O menor estado brasileiro faz parte da região nordeste do país. Sou suspeita de falar, pois amo todo o nordeste e, principalmente, o povo maravilhoso e amistoso desta região. Apesar de pequeno, o estado possui grandes belezas a serem exploradas. Se você está procurando o que fazer em Sergipe, neste post contarei um pouco de alguns cantinhos especiais do estado.
O que fazer em Sergipe?
O pequeno estado nordestino faz fronteira com Alagoas e Bahia, e encantas por suas belezas naturais. Na capital Aracaju, a orla de Atalaia é um pequena amostra do quanto surpreendente o estado é. Confira alguns atrativos imperdíveis do estado.
Cânions do rio São Francisco
Os Cânions do rio São Francisco ficam no município de Canindé de São Francisco, que fica a mais ou menos 200 km de distância de Aracaju. Possuem aproximadamente 15 km de extensão, o que faz deles o quinto maior cânion navegável do mundo.
O passeio que cruza os cânions pode ser feito de lancha ou catamarã (opção que nós escolhemos). Aqui você acompanha todos os detalhes do nosso passeio pelos Cânions do Xingó.
Durante o passeio, encontramos rochas areníticas que parecem ter sido desenhadas à mão. Essas formações rochosas ganham nomes criativos, como: morro dos Macacos, pedra do Gavião e pedra do Japonês.
Durante o passeio de catamarã na região dos cânions, aproveitamos para mergulhar nas águas verde-esmeraldas do rio. A programação inclui a Hidrelétrica de Xingó, a Rota do Cangaço, o Vale dos Mestres, o Museu de Arqueologia e da Caatinga.
São Cristovão
São Cristóvão foi a primeira capital do Sergipe e é a quarta cidade mais antiga do Brasil. Quem visita a cidade pode conferir um de seus principais cartões postais: a Praça São Francisco. Cercada de construções antigas e importantes, a praça é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
É na praça São Francisco que está localizado o convento e a igreja de São Francisco, considerados os conjuntos de arquitetura mais valiosos do estado.
A região é maravilhosa para quem procura o que fazer em Sergipe com intuito religioso. Como exemplos, tem a Romaria do Senhor dos Passos (que acontece há mais de duzentos anos) e o Convento do Carmo, que resguarda o Memorial Santa Dulce dos Pobres, onde a freira iniciou sua vida religiosa e foi ordenada.
A cidade fica a aproximadamente 25 km de Aracaju. A estrada é boa, mas possui alguns desníveis e, por isso, é bom ter atenção.
As deliciosas queijadas são uma tradição local. Não deixe de experimentar.
Serra de Itabaiana e Parque dos Falcões
São duas maravilhas da região que estão bem próximas e valem a sua visita.
Serra de Itabaiana
Desde 2005, a serra de Itabaiana passou a ser uma reserva ecológica, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O Parque Nacional da Serra de Itabaiana está localizado no agreste sergipano e abrange os municípios de Laranjeiras, Areia Branca, Itabaiana, Malhados, Itaporanga d’Ajuda e Campo de Brito. A reserva reúne ecossistemas da Mata Atlântica e Caatinga. No parque, os visitantes encontram diversas espécies de da fauna e flora destes ecossistemas. Também encontramos no parque muitas cachoeiras, grutas, poços e rios, além de diversas trilhas.
Trata-se de um destino perfeito para a prática de esportes radicais ou, simplesmente, para quem gosta de estar em contato com a natureza.
A Serra de Itabaiana fica a aproximadamente 38 km da capital Aracaju. Os atrativos mais procurados do parque são a gruta da Serra, o poço das Moças, o Caldeirão, a Via Sacra, o Alto da Serra e o Parque dos Falcões, que explicarei melhor abaixo.
Parque dos Falcões
O Parque dos Falcões está localizado aos pés da Serra de Itabaiana, cerca de 50 km de Aracaju. O parque é um dos poucos lugares no Brasil com autorização do Ibama para a criação em cativeiro de gaviões, falcões, corujas e outras aves de rapina.
O Parque dos Falcões abriga mais de 300 aves e é uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais.
O Parque possui um roteiro ecoturístico muito legal. Além de oferecer experiências com as aves de rapina, também oferece passeios guiados por trilhas no Parque de Itabaiana.
A renda Irlandesa
A renda Irlandesa, produzida pelas mulheres do município de Divina Pastora, é Patrimônio Cultural Imaterial do país.
Tudo começa com o desenho no papel-manteiga, que é colado num papel mais grosso para dar suporte ao lacê. Os espaços vazios vão sendo preenchidos e, no final, a renda é separada do papel e toma forma.
Crôa do Gorea – Ilha Mem de Sá – Ilha dos Namorados
Se você está procurando o que fazer em Sergipe perto do rio e do mar, esse será seu atrativo preferido.
Banhadas pelo Rio Vaza-Barris e pelo Oceano Atlântico, são cenários perfeitos para os dias ensolarados. Nessa região, podemos usufruir de passeios de lancha e catamarã, praticar esportes e experimentar a culinária à base de frutos do mar.
Para quem não sabe, crôa quer dizer banco de areia e, por isso, preciso te lembrar que no final do dia a maré sobe. Portanto, fique atento para não passar sufoco (rs).
Quando contratar seu passeio, combine direitinho o horário da volta pois o celular pode ficar sem sinal.
Praia do Saco
A praia do Saco, a Ilha da Sogra e a Lagoa dos Tambaquis estão a cerca de 76 quilômetros de distância da capital e se destacam pelas opções de lazer que oferecem. Este roteiro desbrava a natureza paradisíaca com banhos de mar e de rio, culinária à base de peixes e mariscos, além de mergulho com os tambaquis.
A praia do Saco fica na divisa entre Sergipe e Bahia, e encanta por suas águas mornas e claras, além da areia branca que, de tão fina, parece até farinha em duas enormes dunas.
A Ilha da Sogra é um passeio imperdível que começa na praia do Saco. A ilha possui aproximadamente 1 km de extensão e fica entre o mar e o rio. De um lado podemos tomar banho de rio e do outro, banho de mar. Eu adoro essa diversidade.
São João
Todos os anos no mês de junho, Sergipe se transforma no estado do forró. É festa em toda parte, com muita animação, comida típica, quadrilha e arrasta-pé. O município de Estância conta com a participação de grupos folclóricos e oferece aos visitantes o espetáculo do “Barco de Fogo” e da “Guerra de Espadas”.
Espero que tenha curtido as dicas e que sua experiência no Sergipe seja incrível. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo sabendo o que fazer no Sergipe!