Mendoza é uma cidade na região nordeste da Argentina, quase na fronteira com o Chile. Com um visual incrível dos Andes no horizonte, a região é muito conhecida pela produção de vinhos, em especial o Malbec, e azeites. Pelas suas montanhas famosas muitas pessoas fazem a rota Argentina – Chile, mas não sem antes parar por alguns dias em Mendoza e degustar os maravilhosos vinhos produzidos por lá. As Bodegas fazem parte do passeio, já que muitas oferecem visitas guiadas e degustações. A mais popular é a Bodegas Lopez, porque é a única que oferece o passeio gratuito.
Eu tive a oportunidade de conhecer a região e fazer este passeio regado a bons vinhos e informação. Muitas agências oferecem o passeio, mas é muito fácil fazer por conta própria. A recomendação é apenas que não planeje dirigir após o passeio, porque parte essencial dele é experimentar as maravilhas produzidas por lá.
Ficou com vontade de conhecer? Então siga as nossas dicas, com tudo que você precisa saber antes de seguir a rota dos vinhos.
Como chegar na Bodegas Lopez
A Bodega Lopez, assim como as outras bodegas, fica na região de Maipu. O ônibus 821 sai da Plaza da Independência, centro de Mendoza e, em 30 minutos, passa por Maipu.
Há também a opção do trem, que sai da região do Parque San Martín e em 30 minutos chega na cidadezinha. Ambas paradas, do ônibus e do trem, são muito próximas das bodegas, cerca de 300m. Há muitas placas indicando e não há chance de perder o caminho. O melhor é o preço, são 18 pesos o trecho da viagem, aproximadamente R$ 1,20.
Quando ir
As Bodegas Lopez abrem de segunda à sexta das 9h às 17h. E sábados, domingos e feriados das 10h30 às 12h30. Durante a alta temporada, há mais opções de horários. Há também um restaurante que abre de segunda a sexta, ao meio dia.
Filmes que falam de viagem e que você vai adorar ver
Sobre a Bodegas Lopez
Fundada em 1898, a Bodega Lopez segue sendo administrada pela família Lopez, agora em sua quarta geração. Possui uma grande oferta de produtos como azeite, espumantes, produtos industrializados com o brasão da família e, claro, vinho.
Eles ainda possuem edições limitadas e especiais de seus grandes clássicos, inclusive das primeiras safras, em 1938. Apenas 5% da produção é exportada, o restante é para consumo nacional. Eu não julgo os argentinos por tomarem tanto vinho, é realmente de alta qualidade. Os preços são bem acessíveis. Claro, dependendo da safra e da qualidade do produto. Mas eu consegui comprar uma garrafa de vinho deliciosa por 126 pesos (aproximadamente R$ 8,50). Por esse preço, no Brasil conseguimos no máximo um estilo “sangue de boi”.
Visitas guiadas na Bodegas Lopez
A Bodega Lopez oferece visitas guiadas grátis. E é de graça mesmo, não tem nenhuma “pegadinha” para pagar depois. A não ser que você queira comprar um vinho na saída. O que deve acontecer.
As visitas acontecem a cada três horas e não é necessário agendamento prévio, basta chegar e aguardar a próxima. Na alta temporada, é recomendável chegar cedo. Além disso, eles oferecem tours guiados em espanhol, inglês e português.
O passeio começa com uma pequena explicação sobre a história da bodegas e da família Lopez. Em seguida, conhecemos a área onde estão os enormes barris onde os vinhos ficam armazenados.
Os barris vieram da França e cada um armazena apenas um tipo de vinho, já que a madeira absorve muito do aroma e do sabor. Em seguida, vamos para as máquinas de produção. O guia nos explica cada detalhe do processo de uma maneira rápida e simples, portanto todos conseguem entender rapidinho.
Confira outras vinícolas imperdíveis em Mendoza
Uma parte interessante é a área onde são despejadas as uvas em uma das primeiras etapas da produção. Vale ressaltar que Maipu não possui vinícolas, já que foi encontrada outra região melhor para plantação. As uvas chegam de caminhão nas bodegas onde é feita a produção do vinho. A Bodegas Lopez chega a receber 180 toneladas de uvas por dia.
Confira nossas dicas sobre Mendoza
A degustação
No fim da visita, chega a melhor parte: experimentar os vinhos. O guia nos explica como o vinho deve ser degustado e ensina todos os movimentos que devemos fazer desde como segurar a taça até como saborear o vinho na boca.
Confesso que nesta parte dei vexame, porque engasguei com todo aquele movimento e foi vinho para todo lado. Superado o constrangimento, partimos para o vinho branco. Nesse eu já acertei melhor o ritual e consegui apreciar aquele vinho delicioso de maneira apropriada.
A visita termina em um espaço muito agradável, onde é possível comprar os produtos Lopez e até relaxar e tomar mais vinho em um dos sofás do espaço.
É possível visitar outras bodegas no mesmo dia, caminhando ou de bicicleta. É uma boa opção, já que Maipu não possui muitos atrativos além das bodegas. O caminho de volta também é muito tranquilo e em menos de uma hora, já dá para estar de volta em Mendoza.
Muito conhecidos visitaram outras bodegas e disseram que os passeios não são muito diferentes. O que muda é o vinho e o estilo de produção. Mas se você não for um especialista e quiser apenas conhecer um pouco sobre o processo e tomar um vinho bom, a Bodegas Lopez possui tudo que é necessário: informação e vinhos deliciosos. E o melhor, de graça.