A Cachoeira Véu de Noiva era, sem dúvida, o atrativo que eu mais queria conhecer na Chapada dos Guimarães. Antes mesmo de pensar em conhecer essa chapada, eu já sonhava em ver de perto a imensidão das águas dessa cachoeira.
Não é por acaso que a cachoeira é o cartão postal da Chapada dos Guimarães. Sua beleza é inesquecível.
Já estava com as passagens compradas quando vi na internet que, por conta de uma grande queimada, o mirante estava fechado. Imaginem minha tensão nesse momento! Como tenho muita sorte, tudo foi reaberto um mês antes da minha chegada.
Cachoeira Véu de Noiva
Formada pelo rio Caxipó e com imponentes 86 metros de queda livre, a Cachoeira Véu de Noiva, juntamente com seus paredões de arenito, formam uma paisagem que fica gravada na sua memória.
A trilha de acesso a base da cachoeira está interditada por tempo indeterminado desde 2008. A maneira mais fácil para contemplar a cachoeira é indo até o mirante, que fica na entrada principal do Parque da Chapada dos Guimarães.
Conheça o circuito das cachoeiras na chapada dos Guimarães
Como chegar no Mirante
O mirante fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, sendo o principal ponto de visitação do parque. Para chegar até ele basta seguir a rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães.
A entrada do parque está bem na beira da rodovia e tem placa sinalizando, sendo muito fácil encontrar.
Caso você opte em visitar o mirante saindo do centro da Chapada dos Guimarães, são cerca de 11 km até lá.
Saiba mais sobre a Chapada dos Guimarães aqui.
Trilha para o Mirante da Cachoeira Véu da Noiva
O mirante fica bem próximo à administração do parque e possui estacionamento no local.
A trilha é super fácil e grande parte do caminho é marcado por passarelas de madeira, o que facilita ainda mais.
Por questões de segurança, não é permitido sair da trilha durante a caminhada até o mirante.
Conheça a cidade de Pedra na Chapada dos Guimarães
Todo o caminho da entrada do parque até o mirante tem aproximadamente 500 metros.
Conforme descíamos a trilha, os imensos paredões começavam a aparecer. Mesmo antes de ver a queda, a cachoeira já se fazia presente com o som da água desabando no poço.
Conheça também a cachoeira Almíscar
A vista do imenso vale aberto no arenito impressiona. Sem dúvida, é a vista mais bonita da Chapada dos Guimarães e é impossível chegar até lá sem fazer a clássica selfie com a queda
Saiba o que fazer em Campo Grande
Dicas Importantes
- O parque funciona todos os dias de 9h às 15h.
- Não é necessário guia.
- A entrada é gratuita.
- Como o mirante fica na beira da estrada, o ideal é visita-lo quando estiver chegando ou saindo da chapada, para economizar tempo.
- Possui restaurante, lojinha e banheiro.
Leia sobre o Pantanal e já coloque na sua lista de desejos.
Espero que as dicas sejam úteis para você curtir o mirante da cachoeira Véu da Noiva e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. Te Vejo no mirante da cachoeira véu de Noiva.♥
3 Comentários
[…] pelo Mundo também esteve em Chapada dos Guimarães e conheceu uma das atrações imperdíveis: Mirante da Cachoeira Véu de Noiva. Não deixe de […]
Ahhh que demais seu post. Sou de Cuiabá e sempre que posso, vou até o Mirante da Cachoeira Véu de Noiva, na Chapada dos Guimarães. Realmente um passeio imperdível. E o mais legal, gratuito né? Parabéns pelo Blog.
Ola Lu,
Adoro programas gratuitos como esse, Obrigada pela visita.
Beijinhos