Sei que sou suspeita, pois todos que me acompanham sabem do meu amor e admiração pela nossa cidade maravilhosa. Porém, preciso contar um segredo: o Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é um dos lugares mais incríveis que eu conheço na nossa cidade.
Eu poderia enumerar diversos motivos pra te convencer disso, mas, por enquanto, resumirei o parque em apenas 3 frases:
- A vista é fenomenal;
- O parque é super seguro;
- A visita é gratuita.
Te convenci? Vem comigo que vou te mostrar algumas fotos e te contar todos os detalhes desse lugar surpreendente.
Sobre o parque
O parque foi criado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1992, ocupando uma área de 39 hectares num dos pontos mais bonitos da cidade. Sua localização privilegiada permite que os visitantes admirem a belíssima paisagem formada pela Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico e Corcovado, além das orlas do Leblon, Ipanema e Arpoador.
Durante muito tempo, a flora local sofreu grande intervenção humana. Por conta disso, atualmente passa por processo de recuperação graças a um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Urbano, chamado “Mutirão Reflorestamento”.
Nas trilhas do parque, diversas espécies de plantas podem ser observadas, como bromélias, orquídeas em pedreiras, veludo branco e antúrio, além de animais, como esquilo, mico-estrela e diversos pássaros. A presença de borboletas azuis é frequentemente observada. No pequeno lago do parque, belas vitórias-régias dão um charme muito especial.
Além da vista e do delicioso contato com a natureza, o parque possui ainda quadras esportivas, trilhas, jardins, áreas de lazer e esculturas, como as peças em aço desenhadas por Oscar Niemeyer. O parque também oferece área para piquenique e um anfiteatro.
Em 2011, o parque recebeu painéis solares para obter auto-suficiência energética. Com isso, um conjunto especial de baterias foi instalado, o que pode manter a energia por três dias.
Como diz uma das placas informativas espalhadas pelo local: “O Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos é um patrimônio de todos nós. Ajude a preservá-lo”
Informações Importantes
Seguem respostas para algumas dúvidas que costumamos receber no @TeVejoPeloRiodeJaneiro e que você também pode ter:
O parque Penhasco Dois Irmãos possui estacionamento?
Sim! O parque Penhasco Dois Irmãos possui estacionamento é e gratuito. São 3 áreas de estacionamento.
A primeira fica logo após a entrada do parque. Já a segunda fica junto à sede e a terceira está localizada na parte mais alta.
Qual o horário de funcionamento do Parque Penhasco Dois Irmãos?
O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Isso inclui os feriados.
Paga para entrar no parque?
Não! A entrada é gratuita
O Parque Penhasco Dois Irmãos é perigoso?
Sempre que estive por lá me senti muito segura. O parque tem vigilantes e, geralmente, está movimentado.
Como chegar no Parque Penhasco Dois Irmãos?
O parque fica no final do Leblon, sendo super fácil chegar até lá. Basta colocar o nome no GPS que você chega sem dificuldade. O acesso é feito pela rua Aperana e já aviso que é uma boa subida cheia de curvas. Em 20 minutinhos você chega na entrada do parque.
Fiz um print no Google Maps pra vocês terem ideia das curvas e subida.
A melhor maneira de chegar até o Parque Penhasco Dois Irmãos é de carro.
É muito comum encontrar atletas praticando esporte e subindo a ladeira a pé ou de bike. De fato, é um treino e tanto. Por conta disso, tenha atenção ao subir a ladeira de carro.
A estação de metrô mais próxima do parque é a Antero de Quental, que fica aproximadamente 1.8 km de distância.
Locais imperdíveis no Parque Penhasco Dois Irmãos
Logo que entramos no parque, já temos uma vista cinematográfica para a praia do Leblon, Praia de Ipanema e Pedra do Arpoador.
Esse primeiro mirante é o meu preferido do parque. Sou capaz de ficar horas sentada na muretinha, só observando a paisagem. Esse mirante já existia antes mesmo da área se tornar parque.
Nesse local encontra-se um vitral com diversos pássaros ornamentados – trata-se de uma homenagem às vítimas do acidente aéreo da Air France, em 2009.
Descendo uma escadinha bem em frente a este mirante, você chega em outro mirante, que também tem uma vista muito especial da orla. Muita gente acaba não descendo a escada e, por conta disso, não encontra este mirante – que fica um pouco escondido. Não deixe de visitá-lo!
