Imagine um lugar diferente de tudo que você já viu bem no meio da Mata Atlântica. Um sítio que, ao invés de barrancos, possui esculturas gigantes feitas em detalhes e com muito carinho. Assim é o Jardim do Nêgo, em Nova Friburgo. Um verdadeiro museu a céu aberto que, por incrível que pareça, já existe há mais de 30 anos
Anualmente, o jardim recebe centenas de turistas estrangeiros que vão até Nova Friburgo para, principalmente, conhecer as esculturas gigantes. É impressionante como os gringos valorizam esse tipo de trabalho, não é mesmo? Enquanto isso, a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar do Jardim do Nêgo. Precisamos mudar esse cenário.
Vamos valorizar as belezas do nosso país?
Se, ao final do texto, você achar que o lugar vale a visita, por favor encaminhe esse artigo para o máximo de pessoas que você conseguir. Vamos juntos mostrar para todos que o nosso país tem coisas incríveis, muitas vezes bem perto da gente.
Sobre o Nêgo
Geraldo Simplício é um cearense bom de conversa e com um talento especial. Nascido em 1945, ele não teve a oportunidade de frequentar uma escola. Mas diz que aprendeu tudo que sabe com a vida e explica que possui uma “cultura auditiva”.
Confira dicas para fotografar com celular
Durante nossa visita ao jardim, encontramos o Nêgo trabalhando e proseando com os visitantes. Conversar é uma das coisas que ele mais gosta e ficamos impressionados como – em apenas alguns minutos de conversa – ele cita desde o cientista Galileu Galilei até autores famosos e suas obras.
Além de um papo super cultural, Nêgo é um verdadeiro gaiato e adora uma brincadeira. Às vezes, é difícil saber se ele está falando sério ou apenas contando uma de suas piadas. Em um de seus momentos de descontração, nos disse que faz as esculturas apenas para que as pessoas cheguem até lá e ele possa prosear.
Foi um grande prazer e uma grande escola poder conversar com um ser humano tão simples, espiritualizado e desapegado. Seu jardim é sua loteria e ele não quer mais nada da vida além dele. Explica que teve a sorte grande na vida e que é plenamente feliz ali há mais de 30 anos.
Nêgo começou fazendo esculturas de madeira e, em 1966, fez sua primeira exposição no município de Crato, no Ceará. Não demorou muito para que suas esculturas fossem expostas em outras cidades, como Fortaleza e Recife, já em Pernambuco. No estado do Rio, obras do artista já estiveram expostas na feira de artes de Nova Friburgo e no Museu Nacional de Belas Artes, na cidade do Rio de Janeiro.
Nêgo sempre recebeu visita de muitos estrangeiros que adquiriam suas obras. Por conta disso você pode encontrar esculturas feita pelo Nêgo no museu de Stuttgart, na Alemanha.
Sobre o Jardim do Nêgo
Nêgo chegou em Nova Friburgo em 1969, ainda fazendo suas esculturas em madeira. Algumas de suas antigas obras em madeira estão em exposição na área coberta do jardim – uma espécie de museu, que conta mais um pouco sobre sua vida e obra.
Até que, em 1981, caminhando pelo sítio avistou um barranco de terra e viu nele a forma de uma mulher. No mesmo dia, Nêgo começou a transformar seu primeiro pedaço de barranco em obra de arte.
De lá pra cá, o artista não parou mais e modelou todo pedaço de barranco que foi possível dentro de sua propriedade. O trabalho na madeira foi deixado de lado, pois foi nos barrancos que Nêgo descobriu sua verdadeira paixão.
Reserve sua hospedagem em Nova Friburgo aqui
O Jardim do Nêgo é um enorme atelier do artista plástico ao ar livre. Ali, ele dá forma a esculturas gigantes que representam animais, crianças, mulheres, dentre diversas outras imagens.
As obras gigantes
Para fazer suas enormes obras (algumas chegam a 10 metros de altura), Nêgo usa as próprias mãos e dedos como ferramenta para fazer os detalhes.
Depois de esculpir a figura no barranco, uma camada de lama feita de argila, pedra e areia cobre a escultura. O clima úmido da região ajuda no crescimento do musgo sobre a obra, fazendo, assim, um acabamento natural. Além de dar acabamento, o musgo também ajuda a proteger da erosão.
Que tal uma chopp artesanal gelado depois do passeio
A tragédia de 2011
Em 2011, a região de Nova Friburgo foi atingida por uma grande tempestade, causando grandes estragos na região. Infelizmente, o Jardim do Nêgo foi muito atingido.
Foram diversas obras danificadas e precisou ficar fechado por um tempo. Passado o susto, aos poucos o próprio Nêgo foi refazendo todas as esculturas, aproveitando para dar ainda mais detalhes às suas obras.
Vale a pena visitar o Jardim do Nêgo
Vale muito a pena! Atualmente, a propriedade conta com 17 esculturas gigantes, que vão desde uma pastora com um terço até um bebê nascendo do ventre de sua mãe – índia Potira.
O museu a céu aberto recebe aproximadamente 500 visitantes por mês, mesmo sendo muito pouco divulgado. O caderno de visitantes já conta com quase 100 mil assinaturas.
Endereço do Jardim do Nego
O jardim fica na localidade de Campo do Coelho, distrito de Nova Friburgo.
Endereço – RJ 130, km 55, Campo do Coelho.
É bem fácil chegar lá, pois têm várias placas pelo caminho e o GPS também leva direitinho.
Funcionamento Jardim do Nego
O jardim abre todos os dias, das 8h às 17h.
A entrada custa R$ 20,00 para adultos e crianças até 12 anos entram de graça.
Telefone Jardim do Nego
Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato pelo telefone (22) 2543-2253.
Espero que tenha curtido a dica e que sua experiência seja tão bacana como foi a nossa. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários que respondemos assim que possível. Te Vejo no Jardim do Nêgo!
13 Comentários
Nossa, nunca ouvi falar desse lugar! Adoro dicas de lugares inusitados para visitar! Obrigada!
Pois é muita gente ainda não conhece. Tenho certeza que você vai adorar o Jardim do Nêgo.
Beijinhos
Gente!!!! que incrível… nunca tinha ouvido falar sobre o Jardim do Nêgo.. Adorei!! As esculturas são incríveis e gigantes mesmo. Um belo trabalho.. =)
Incrível mesmo o trabalho dele. Vale muito a pena a visita.
Beijinhos
Nossa, sou carioca, visitava sempre Friburgo e não conhecia este lugar! Que incrível! Obrigada pela dica e informações. Amei as esculturas!
Ola Gisele, você vai amar conhecer o jardim do nego
Beijinhos
Primeira vez que ouço falar do Jardim do Nego! Pareceu-me um lugar bem interessante, até me lembrou um pouco Inhotim por conta das esculturas espalhadas ao ar livre.
Ola Lidiane,
Também me lembrei de Inhotim quando estava la. Você vai amar o Jardim do Nego.
Beijinhos
Caramba, nunca tinha ouvido falar nesse lugar! Que espetáculo 🙂
Infelizmente não consegui visitar o Jardim do Nêgo quando estive em Nova Friburgo, mas vendo as fotos fiquei chocada com o enorme talento do artista e a riqueza de detalhes das esculturas. Lindo!
Ola Dhebora,
O jardim é maravilhoso, você vai adorar.
Beijinhos
Bom dia gostaria de saber como posso agendar uma visitação para levar os alunos da rede publica do rio de janeiro para conhecer sua obra . Tel – 21 – 998281622
Ola Ramon,
Você precisa entrar em contato diretamente com o jardim,