Vai fazer uma viagem para fora do país? Fique atento, pois dependendo do destino, a apresentação do CIVP (Certificado internacional de Vacinação ou Profilaxia) pode ser uma exigência.
O documento certifica a vacinação contra doenças. No caso da febre amarela, o comprovante é essencial para viajantes a partir de nove meses que saem ou passam por países onde há risco de transmissão – caso do Brasil.
Atualmente, mais de cem países pedem o certificado, entre eles Tailândia e Egito. A lista completa de nações que exigem o comprovante está disponível na página da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Antes de viajar, cheque também as orientações de saúde indicadas para o país de destino (aba “Exigências de Viagem”), disponibilizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Pode solicitar o certificado apenas quem vai para nações que exigem o CIVP. Para retirar, será necessário apresentar comprovante de passagem, voucher ou algum documento que justifique a viagem internacional.
Saiba sobre a temporada de neve na América do Sul
O certificado será necessário mesmo em caso de escala ou conexão em países que requerem o documento. A emissão é gratuita e, com o artigo que preparei, você vai ver que é fácil de fazer!
Como emitir o CIVP?
Passo 1 – Vacine-se
A Anvisa recomenda que a imunização contra febre amarela seja realizada pelo menos dez dias antes da viagem.
A imunização é gratuita e oferecida em postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Procure o mais próximo de sua casa e leve um documento de identidade e os cartões de vacina e do SUS, se possuir.
Após tomar a dose, garanta que seu cartão de vacina seja devidamente preenchido com:
- Data da aplicação;
- Lote da vacina;
- Fabricante;
- Assinatura de quem realizou a imunização;
- Identificação da unidade de saúde.
Esses dados são essenciais para a emissão do CIVP.
Depois da vacinação, será emitido um certificado. Guarde-o, porque ele é exigido para a emissão do certificado internacional.
Passo 2 – Faça o cadastro do viajante
Para agilizar a emissão, realize o cadastro do viajante no site da Anvisa. O formulário solicita informações pessoais e de saúde.
Passo 3 – Procure uma unidade credenciada
Para emitir o CIVP, procure um Centro de Orientação para Saúde do Viajante da Anvisa. As unidades estão localizadas em aeroportos, portos e perto de fronteiras.
Também há clínicas particulares credenciadas e unidades do SUS que emitem o certificado.
A lista completa das unidades credenciadas à Anvisa que fornecem o documento está disponível online.
Após escolher o local, entre em contato para checar o horário de funcionamento.
Passo 4 – Retire o CIVP
O CIVP geralmente fica pronto na hora. Se você fez o cadastro do viajante online, o atendimento é mais rápido.
Será necessário apresentar o cartão de vacinação completo e um documento de identidade oficial com foto para pegar o certificado. Para menores de idade, a certidão de nascimento é válida.
A presença do requerente é exigida, a menos que o viajante seja menor. Neste caso, os pais ou responsáveis podem solicitar o comprovante.
DICA IMPORTANTE: dê preferência para postos de saúde credenciados à Anvisa. Assim, você economiza tempo e burocracia, pois poderá se vacinar e retirar o certificado no mesmo local.
Emissão online do Certificado internacional de vacinação
É possível obter o CIVP pela internet, mas essa é uma alternativa apenas para quem marcou uma viagem a longo prazo. Pode demorar até 15 dias úteis.
Se não tem pressa, solicite o certificado no Portal de Serviços do Governo Federal. Quem tem cadastro, basta acessar o sistema. Quem não tem, pode fazer a inscrição informando CPF, nome completo e e-mail.
A vacina contra febre amarela, se aplicada a dose padrão, é válida por toda a vida. Ou seja, não é necessário reforço ou segunda dose. Por isso, guarde bem o CIVP. O certificado não tem prazo de validade.
No caso de perda, a segunda via pode ser emitida nos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa sem custos.
Espero que tenha entendido como emitir o certificado internacional de vacinação! Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. Te Vejo Pelo Mundo ♥

2 Comentários
Nossa que perfeito! Agora que dá pra tirar o certificado internacional de vacinação online nossa vida fica tão mais fácil né!!! Super obrigada por esse post completo com o passo a passo, me ajudou muito!
Ola Liany,
Que bom que o post te ajudou 🙂