A região do Alentejo é considerada – por muitos viajantes – como o destino mais bacana de Portugal. A possibilidade de explorar cada vilarejo da região de bicicleta é uma experiência única e incrível que vale a pena ser vivida. Ruas e estradas em ótimas condições, bastante natureza, clima agradável e belas paisagens deixam o passeio ainda mais especial. Confira aqui comigo todos os detalhes para curtir o Alentejo de bicicleta.
A região
O Alentejo é a maior região de Portugal e possui, além de praias paradisíacas, cidades com atrações únicas, como castelos e muita história. Fiz um post com os melhores Vilarejos do Alentejo que vale a pena sua leitura. Outra característica do Alentejo que chama atenção é a vibe de paz e tranquilidade. É um local onde se vive bem e com conforto.
Reserve o seu hotel na região do Alentejo
Vale lembrar que a região possui diversas opções de atrativos para vários estilos de viajantes, sejam aventureiros, famílias e até casais em lua de mel. Não é por acaso que o Alentejo possui diversos prêmios nacionais e internacionais e até títulos da UNESCO na área turística.
Curtindo o Alentejo de bicicleta
Além de ser a maior região do país, o Alentejo também é uma das regiões mais bonitas de Portugal. Seu território vai desde a costa atlântica até a fronteira com a Espanha. Possui uma grande diversidade de paisagens e ambientes, que incluem as praias desabitadas do sudoeste alentejano, as montanhas da Serra de São Mamede e, ainda, diversas colinas, vinhas e planícies.

A pequena população e a abundante natureza da região fazem dos passeios ao ar livre uma ótima opção no Alentejo. Por conta disso, uma das formas mais legais de explorar a região é de bicicleta.
Melhores cidades para pedalar na América Latina
Veja alguns motivos que despertarão seu desejo de explorar a região de bike.
Vias secundárias com pouquíssimos carros
Muitas vias e estradas municipais, reginais e nacionais do Alentejo são mantidas com muito zelo e cuidado e contam com tráfego muito pequeno. Esse fato torna essas estradas perfeitas e tranquilas para pedalar com segurança. É muito comum trefegar por enormes distâncias nas estradas secundarias sem cruzar com nenhum carro.
Conheça os melhores mirantes da Ilha da Madeira
Você irá se encantar a cada trecho pedalado nessas estradas, que possuem uma tranquilidade tão grande a ponto de ser mais intenso e gostoso contemplar toda a paisagem, os aromas das áreas rurais e os sons da floresta. Todos os caminhos são repleto de muita paz e beleza.
Não é necessário experiência para curtir o Alentejo de bicicleta
O terreno das colinas e das diversas planícies da região é suave e praticamente não possui variações. Por conta disso, é ótimo para ciclistas iniciantes e, mais ainda, para os experientes.
Abaixo segue uma dica importante para quem não tem muita experiência no pedal poder explorar a região norte do Alentejo, que é a mais montanhosa da localidade:
Comece o passeio pela cidade do Marvão, que fica no coração do Parque Natural da Serra do Mamede. A partir de lá, é possível pedalar em direção ao litoral ou por toda a região do Alentejo de norte a sul sem a necessidade de encarar subidas muito íngremes ou longas, pois a região é bem plana.

Vale lembrar que nem mesmo atletas experientes correm o risco de ficarem entendiados durante o passeio. Afinal de contas, a região oferece diversos desafios para quem deseja enfrenta-los, como, por exemplo, fazer o percurso ao contrário, subindo a serra de São Mamede, ou até mesmo a serra de Ossa.
Roteiros criados especialmente para ciclistas
Para quem fica inseguro ou nunca percorreu longas distâncias de bicicleta, não precisa se preocupar, pois a região possui empresas especializadas em viagens de bicicleta. Algumas empresas, inclusive, criam viagens de grupos de ciclistas com direito a um roteiro especial e guia. Estes passeios passam por atrativos especiais da região, com direito a veículo de apoio, que transporta a bagagem dos viajantes e está preparado para auxiliar em qualquer emergência durante o percurso. Além disso, eles disponibilizam todo o equipamento necessário para a aventura.
A tranquilidade que faz a diferença
Como já disse no início, a região do Alentejo é super tranquila e possui uma paz sem igual. O ritmo sereno fica ainda mais gostoso com a vista das onduladas colinas e da paisagem do largo horizonte. Esse é um dos motivos que tornam tão gostoso explorar o Alentejo de bicicleta.
Toda essa calmaria e tranquilidade proporcionam uma grande paz interior, até mesmo para pessoas mais nervosas, que estão acostumadas com o agito das grandes cidades. O ambiente ajuda o corpo e a mente a relaxar. Essa desaceleração faz com que possamos desfrutar de verdadeiros momentos de relaxamento, contemplando as belíssimas estradas enquanto degustamos bons vinhos e saboreamos a culinária local.
Segurança
Portugal é reconhecido como um dos países mais seguros do mundo. Com uma pequena população e taxa de criminalidade quase zerada, o Alentejo está entre as regiões mais seguras de Portugal.
Independente das ciclovias, as estradas são super seguras para os ciclistas, pois, diferente do que estamos acostumados, por lá os motoristas respeitam muito os ciclistas. Além disso, o tráfego de carros nas estradas e bem reduzido.
Uma dica para aumentar ainda mais a segurança e evitar as estradas principais (IP) que ligam grandes cidades: use as estradas secundárias. Nas estradas principais, a velocidade permitida é maior, porém possuem maior tráfego de carros. As estradas secundárias são muito bem asfaltadas, com menos trânsito, sendo excelentes caminhos alternativos.

Espero que tenham curtido a dica e que sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te vejo curtindo o Alentejo de bicicleta!
4 Comentários
Puxa, Alentejo é um convide para andar de bicicleta e turistar assim, contribuindo para menos poluição no meio ambiente, saúde e a liberdade de fazer tudo no próprio ritmo. Adorei!
OLa Andrea,
Fico muito feliz que você tenha gostado 🙂
Beijinhos
Já tinha ouvido falar sobre conhecer o Alentejo de bicicleta, parece que a região é muito linda mesmo e esta é uma ótima opção para aproveitar bastante a região. Portugal está entre os países que mais adoro, Alentejo ainda não conhecemos, mas está na lista para nossa terceira visita à Portugal.
Ola Gi,
Os passeios de bike por la são maravilhosos, você vai amar.
Beijinhos