A vista desse mirante também é lindíssima e, além das praias, é possível observar as ilhas Cagarras e o Mirante do Leblon, que possibilita um ângulo super diferente e especial. Confira no vídeo abaixo.
Nesse mirante foi construído outro vitral – um memorial em homenagem aos mortos do voo AF 447, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e, infelizmente, caiu antes de chegar ao destino.
No vidro tem a data do acidente e a frase “Em memória” escrita em diversas línguas. Na base consta o nome de todos os mortos na tragédia.
Segundo mirante
Subindo um pouquinho a partir do primeiro estacionamento, encontramos o segundo mirante.
A vista desse mirante não é muito boa por conta da vegetação, mas as palmeiras dão um toque especial e deixam o ambiente uma delícia. Vale a pena conhecer esse cantinho.
Terceiro mirante
No caminho para o terceiro mirante tem um anfiteatro, que é muito usado para peças teatrais e encontros para atividades em grupo, como meditação.
Chegando no terceiro mirante encontramos a sede do parque, com banheiros e bebedores. Uma estrutura de madeira oferece uma linda vista da orla emoldurada pelas árvores do parque.
É nessa parte do parque que as pessoas costumam se reunir para fazer piquenique, pois a área gramada é enorme e os jardins são lindos.
Quarto mirante
Partindo do terceiro, basta subir uma escadaria para chegar ao quarto mirante. Desse mirante é possível observar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jockey Clube e o Cristo Redentor.
O enorme deck de madeira oferece uma vista deslumbrante e dá um charme todo especial ao local.
É muito comum ver gestantes e casais fazendo fotos nesse deck, bem como em todo o parque.
Trilha da Janela do Céu
A partir do último mirante é possível chegar até o sopé do Irmão Menor (um dos morros que compõem os famosos Dois Irmãos). Um amigo me disse que a trilha é tranquila e tem aproximadamente 1,5 km de extensão.
Eu nunca fiz essa trilha e não sei como funciona, por isso prefiro não indicar.
Qual a melhor época para ir ao Parque Penhasco Dois Irmãos?
O parque é lindo em qualquer período do ano. Entretanto, eu recomendo ainda mais a visita em dois momentos:
- Em dias de céu azul, quando ele o mar parecem se misturar, deixando a paisagem ainda mais deslumbrante.
- Durante a primavera, onde todo o parque fica mais florido. Veja na foto acima como a paisagem muda e as flores dão ainda mais charme e colorido à paisagem.
Importante saber:
- O parque não possui lanchonete – leve seu lanche;
- Além de estacionamento para motos e carros, o parque também possui bicicletário;
- Eventos em grupo ou filmagens precisam de autorização prévia da administração do parque.
É proibido:
- Caçar, capturar, abandonar e alimentar animais e retirar plantas;
- Abrir trilhas ou alteras as existentes;
- Fazer fogo;
- Jogar lixo fora dos coletores;
- Tomar banho no lago;
- Levar animais de estimação;
- Deixar oferendas religiosas ou velas.
História do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Durante os séculos XVI e XVI, as terras situadas no entorno do Penhasco Dois Irmãos foram desmatadas para formação de pastos e lavouras. Tempos depois, foram destinadas ao plantio da cana, perdurando nesta atividade até o final do século XIX.
Somente no final da década de 30, esta região (hoje conhecida como Alto Leblon) foi dividida para fins urbanos, ocasionando doações ao município das áreas de encosta localizadas na parte inferior do Penhasco. Parte dessa área já estava coberta por mata, que havia se regenerado naturalmente.
Foi no início da década de 90, por conta das reivindicações dos moradores da região, que o município do Rio de Janeiro criou, através de Decreto Municipal, o Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos, englobando somente os lotes municipais. O objetivo da criação desta Unidade de Conservação Ambiental (UCA) foi garantir a permanência do bem público face às pressões de ocupações irregulares já existentes no interior da mesma e na sua vizinhança.
Na época, as áreas particulares vizinhas, embora de interesse para a preservação, não puderam ser incorporadas ao parque por razão de sua condição de propriedade privada. Somente em 1994, devido à polêmica acerca do aproveitamento de uma dessas glebas particulares para a construção de hotel e edifícios de apartamentos, intensificaram-se as negociações entre a prefeitura e o proprietário do terreno para a transferência da área para o município, a fim de ser integrada ao Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos.
O que fazer próximo ao Penhasco Dois Irmãos?
