A região do Alentejo é a maior de Portugal e uma das mais procuradas por quem busca bons vinhos e paisagens naturais incríveis, como gigantescos campos verdes, enormes vinhedos e charmosos vilarejos. A região também possui grandes construções que contam muitas histórias. São conventos centenários, antigas igrejas, mas, sem dúvida, o que mais chama atenção são os castelos do Alentejo.
São tantos castelos espalhados pela região que algumas pessoas buscam roteiros específicos para explorá-los. Afinal de contas, eles guardam muitas histórias e informações sobre a cultura da região mais querida do país. Por conta disso, vamos reunir alguns dos principais castelos da região para que você possa escolher os seus preferidos e incluir na sua próxima viagem.
Para quem quiser mais dicas sobre o Alentejo, vale a pena conferir outros posts que fizemos sobre a região como: os vilarejos mais bonitos do Alentejo e os motivos para conhecer o Alentejo de bicicleta.
Castelos do Alentejo
Em apenas um dia na região é possível conhecer diversos castelos e mergulhar na cultura e na história do Alentejo
No mapa acima, você poderá conferir exatamente a localização de cada um dos castelos que falaremos aqui.
Castelo Amieira do Tejo
O castelo está localizado em Amieira, uma charmosa e pequena freguesia (bairro) de Nisa, bem aos pés do rio Tejo. A fortaleza foi edificada por Álvaro Gonçalves (pai de D. Nuno Álvaro) durante o reinado de Afonso IV.
O castelo está muito bem preservado e possui uma exposição aberta ao público na torre de mensagem. Não deixe de visitar a capela que fica ao lado do castelo. Seu teto possui pinturas super diferentes e interessantes.
Castelo do Marvão
Esse é um dos castelos mais bem cuidados do Alentejo. Há quem diga que é o castelo mais preservado de Portugal e não é para menos. Tudo dentro e fora das grandes muralhas é impecavelmente cuidado e preservado.
O castelo do Marvão está a uma altitude de 843 metros, situado na área mais elevada da serra de São Mamede. Por conta disso, a vista lá de cima é simplesmente fantástica. Do alto da torre em dias de céu azul é possível ver até partes da Espanha, país vizinho a Portugal.
Apesar da visita ser paga, posso te garantir que vale cada centavo, pois tudo é muito bem preservado e estruturado. Logo na entrada, o visitante recebe um folheto com informações históricas de todos os pontos do castelo. Além disso, no interior do castelo existem restaurantes com bons preços e lojas com produtos e lembranças locais.
Castelo de Elvas
Assim como outras obras históricas de Elvas, o castelo é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
O interior do castelo é bem pequeno e não há muito o que ver. O mais interessante é mesmo contemplar a vista. A visita é paga e, no início de 2020, custava 2 euros. Entretanto, aos domingos a visita é gratuita
Castelo de Estremoz
Apesar de não estar no centro da cidade O castelo de Estremoz possui boa e tranquila localização no ponto mais alto.
Diferente dos demais castelos do Alentejo, esse atualmente funciona como uma pousada. Apesar disso, é possível conhecer sua fortificação. A parte mais interessante do castelo é sua belíssima torre de três coroas, que foi construída em mármore banco e possui 27 metros de altura.
Vale lembrar que na parte de fora do castelo existe uma estátua em homenagem à rainha Santa Isabel, que ficou conhecida por conta do milagre realizado no século XIV quando transformou moedas em diversas rosas.
Castelo de Evoramonte
Esse castelo é um verdadeiro paraíso para quem curte diferentes construções e está entre os castelos do Alentejo mais autênticos em sua construção. Sua estrutura é formada por 4 torres arredondadas e três pisos com salas muito bonitas, além de um terraço.
O castelo não é muito grande, porém está bem conservado e possui uma excelente vista da serra de Ossa. A entrada custa 2 euros, porém aos domingos é gratuita
Conheça os mirantes imperdíveis na Ilha da Madeira
Castelo de Arraiolos
Esse castelo está a aproximadamente 20 minutos de Évora, que é o principal destino do Alentejo. Situado no alto do Monte de São Pedro, o castelo de Arraiolos é envolvido por uma enorme muralha arredondada com uma pequena igreja no seu interior.
O castelo está em ruínas e não possui muita manutenção. Além da igreja (que abre somente aos domingos das 16h às 17hs), não há muito o que ver por lá. Por outro lado, a vista de 360 graus faz a visita valer a pena.
