Belém é a capital do estado do Pará, na região Norte do Brasil. É muito conhecida pela Festa do Círio de Nazaré, pela gastronomia incrível e por ter parte do seu território na exuberante Floresta Amazônica.
A cidade já foi uma das mais ricas do mundo, durante o ciclo da borracha. Belém e Manaus por anos disputaram esse título de riqueza e ainda é possível ver as heranças de tanta bonança espalhadas pela cidade. Além disso, a diversidade cultural impressiona. As cores, os sabores, as danças e o artesanato formam a maior riqueza dessa região. Junto com o receptivo povo paraense. Belém é o tipo de cidade onde se pode ficar por muitos dias e ainda terá coisas a explorar. Mas se você só tem 3 dias, montamos aqui um roteiro curtinho para você saber o que fazer em Belém do Pará e aproveitar ao máximo a cidade.
Caminhe pela cidade
A sugestão é começar o dia no Marco Zero da cidade, o complexo chamado de Feliz Lusitânia. Ali é possível visitar a Catedral Metropolitana de Belém (ou Catedral da Sé), com sua bela arquitetura. A Catedral foi restaurada em 2005 e está aberta para visitação do público desde 2009. É também parte importante da procissão do Círio, sendo ali a missa solene que inicia a procissão até a Basílica.
Reserve sua hospedagem com desconto
Casa das Onze Janelas
Ainda no Complexo é possível visitar a Casa das Onze Janelas. Esse Palacete é hoje o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Belém, também conhecido com Museu de Arte Casa das Onze Janelas. Ali era a antiga casa do senhor de engenho Domingos da Costa Barcelar. Ao fundo, é possível admirar a bela visita para a Baía do Guajará. Ali támbem está o Forte do Presépio, construído em 1616, para proteger contra invasões holandesas e inglesas.
Mercado Ver-o-Peso
Após uma breve caminhada, a fome pode bater, então é hora de parar para comer no Mercado Ver-O-Peso. O Mercado de 392 anos é um resumo da cultura de Belém do Pará. Tem de tudo: ervas, produtos naturais, roupas, artesanato e, claro, muita comida típica. Tudo é separado por zonas organizadas e sinalizadas. Vale caminhar por todas elas e conversar com os vendedores que são uma atração à parte.
Conhecem muito da terra, da natureza e possuem produtos para todos os males. A parte que eu mais gostei foi a dos sucos e das comidas. Existe uma seção de sucos de todos os tipos, com toda fartura de frutas amazônicas. O suco de taperebá dá para tomar um litro, de tão gostoso. Ainda mais que, no calor úmido de Belém, é preciso tomar bastante líquido.
Gastronomia Paraense
Quanto aos restaurantes, não se deixe enganar pelo aspecto simples. A comida é rica em sabor. E o melhor, os preços são bem acessíveis. Ali dê asas à imaginação e experimente o diferente: Maniçoba, tucupi, filhote frito, farinha, tudo acompanhado pelo açaí paraense, claro. Vale lembrar que eles comem açaí com comida e não como sorvete, portanto, vale arriscar e experimentar. E aguentar as piadas de que nosso açaí com banana é um crime.
Ainda na região do Mercado, existem dois outros muito interessantes. O Mercado de Carne e o Mercado de Peixe. São prédios históricos lindos, com cobertura e muito espaço para conhecer as diferentes espécies de peixes amazônicos. O da carne tem também algumas lojas de artesanatos. A dica é: se joga! Conversar com os vendedores, sentir o cheiro do peixe fresco, admirar a riqueza de cores do Pará são experiências para todos os nossos sentidos.
Estação das Docas
Para fechar o dia, nada como conhecer a Estação das Docas. A restauração dos armazéns do Porto de Belém resultaram em um lindo complexo turístico e cultural da cidade. São três galpões de ferro que hoje abrigam lojas, restaurantes e é um reconhecido ponto de eventos.
A parte interna é toda climatizada e a parte externa é presenteada com a bela vista para a Baía o Guajará. Uma ótima dica é ver o por-do-sol dali.
Os pontos altos, na minha opinião, são os sovertes da famosa Sorveteria Cairu e a cervejaria Amazon Beer, de produção artesanal com produtos locais. Aliás, a cervejaria oferece às segundas, terças e quartas, das 18h30 às 21h, a opção do happy hour. O valor fixo é de R$64,90 e dá direito a três tipos de cervejas e uma mesa de buffet com frios, sopas e comidas típicas, à vontade. Tudo para encerrar o dia com chave de ouro.