- Curtir a praia de Ipanema ou Leblon;
- Observar a vista da orla do Mirante do Leblon;
- Conhecer a praia do Vidigal;
- Passear na Lagoa Rodrigo de Freitas;
- Conhecer os mirantes do Parque da Catacumba;
- Passar um final de semana conhecendo as praias cariocas.
Espero que você tenha curtido a dica e que sua experiência no parque seja tão incrível quanto é a nossa. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te vejo no Parque Penhasco Dois Irmãos!
18 Comentários
Oi Lu, eu moro em Niterói e adoro passear no Rio. Não conhecia o Parque Penhasco Dois Irmãos. Que lindo! Ainda não tô com coragem de atravessar a ponte, mas curti essa dica para um dia ensolarado. Tomara que não demore muito!
Realmente nunca tinha ouvido falar no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, mas acho que já vi imagens desses mirantes. Parece ser mesmo um passeio muito legal pra fazer no Rio.
Meu Deus! Nunca tinha ouvido falar desse Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos e AMEI as vistas! Já anotei aqui a dica pra quando voltar ao Rio pq o q mais gosto de fazer por lá é justamente caçar essas vistas! Adorei a ideia do vitral com os pássaros – além da homenagem, dá umas fotos legais.
Oi Fe,
Tenho certeza que você vai amar o parque. A vista é incrível
Beijinhos
Tenho muita vontade de conhecer O Penhasco Dois Irmãos, mas ainda não consegui ir até la. Sabe dizer se o estacionamento tem vaga facilmente ou é necessário aguardar em fila de espera.
Ola Aline,
Já estive no parque diversas vezes de carro e nunca vi fila de espera. Como o parque é pouco conhecido costuma ser bem tranquilo conseguir vaga no estacionamento.
Eu amo o Parque Penhasco Dois Irmãos! O considero um cantinho de paz no meio da Zona Sul do Rio. Além disso, as vistas dos mirantes são lindas, né?
Também amo o parque. Cada mirante tem um visual mais lindo do que o outro.
Beijinhos
Que dica maravilhosa! Adoro fazer trilhas e o Parque Penhasco Dois Irmãos será um dos meus destinos pós pandemia. Nesse momento de crise mundial pelo coronavírus, fixar as raízes na cidade natal pode ser a nossa única ou melhor escolha. 🙂
Ola Dani,
Pode até não ser a única, mas com certeza é nossa melhor escolha. Você vai amar o parque.
Beijinhos
Depois que fui na trilha do Morro da Urca em 2018 e na da Vista Chinesa no ano passado, me apaixonei por esse contato com a natureza. Sempre fico pesquisando sobre lugares assim aqui no Rio e descobri o seu artigo. Vi primeiro sobre a trilha do Forte do Leme e agora do Parque Penhasco Dois Irmãos. Já tinha visto fotos desse parque e há bastante tempo tenho vontade de ir. Agora que li as suas matérias sobre o Forte do Leme e desse parque, fiquei com mais vontade ainda de ir a esses lugares. E ainda mais sabendo que são seguros. Confesso que ficava um pouco preocupada mas agora fiquei mega animada. Certeza que logo que der, são passeios que estão na minha listinha. O Rio de Janeiro é simplesmente lindo demais. Amei descobrir o seu blog. Obrigada pelas belas fotos e informações.
Ola Márcia,
Que delicia receber sua mensagem 🙂
Fico muito feliz que você goste de nossas dicas. Esses lugares que você citou são na minha opinião dois pontos imperdiveis na cidadae. Tenho certeza que você vai amar conhecer os dois.
Grande Beijos
Lu, sabe se tem como ir de uber até la em cima e descer conhecendo o lugar andando?
ps: nunca fui e nao conheço nada lá
Ola Luana,
Tem sim, você pode pedir para o uber te deixar no ponto mais alto do parque e depois vc vai descendo. É bem de boa.
Beijinhos
Amei!!! Sabe dizer se está funcionando normalmente messe periodo agora de pandemia ?
O parque já reabriu 🙂
frequento o parque a algum anos e infelizmente percebo um aumento no descaso quanto as normas de conservação do mesmo . a presença de cachorros , o uso de suas vias para o transporte de material de construção por caminhões que estão destruindo o calçamento e ultimamente grupos atletas de academias de ate 15 pessoas que frequentam o parque sem fazer uso de mascaras .regras são para serem cumpridas ou o parque se degradará
Ola Mario, Concordo com você.