível, será que é possível ficar 24h sem precisar dormir, tipo uma conexão.
Em 24h da para você conhecer tudo ao redor das Petronas.
Nunca tinha pensado em KL como destino turístico, mas depois desse seu post fiquei apaixonada pelos pontos que nos indicou. No entanto, devo confessar, que morri de medo de KL Tower…. Acho que não conseguiria tirar essa foto não.
KL é um ótimo destino, tenho certeza que você vai gostar muito.
Beijinhos
Primeiro estas imagens ficaram muito lindas! Achei a vibe bem legal, acho que o fato do bom convívio com diversidade religiosa do local deve ser um pouco mais confortável. Ainda não tinha imaginado em fazer uma viagem para conhecer Kuala Lumpur, mas seu post despertou interesse.
Ótimo artigo. Inclusive foi um documentário sobre a contrai das Petronas que fez eu escolher arquitetura como a profissao que eu queria seguir. Com certeza KL esta entre minha lista de destinos futuros.
Que bacana!
Beijinhos
Parabéns pelo post! A Malásia é realmente incrível.
Muito Obrigada!!
SUAS INFORMAÇÕES FORAM PRECIOSAS PARA DECIDIRMOS FICAR DOIS DIAS NA CIDADE. VOCÊ PODE INDICAR ALGUM GUIA BRASILEIRO QUE POSSA NOS ACOMPANHAR. SOMOS EM QUATRO. DOIS CASAIS MADUROS. CONHECEMOS MUITOS PAÍSES MAS NO SUDESTE ASIÁTICO É A PRIMEIRA VEZ. JÁ ESTIVEMOS NA CHINA E NO JAPÃO. NESSE ROTEIRO INCLUIREMOS TAILÂNDIA, CAMBOJA, VIETNAM E SINGAPURA.
Ola Roberto,
Infelizmente não tenho um guia para te indicar pois fizemos tudo sozinhos por la. Você vai amar o sudeste asiático.
Abraços
Ótimo guia para quem vai a Kuala Lumpur. Parabéns pelo post. Bem completo e ajuda a fazer um roteiro de lugares a serem visitados. Eu já tinha vontade de conhecer a Malásia e a vontade aumentou depois de ler a sua matéria.
OLa Sylvia, Você vai amar a Malásia.
Beijinhos