O ciclista deverá tomar os seguintes cuidados com a manutenção da sua bicicleta às vésperas da viagem para reduzir ao máximo os riscos com problemas mecânicos e possíveis acidentes, aumentando assim sua segurança na viagem. No post de hoje darei dicas sobre os principais cuidados que se deve ter com a bike antes de viajar.
Pneus
– Verificar que estão em bom estado certificando que não estão ficando carecas.
– Calibrá-los com o máximo ou mínimo de pressão de acordo com a atividade, conforme o especificado pelo fabricante, descrito na lateral do pneu como pressão máxima suportada. Isso deve ser adequado ao peso do ciclista + carga transportada e tipo de terreno: terra/lama (pneus menos cheios) asfalto (pneus mais cheios).
– Levar câmara de ar reserva, kit remendos e bomba de encher.
– Certificar que os bicos das válvulas estão com tampas, caso válvula seja do tipo “Presta”, levar adaptador
Rodas
– Certificar que os aros não estão empenados e estão devidamente alinhados.
– Certificar que os raios estão todos bem apertados e não tenha nenhum frouxo ou oxidado.
Freios um dos principais Cuidados que se deve ter com a bike antes de viajar
– Certificar que os freios da sua bike estejam em ótimo estado de conservação e manutenção. Eles são um dos principais componentes para sua segurança.
Confira dicas para pedalar junto a natureza
– Freios tipo Vbrake: verificar cabos e conduítes, braços, sapatas, devem estar limpos e regulados.
– Freios a discos mecânicos: cabos e conduítes, discos, pastilhas (em bom estado), devem estar limpos e regulados. – Freios a discos hidráulicos: cabos e conduítes, discos, pastilhas (em bom estado), fluído (caso necessário a troca de fluído, dependendo a especificação do fluído do tipo DOT(deve ser trocado a cada 6 meses) ou mineral (deve ser trocado a cada 12 meses). Em caso de troca do fluído deverá ser feito a sangria por mecânico especializado. Os freios deveram estar limpos e regulados
Bate-Volta de Cunha até Aparecida do Norte
Transmissão
– Corrente: deverá estar bem limpa com desengraxante, livre de qualquer tipo de sujeira e devidamente lubrificada com lubrificante adequado (seco ou úmido) de acordo com as condições do tempo e tipo de estrada. * No caso de cicloviagens em épocas de chuva ou lugares úmidos recomendo o uso do lubrificante “úmido” por causa do risco de chuva. Em épocas e lugares mais secos, como no inverno, recomendo o uso da cera seca, este último requer mais cuidados na limpeza e aplicação, e em espaço de tempo mais curto que o úmido.
– Levar “elos de corrente” (Power Links) sobressalentes de acordo com a especificação da sua corrente e número de velocidades).
– Cassete, coroas câmbios e roldanas deverão estar ótimo estado, bem limpos e regulados.
Outros cuidados que se deve ter com a Bike para viajar
- Suspensão: Limpa e regulada.
- Guidão e Selim: regulados ergonomicamente na altura e posição corretas para lhe proporcionar maior conforto, segurança, dirigibilidade e performance.
- Bagageiros e Luzes de Sinalização: o bagageiro deverá estar devidamente ajustado e bem apertado. As lanternas, faróis e demais luzes de sinalização devidamente carregadas e bem-posicionadas.
Importante
Antes de viajar faça uma limpeza e revisão geral da bike com o profissional mecânico de sua confiança.
Espero que tenham curtido nossas dicas dos principais cuidados que se deve ter com a com a bike antes de viajar. Bom pedal e ótima aventura para todos. Te Vejo Pedalando!
2 Comentários
Excelente seu post sobre os cuidados com a bike antes de viajar. A segurança tem mesmo que vir em primeiro lugar né?
Sim!! Segurança é sempre em primeiro lugar 🙂