O passeio pelos cânions do Xingó era o momento mais esperado da minha viagem por Aracaju. Como não tinha tempo suficiente para pernoitar na cidade de Canindé de São Francisco, fiz o bate-volta saindo de Aracaju, apesar de ter sido bem cansativo foi inesquecível.
Ano passado, o rio São Francisco entrou ainda mais na minha lista de desejos dos brasileiros, por conta da novela global Velho Chico. Enquanto a novela estava no ar, eu recebi muitas dúvidas na página do instagram @tevejopelomundo e a maioria delas indagava se aquela beleza toda era mesmo real. Sim!! A região encanta e o passeios pelo cânion do Xingó emociona.
Sobre o rio São Francisco
O velho Chico, como é carinhosamente chamado, passa por 5 estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). Com extensão total de 2.830 quilômetros, abriga o quinto maior cânion navegável do mundo.
O cânion do Xingó está na divisa entre Sergipe e Alagoas, mas os passeios tem saída apenas pelo lado sergipano.
Como chegar nos Cânions do Xingó
Para surpresa de muitos, os cânions do Xingó não ficam em Aracaju. Na verdade, eles estão a aproximadamente 200 km de distância, na cidade de Canindé de São Francisco. O percurso, que dura em média 3h, pode ser feito de diversas maneiras:
Transfer: o mais comum é comprar em Aracaju o passeio que inclui: transfer, almoço e o passeio de catamarã até o cânion. O passeio leva 3h para ir até Canindé e 3h para voltar para Aracaju, o que pode ser um pouco cansativo.
Mas, se você tem pouco tempo em Aracaju e quer conhecer um dos principais atrativos de Sergipe, vale o esforço do bate-volta.
Carro: Na minha opinião, só vale a pena ir de carro se você for dormir em Canindé, pois o bate-volta dirigindo será ainda mais cansativo do que fazer o trajeto de transfer.
Saia de Aracaju em direção a Itabaiana pela BR-235, depois siga em direção a Nossa Senhora da Gloria pela SE-175 e, na sequência, siga pela SE-230 até Canindé. A estrada é bem sinalizada e o GPS te guia super bem.
Ônibus: : É possível chegar de ônibus até Canindé, tanto saindo da rodoviária nova quanto da rodoviária velha.
Opções de passeios em Beberibe no Ceará
Passeio para os Cânions do Xingó
Se sua opção for fazer o passeio saindo de Aracaju, prepare-se para acordar cedo. O transfer passa no hotel por volta das 6h da matina. Para quem consegue dormir em ônibus, da para tirar uma sonequinha durantes as 3h de estrada.
O passeio começa no Karrancas Bar e Restaurante, dendo de lá que saem os catamarãs para os cânions.
O catamarã leva até 250 pessoas e tem estrutura com banheiros, chuveiros e bar. Os macarrões que ajudam na flutuação também estão disponíveis no barco.
Leia também sobre A praia de Ponta Negra e o Morro do Careca em Natal
São 17 km navegando pelo rio São Francisco até a parada para banho.
Durante o passeio, o guia do catamarã conta todas as curiosidades da região. Diversas formações rochosas vão aparecendo pelo caminho, como a Pedra do Japonês, Pedra do Gavião e o Morro dos Macacos.
Vi algumas imagens de São Francisco pelo caminho. Uma delas é retirada do local 2 semanas por ano para participar de uma procissão.
Depois de 1h navegando pelas águas do Velho Chico, finalmente chega o momento mais esperado. O catamarã para no Porto do Brogodó, uma estrutura flutuante que fica ao lado da entrada da gruta do Talhado.
O mergulho nas águas do rio São Francisco é uma delícia e vale muito a pena. A água verde esmeralda encanta e a temperatura “morninha” me agradou bastante.
Entrando na gruta do Talhado de caiaque
Não deixe de fazer o passeio de caiaque que vai até o interior da gruta do Talhado. chega É possível chegar bem perto dos cânions e a água parece ficar ainda mais bonita.
Durante o passeio de caiaque, o uso de coletes é obrigatório e não é permitido mergulhar devido à baixa profundidade da água. Quando fui, o passeio custava R$ 10,00/pessoa.
Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e, nesse caso, não foi diferente. Os 60 minutos de parada nos cânions passam voando. Mas as lembranças na memória ficam para sempre.
Importante saber
- Caso você vá de forma independente até o restaurante flutuante, o passeio para os cânions pode ser comprado diretamente no local.
- Crianças e idosos podem aproveitar o passeio sem problemas.
- Existe também a opção de fazer o passeio em lancha privada.
- Leve protetor solar e boné para proteger do sol.
- Vale levar um lanchinho também, caso bata aquela fome.
Enquanto não colocamos mais artigos no ar sobre Aracaju, confira mais dicas nesses links:
Aracaju por Apaixonados por viagens
Aracaju por Cris pelo mundo
Espero que as dicas sejam úteis para você conhecer o cânion Xingó e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. Te Vejo no cânion do Xingó ♥
1 comentário
Que lindo passeio! O cenário é encantador e parece ser uma delícia nadar ali. Ainda mais com a água morninha como você disse.