Com entrada gratuita, esse é o único castelo de Portugal e um dos poucos no mundo que possui arquitetura circular. Por conta disso, vale muito a visita.
Castelo de Montemor-o-novo
O castelo foi erguido em cima das ruínas de uma fortaleza muçulmana em 1755. Sua construção sobreviveu a um terremoto e a diversas invasões francesas que ocorreram no passado.
Atualmente suas fortificações estão em obras para melhora e revitalização. O castelo possui uma linda vista da região e, até o momento, sua visita é gratuita, assim como outros castelos do Alentejo. Não sabemos como ficará após a finalização das obras.
Castelo de Monsaraz
Monsaraz fica bem próximo a Évora e é um dos locais mais encantadores de toda a região do Alentejo. A vila é um charme, com antigas igrejas, ruas estreitas, diversos restaurantes e casinhas super peculiares.
O castelo em si não está preservado e parece que lá estão apenas as ruínas do que um dia foi uma grande fortificação. Entretanto, a vista de 360 graus faz o passeio valer a pena. A vista do Alqueva (considerado o maior lago artificial de toda a Europa) é incrível. Se possível, programe-se para assistir o pôr do sol de lá, pois vale muito a pena. Vale lembrar que a entrada para a vila e o castelo são gratuitas
Castelo de Noudar
O castelo de Noudar está localizado na vila de Barrancos, que é distrito de Beja, no Alentejo. Às margens do rio Ardila, o castelo possui localização estratégica.
Sua construção foi finalizada em 1308 e até hoje encontramos no seu interior ruínas de casas, uma grande cisterna e a igreja de Nossa Senhora do Desterro, além de passagens subterrâneas que levam até as ribeiras do rio Ardila
Castelo de Beja
O Castelo de Beja está mais ao sul da região do Alentejo (confira no mapa acima). Sua muralha possui forma pentagonal e é composta por 6 torres, incluindo sua imponente torre de mensagem que possui aproximadamente 40 metros de altura e é considerada a torre mais alta do país.
A torre é composta por 3 salas que podem ser visitadas. Para isso, é preciso encarar uma escadaria de quase 200 degraus, mas todo esforço será recompensado com uma bela vista.
Castelo de Mertola
Localizado na Freguesia, em posição soberana junto à margem esquerda do rio Guadiana, este local foi terra de conquistas e reconquistas. Durante o século XIV, o castelo de Mértola foi a sede nacional da Ordem de Santiago. Sua área amuralhada total é de aproximadamente 3 mil metros quadrados
Por volta do século XI, o interior do castelo abrigou um bairro habitacional até ser militarizado. Durante muito tempo, as fortalezas do Mértola foram consideradas as mais invencíveis de toda a Ibéria Ocidental.
Atualmente, a antiga torre de mensagem do castelo foi transformada em um museu bem interessante, que abriga história e objetos dos séculos VI e X. Da torre, também é possível contemplar uma belíssima vista panorâmica do rio Guadiana e da região de Mértola.
Espero que tenha curtido as dicas e que sua experiência seja incrível. Se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo nos Castelos do Alentejo!
10 Comentários
Eu amei esse post, adoro um castelo. Quando fui a Portugal, não tive tempo de ir em todos que queria.
Ola Hebe,
Já tem um bom motivo para voltar né.
Beijinhos
Muito lindos. Aqui na Itália também tem algumas fortificações com essas “setas” iguais ao Castelo de Elvas.
Ola Lu,
Que bacana, tenho muita vontade de conhecer as fortificações da Itália.
Beijinhos
Caramba! Não sabia que há tantos castelos em Alentejo.
Quanto tempo você recomenda passar na região para visitar pelos menos os principais?
Obrigado!
Ola Murilo,
Depende de quanto tempo você que ficar em cada um deles. Se quiser entrar e conhecer com calma em dois dias vc consegue conhecer todos esses da lista.
Beijinhos
Adorei a lista de castelos do Alentejo. Adoro visitar castelos e não tinha ideia de quantos havia na região. Pelo mapa e suas dicas me pareceu bem fácil conseguir visitar vários deles. Amei!
Ola Lu,
É bem fácil sim. E além desses ainda tem outros.
Beijinhos
Quantos castelos incríveis no Alentejo. Achei o castelo do Marvão lindo e a vista área do castelo de Elvas incrível. Já escolhi os meus preferidos para a próxima viagem. Valeu pela lista!
Ola Maria,
Fico muito feliz que você curtiu a dica.
Beijinhos