A Casa Ueda é um verdadeiro paraíso para quem curte a tradicional culinária japonesa. Com um ambiente aconchegante e intimista, além de estar prestes a completar um ano de existência, a casa já conquistou o público que curte a comida nipônica em sua essência.
O menu vai muito além dos tradicionais sashimis, sushis e teishokusdee, pois conta com pratos históricos que o chef Eric Ueda aprendeu no período em que morou no Japão. Por exemplo, alguns pratos quentes tipicamente conhecidos são pouco encontrados por aqui. Por conta de tudo isso, a casa já é referência quando o assunto é gastronomia japonesa “raiz”.
Sobre o Chef Eric Ueda
O chef é filho do Toshihiki “Jacky” Ueda, sushiman que marcou a história da sociedade japonesa tradicional no Brasil. Desde pequeno, Eric Ueda gostava de observar o pai preparar os clássicos da culinária nipônica e, com isso, aprendeu – na prática – a montar os pratos. Tomou tanto gosto pela coisa que viajou pro Japão para se aprofundar na culinária japonesa e acabou ficando quase 7 anos por lá. De volta ao Brasil, o nissei logo foi contratado e passou 11 anos atuando no ramo até decidir montar seu próprio restaurante.
A Casa Ueda
Em 2020, já em carreira solo, o chef Ueda iniciou o delivery com uma Dark Kitchen. O sucesso foi tão grande que, alguns meses depois, já veio a necessidade de abrir um box para receber o público pessoalmente. Logo depois, atendendo a pedidos dos clientes, abriu um espaço maior que hoje é a Casa Ueda.
O nome “Casa” é para que os clientes (muitos acabaram virando amigos) possam se sentir em casa e desfrutar a verdadeira essência da comida nipônica.
A parte interna possui decoração tradicional, azulejos geométricos e até uma TV que passa notícias diretamente do Japão em tempo real. Porém, o destaque vai para o balcão, que acomoda confortavelmente até 6 pessoas e oferece uma experiência mais próxima do chef.
Já na área externa, o charmoso deck de madeira acomoda aproximadamente 20 pessoas. Esse espaço é ótimo para quem quer levar seu pet. Vale lembrar que a casa é pet friendly e possui pote para água e até biscoitinhos para agradar nossos “doguinhos”.
Omakase da Casa Ueda
Omakase é uma das experiências mais incríveis pra se ter em um restaurante japonês. A palavra “omakase” em japonês vem do verbo confiar. Na gastronomia, a palavra pode ser traduzida como “eu confio em você”.
Durante o Omakase (que acontece no balcão bem de frente para o chef) são usados os insumos mais frescos da casa, além de ingredientes sazonais. Tudo é pensado cuidadosamente par te surpreender e te proporcionar a melhor experiência.
Antes de começar o Omakase, o chef ouve atentamente as preferências e restrições de cada um.
Os pratos são preparados na nossa frente durante a interação com o chef Ueda, que segue sua inspiração com o objetivo de nos surpreender. Vale lembrar que não existe Omakase igual: todos são únicos e esse é o grande desafio do chef quando chegam clientes para viver a experiência pela terceira vez, por exemplo.
Vou contar aqui os detalhes do nosso Omakase, mas já saiba que quando você viver o seu momento Omakase, também terá um preparado especialmente para você.
Nosso Omakase
Já começamos sendo surpreendidos com o deliciosos Takoyaki – bolinhos artesanais de polvo feitos com especiarias, maionese e molho tonkatsu. Eu amei essa bolinho!
Nosso segundo passo foi com o Usuzukuri de namorado – fatias bem fininhas de namorado acompanhado de molho ponzu e finalizado com bottarga ralada. A bottarga dá um sabor todo especial no prato.
Chegou a hora da Guioza Suína – pasteizinhos cozidos no vapor e selados na frigideira. A massa estava bem fininha, do jeito que eu amo.
Eu – que sou fã dos pratos quentes – amei a Yakitori de sobrecoxa com shitake, aspargos e bacon. O tempero do espetinho estava incrível, mas preciso destacar o shitake gigante, que surpreendeu a todos.
O Maguro Nuta são diversos cubos de atum com molho de missô e wakame – os apaixonados por atum vão à loucura!
Para mim, o momento surpreendente foi quando experimentei o Tekka Nasu – beringela frita ao molho de missô adocicado. Estava tão cheiroso que, mesmo sem nunca ter comido beringela (eu não gostava), decidi experimentar e me surpreendi com o sabor.
Mais uma iguaria quente da culinária japonesa, chegou a hora do Gyutan. Deixarei a descrição desse em segredo, pois quero que vocês provem e se surpreendam!
O Futomaki é uma das refeições mais completas no Japão, sendo geralmente a comida que as crianças levam para o colégio. Trata-se de um roll enorme com recheio diverso. No nosso caso, veio recheado com salmão skin, jambu, pepino, tomagoyaki e algumas surpresinhas que o chef incluiu pra gente.
Um dos meus preferidos da noite foi o camarão aberto com molho de ostra e cogumelos. Esse aqui não tem muito o que explicar: é só saborear mesmo!
No Temaki de alga fresca com atum e pimenta gochujang, as algas super fresquinhas fazem toda diferença no sabor.
Chegou a hora da seleção de sushis de Peixes Premiuns do Dia, que são preparados cirurgicamente um a um. Nossos peixes foram: pescado amarelo, olho de boi, pargo, xerelete e tamagoyaki.
A Yaki Imo – batata doce na brasa com manteiga – foi mais um prato que já me conquistou pelo aroma e me ganhou pelo sabor.
Se eu puder dizer que a noite teve um ponto alto, sem dúvida foi esse: sushi de salmão maçaricado com tronco de laranjeira feito bem na nossa frente. Um verdadeiro espetáculo de beleza e sabor.
Aquele clássico que não podia faltar: Mini Lámen Ueda, com massa artesanal de porco e frango cozido a mais ou menos 40 horas. Uma delícia!
Pra fechar com chave de ouro, uma das sobremesas mais delicadas e equilibradas que eu já comi em um restaurante japonês: Cheesecake de Matchá com feijão Azuki.
Para a experiência ficar ainda mais completa, a casa Ueda conta com bebidas nipônicas como whisky, vodka e gin legítimas japoneses, além, é claro, dos saques, sochu e umeshu.
O Omakase é, sem dúvida, uma experiência que precisa ser vivida pelo menos uma vez na vida pelos apaixonados pela gastronomia nipônica. Te garanto que você sairá de lá encantado e pedindo bis.
Informações Importantes
Endereço da Casa Ueda: Av. Genaro de Carvalho Nº40 | Loja A – Recreio dos Bandeirantes
Telefone: 21 96633-4907
Horário de funcionamento: Terça a sexta de 18h às 23h | Sábado de 18h à 00h | Domingo de 18h às 23h