Apesar de já ter conhecido o processo fabril de diversas pequenas cervejarias, eu sempre desejei conhecer um processo em grande escala. Ver milhares de garrafas sendo enchidas ao mesmo tempo por aquelas máquinas gigantes sempre fez parte dos meus “sonhos cervejeiros”. Foi através do Beer Tour oferecido pelo Grupo Petrópolis que, finalmente, realizei meu grande desejo.
A cidade serrana de Petrópolis está cada vez mais na rota cervejeira do estado do Rio de Janeiro, por conta da ótima qualidade da água da região. E lá fomos nós subir a serra pra conhecer a moderna fábrica do Grupo Petrópolis.
Sobre o Beer Tour do Grupo Petrópolis
O grupo oferece beer tour tanto na fábrica localizada em Petrópolis, quanto na fábrica de Teresópolis. Ambas as visitas são gratuitas, sendo preciso apenas um agendamento prévio.
Durante a visita, nós conhecemos todo o passo-a-passo da produção das cervejas. Desde a chegada da cevada até o envase, também é possível vivenciar o minucioso trabalho dos mestres cervejeiros e toda a produção do líquido mais apreciado pelos brasileiros. E pra terminar com chave de ouro, o tour termina com uma sensacional degustação.
Passe o final de semana em Petrópolis – reserve sua hospedagem aqui.
Quem pode participar
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer o beer tour.
Como fazer o agendamento do tour
O agendamento é feito pelos telefones (24)2103-8000 ou (24)2223-9000. Para agendar a visita, é necessário ter em mãos nome completo e RG de todos aqueles que participarão do tour.
Confira as datas e horários disponíveis para visita:
- Terça a quinta-feira às 15h;
- Sexta-feira às 10h e 15h;
- Sábado às 9h30, 13h e 15h.
Chegando na fábrica
Chegamos na fábrica de Petrópolis no horário marcado e, já na portaria, um funcionário verificou se estava tudo certo com o agendamento (não pode ter menor de idade) e nos entregou um óculos de proteção, que era de uso obrigatório durante a visita por toda a linha de produção.
Vale lembrar que a fábrica não possui estacionamento. Assim, caso você opte por ir de carro, ele pode ser estacionado na rampa de acesso à fábrica.
Beer Tour Petropólis
Ao entrar na fábrica, seguimos direto para o bar Petrópolis, onde fomos recepcionados por um guia cervejeiro que passou todas as normas de segurança. Lá também assistimos um vídeo institucional e informativo, que contou um pouco mais sobre a história e trajetória do Grupo Petrópolis, a escolha da região para a instalação de uma planta fabril e o processo de fabricação da cerveja.
Após o vídeo e as explicações, recebemos fones e aparelhos transmissores, para que pudéssemos ouvir todas as explicações durante o tour. Afinal de contas, a visita é feita com a fábrica em pleno funcionamento.
Que tal tomar um café da manhã com vista de novela no Rio de Janeiro?
Sala de brassagem
A primeira parada é na sala de brasagem, local onde a “mágica cervejeira” acontece.
A abordagem é totalmente técnica. Todos os detalhes de cada etapa do processo são explicados com muita clareza e riqueza de detalhes. Para os apaixonados por cerveja – como nós – essa parte do tour é super especial.
Tudo é tão limpo e organizado que, em alguns momentos, até esquecemos que a fábrica estava em pleno processo de produção. Porém, o mais bacana é que, além de ouvir as explicações, nós pudemos acompanhar alguns processos em tempo real.
Eu poderia contar aqui tudo que aprendi dentro da sala de brassagem, mas perderia a graça quando você fosse fazer o tour. Por isso, decidi não dar spoilers!
Que tal conhecer a Catedral e Museu Imperial de Petrópolis
No caminho entre a sala de brassagem e a linha de envase, passamos pelos enormes cilos de onde a cerveja sai para o envase.
Envase de garrafas
Todo o beer tour é feito em passarelas elevadas acima do chão de fábrica, por onde caminhamos e acompanhamos todo o processo fabril.