O que fazer em Belém do Pará
Visite os monumentos de Belém do Pará
Independentemente da religião, uma visita à Basílica de Nazaré é obrigatória. A história diz que a Basílica foi construída, em 1909, no lugar onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Em 1992, a Basílica foi tombada como Patrimônio Histórico do Estado do Pará. A construção abriga a imagem original da Nossa Senhora de Nazaré, cuja procissão recebe cerca de 2 milhões de pessoas, num trajeto que vai desde a Catedral até a Basílica. É um monumento lindo!
Em frente à Praça da República, fica o Teatro da Paz, inaugurado em 1878. Como Belém era uma cidade muito rica, entenderam que ela deveria ter um teatro à altura de sua grandiosidade e inspirado nos grandes teatros europeus. O teatro tem estilo neoclássico. Muito do que se vê por lá é original da sua construção, como as 1100 cadeiras e a pintura do teto, feita por Domenico de Angeles que utilizou a mesma técnica de Michelângelo. O teatro tem visita guiada a cada hora cheia e custa R$6.
É muito legal conhecer a história de um prédio tão bonito e importante centro cultural. Ainda mais porque Belém tem a “hora da chuva”, que cai todo dia após o almoço. Nada melhor que estar abrigada e ainda conhecer uma construção tão importante.
Parque Mangal das Garças
O Parque abriga uma variedade enorme de fauna e flora. É um ótimo lugar para relaxar no fim de tarde. Dentro do parque é possível ver as garças que dão nome ao local, conhecer um borboletário, ver as árvores da região e finalizar com o por-do-sol do alto do mirante dentro do parque. A vista de toda Belém lá de cima certamente será inesquecível. E que tal um jantar no restaurante Manjar das Garças, que fica dentro do parque?
Passeio pelas águas
Um passeio diferente e que leva o dia todo é pegar o barco, na Praça Princesa Isabel, em Belém, e seguir para a Ilha do Combu. São apenas 10 minutos de barco para chegar em uma área mais original da região amazônica. A Ilha é a 4º maior de Belém que tem aproximadamente 39 ilhas ao redor. É também a mais procurada pelos turistas. Apesar de rústica, a ilha atrai muitos moradores que buscam a tranquilidade do lugar e a proximidade com a capital. Possui uma floresta de várzea e lá é possível ver as belezas naturais da nossa terra.
A Samaúma, árvore símbolo da Amazônia, conhecida pelo tamanho avantajado está em todos os cantos. Durante o passeio, pudemos conhecer o Seu Ladir, um morador com conhecimento impressionante sobre as árvores e suas propriedades.
A ilha é chamada de “Veneza da Amazônia”, por possuir canais mais estreitos entre a mata. Há uma parte com restaurantes em todos os lados da margem. É só escolher o que mais agrade e passar umas boas horas apreciando as delícias da gastronomia paraense. Alguns dos restaurantes possuem áreas reservadas para banho no rio também. Uma ótima maneira de reduzir o calor que sentimos o tempo todo em Belém.
Casa do Chocolate
Desde 2006, a Dona Nena produz chocolates utilizando cacau orgânico da Ilha do Combu. Os produtos são deliciosos. Há chocolates ao leite, com cacau 55%, 75% e até 100%. Além dos brigadeiros e licores. Um passeio doce para encerrar o dia e comprar algumas lembranças suculentas para os amigos.
Certamente depois desses três dias, a vontade vai ser de já planejar a volta para esta cidade tão incrível. A cada dia em Belém, mais passeios entram na lista de coisas para conhecer. Fora as outras cidades da região, como a Ilha de Marajó, Alter do Chão, Santarém e Algodoal.
O Pará tem lugares lindos, uma cultura rica e um povo apaixonante. Para mim, vai ser sempre uma opção de viagem e sempre que tiver oportunidade de voltar para lá, vou me esforçar para ir. Ainda tem muita coisa para conhecer e facilmente me apaixonar por essa terra que costumo chamar de “original do Brasil”.

E aí, ficou com vontade de conhecer Belém? Já conhece? Conta para gente nos comentários. Este é só um gostinho do mundo de coisas que podemos ver por lá. Ainda tem dúvidas? Deixe aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo em Belém do Pará!
2 Comentários
Belém é uma cidade que quero muito conhecer, principalmente pela gastronomia local, adoro experimentar novos sabores e pelo que vejo de lá acho que vou adorar, além do que podemos ver pela cidade.
Olá Cynara,
Tenho certeza que você vai adorar Belém 🙂