Durante a caminhada pela enorme área de armazenamento, o guia nos contou diversas curiosidades, que, mais uma vez, não falarei aqui para que você também tenha a chance de se surpreender com tantas informações interessantes.
As máquinas são enormes e fazem um trabalho sincronizado e perfeito, totalmente automatizado.
A mesma máquina exerce as funções de encaixotadora e desencaixotadora – um lado retira as garrafas vazias dos engradados que seguem para a lavadora de garrafas e o outro lado coloca as garrafas já prontas nos engradados que seguem para o transporte.
As garrafas vazias seguem para a lavadora de garrafas (maior equipamento da linha de produção), ficando cerca de 60-65 min com soda cáustica aquecida em alta pressão e, no final, com água fluorada.
Já devidamente higienizadas, as garrafas são inspecionadas por outro equipamento, capaz de avaliar se a garrafa está dentro dos padrões de limpeza, cor, formato, etc.
Logo depois, a enchedora preenche as garrafas, com colocação imediata da tampa. Cheias, as garrafas seguem para a pasteurização, que garante a validade estendida de 6 meses.
As garrafas pasteurizadas são identificadas pela rotuladora, com data de validade e lote. Em seguida, passam por nova inspeção e seguem para o encaixotamento e montagem dos pallets.
Eu adorei acompanhar todo o processo de perto e confesso que ficaria por horas observando as máquinas trabalhando.
É impossível prever qual linha estará funcionando no momento exato da sua visita. De qualquer forma, será possível observar todas as máquinas do processo produtivo.
Envase das latinhas
A linha de envase de latas é mais moderna e de maior capacidade produtiva (latas/hora), com média diária de produção de 210.000 pacotes de 12 unidades.
São feitas inspeções de água fluorada com jateamento dentro e fora das latas, de forma a garantir que cheguem estéreis para receber o produto. Após passar pela enchedora, a lata é fechada através de uma dobra no metal por fixação. O fechamento é tão preciso, que nem o gás consegue escapar.
As latas aprovadas seguem pela esteira, viram de cabeça pra baixo e são pasteurizadas nesta posição. O fundo (mais resistente) não sofre alteração pelo processo de pasteurização. Em seguida, são rotuladas, passam por raios UV e recebem selo de papel alumínio para garantir a higienização da parte superior, seguindo, por fim, para a paletização.
O tour dura em média 1h30, mas confesso que é tanta coisa interessante, que nem vi a hora passar. Vou te contar um segredo: quando termina o tour na planta fabril é que começa a melhor parte!
Degustação
Após aprender e observar o processo produtivo da cerveja, voltamos para o bar Petrópolis pois é chegada a tão esperada hora de experimentar!
Durante aproximadamente 25 minutos, o chopp claro e escuro estão liberados. Ah, vale lembrar que a degustação está incluída no tour (que é gratuito).
Cervejas especiais do Grupo Petrópolis
Como nosso beer tour foi um evento especial para jornalistas, tivemos a oportunidade de experimentar também outros rótulos que fazem parte do Grupo Petrópolis. Confesso que sequer sabia que alguns deles faziam parte do grupo e acredito que você também não saiba. Vamos a eles:
Feita de detalhes para cativar até mesmo os paladares mais exigentes, a família Petra conta com 8 variações (aurum, bock, escura, puro malte, schwarzbier, stark bier e weiss bier), além da tradicional linha Pilsen. Eu nunca tinha experimentado nada da linha Petra e confesso que gostei bastante.
A Weltenburger foi criada na Alemanha por monges medievais. É a cerveja de mosteiro mais antiga do mundo, com excelente qualidade e sabor único, seguindo a receita tradicional por mais de 960 anos. Fora da Alemanha, o Grupo Petrópolis é o único com autorização para produzir essa cerveja.
Confesso que já bebíamos a Weltenburger há bastante tempo e não fazíamos ideia que ela era produzida no Brasil.
Já a Black Princess é uma cerveja produzida com ingredientes selecionados, água das montanhas e o mais puro malte importado, que faz com que ela tenha um sabor nobre e marcante. Minha preferida é Back to the red.
As cervejas da Brassaria Ampolis (marcas registradas do saudoso trapalhão Mussum) também são produzidas pelo grupo. A Cacildis fez muito sucesso durante o último verão e continua fazendo até hoje. Sou suspeita de falar, pois adoro a Cacildis e a Birits.
Um brinde
Chegamos ao final do beer tour com um brinde especial à tarde cervejeira incrível que tivemos e, acima de tudo, à realização do meu desejo de conhecer o funcionamento de uma fábrica de grande escala.
Antes do retorno para o Rio, ainda ganhamos lindos e deliciosos presentes para terminarmos a nossa expêriencia em casa.
O beer tour termina na Boutique Petrópolis, onde são vendidos produtos exclusivos das marcas que fazem parte do grupo. Lembra daquelas canecas, copos, taças e kits irados pra você presentear alguém especial? Lá na boutique você encontrará muitas lembranças e presentes bacanas.
Vale lembrar
- Não esqueça sua identidade, já que é necessário apresentar o documento para entrar na fábrica.
- Por questões de higiene e segurança, é obrigatório o uso de calça comprida e sapato fechado (sem salto) para entrada.
- Seja pontual para não perder a sua visita.
- É proibida a entrada de bebidas e alimentos.
- Fotos e filmagens só serão permitidas em locais autorizados pelo guia.
Endereço da fábrica
Rua Trajano de Paula Filho, 199 – Pedro do Rio – Petrópolis – RJ.
Mais informações você encontrará no site do Grupo Petrópolis.
Espero que tenha curtido a dica e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. Te Vejo no Beer Tour do Grupo Petrópolis♥
12 Comentários
Adorei esse Beer Tour, vou tentar fazer qualquer dia. Também já vi várias produções cervejeiras (inclusive aqui em casa…rsrsr), mas é legal ver uma fábrica desse tamanho. Visitei uma vez uma fábrica da Coca-Cola e fiquei super impressionada com os processos de envase e higienização. Bom, não tem nada a ver essa história, mas me lembrei disso lendo seu post.. rsrs
Ola Bruna,
Acredito que o processo da coca cola deve mesmo ser tão gigante quanto o processo da fabricação das cervejas.
Abraços
Nem sei qual é a melhor parte deste tour!!! =)
Mas acho que a degustação mesmo, porque ninguém é de ferro, né?! hahaha
Realmente, o passeio por uma cervejaria deste porte deve ser completamente diferente das pequenas que já visitei.
Adorei a dica!
Abraço
Ola Murilo,
Também achei super diferente de todas as visitas que eu ja fiz. Tenho certeza que você vai adorar
Abraços
Que demais esse beer tour. Já fiz um tour em uma cervejaria em Cuiabá mas era beeeem menor que essa de Petrópolis. Achei demais saber como se dá a produção da cerveja mas certeza que a melhor parte é a degustação hahaha. Adorei a dica e já vou incluir em meu roteiro quando estiver em Petrópolis.
Ola Lu,
Você vai amar o beer tour. Depois me conte o que achou.
Abraços
Uaaaau, que interessante entender como é fabricada a nossa tão querida e amada cerveja. Com certeza coloquei na minha lista de coisas para fazer em Petrópolis ir no Tour da Fábrica de Cerveja 🙂
Nossa adoro passeio por cervejarias e vinicolas, esse Beer Tour em Petrópolis é muito legal e pertinho do Rio, logo visitarei.
Ola Christian,
Você vai gostar muito, tenho certeza.
[…] dica de passeio legal é o beer tour na fábrica de cerveja do Grupo Petrópolis, leia mais no blog Te vejo pelo […]
Oi Lu, gostei de saber desse beer tour. Deve ser super interessante ver uma produção tão grande! Eu já adorei a visita à Bohemia. Vou ver se marco para visitar a do Grupo Petrópolis.
Oi Mari,
A visita do grupo Petrópolis é bem diferente da Bohemia, pois não tem aquele museu enorme e tal. Mas é super legal, é uma visita técnica sabe, a gente aprende muito. Você vai adorar!
Beijinhos