Acredito que, até mesmo entre os cariocas mais apaixonados pela cidade maravilhosa, a ilha de Cotunduba ainda deve ser bem pouco conhecida. Se você está vindo ao Rio de Janeiro, certamente na sua lista já estão lugares como Lapa, Corcovado, Pão de Açúcar e outros pontos da cidade que, de fato, não podem ficar de fora. Porém, se você já é nosso leitor, sabe que adoramos mostrar lugares ainda bem pouco explorados e esse aqui é mais um desses cantinhos especiais que ainda estão fora da rota turística.
Sobre a Ilha
A ilha é desabitada, possui aproximadamente 60 metros de altura e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Leme, que foi criada graças a um decreto municipal. Durante nossa visita ao Forte do Leme que já contamos em um artigo aqui no blog, conseguimos apreciar toda a extensão da ilhota, vista do alto.
Apesar de não ser tão famosa como as ilhas Cagarras (também na zona sul da cidade), nem como as ilhas Tijucas (na Barra da Tijuca), Cotunduba possui seus encantos e merece a visita, principalmente por ainda ser muito pouco explorada.
Onde fica a Ilha de Cotunduba
A ilha está localizada entre a praia do Leme e a praia Vermelha, no bairro da Urca. No mapa abaixo, é possível ter uma ideia mais exata da localização da ilha.
Como chegar
Existem alguns passeios de barco que passam pela ilha, mas nós optamos por explorar a ilha à vontade e no nosso tempo. Por conta disso, decidimos ir de caiaque, saindo da praia Vermelha. Na faixa de areia existem algumas opções de aluguel, tanto de sup quanto de caiaque. O preço varia de uma barraca pra outra. Fiz uma rápida pesquisa e o melhor preço que encontrei para o aluguel de caiaque foi de R$ 50,00 por 2 horas.
A travessia
A distância entre a praia Vermelha e a ilha de Cotunduba é de aproximadamente 2 km e o tempo de travessia dependerá do preparo físico e da velocidade da remada de cada um. Nós chegamos na ilha em aproximadamente 30 minutos.
Já na saída da praia Vermelha é preciso ter muita cautela na remada. Além dos banhistas, é preciso desviar de barcos com turistas, comumente parados nos arredores da praia.
Muita atenção também para não remar muito próximo das pedras. Quando embarcações maiores passam, formam ondas, que batem nas pedras e voltam, podendo desestabilizar o caiaque.
Muito cuidado ao atravessar o canal que se forma na ligação da ilha com a praia Vermelha, pois o local é rota de grandes embarcações. Antes de cruzar o canal, olhe para os dois lados e tenha certeza de que não tem embarcação alguma se aproximando. Caso aviste a aproximação de alguma embarcação, pare de remar e aguarde sua passagem. Jamais tente cruzar o canal achando que vai dar tempo. Nós vimos um navio cargueiro se aproximando e ficamos cerca de 10 minutos aguardando, até que o caminho ficasse completamente livre pra nós.
Está com passagem comprada para o Rio de Janeiro e ainda não reservou sua hospedagem? Aproveite e reserve aqui, antes que os preços subam.
Chegando na ilha
Chegamos na ilha de Cotunduba com a maré baixa e atracamos os caiaques nas pedras. Tenha muita atenção ao deixar os caiaques, pois caso a maré suba, eles precisam estar em segurança.
Repare na foto abaixo que colocamos os caiaques bem no alto e, mesmo assim, o nível da água já estava bem perto deles quando fomos embora.
Uma dica importante é levar sapatilhas ou tênis para esportes aquáticos, pois facilita bastante na hora de atravessar as pedras carregando o caiaque. A ilha possui uma piscina com água super verdinha, permitindo avistar muitos peixes.
Na foto abaixo, é possível perceber a transparência da água na ilha de Cotunduba. Achei incrível a cor dessa água, levando em consideração que estávamos bem no meio da baía de Guanabara.
O visual da ilha é incrível. De lá, é possível observar diversos pontos da cidade maravilhosa, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, morro Dois Irmãos, além de toda a orla de Copacabana.
Não esqueça de levar:
- Protetor solar;
- boné ou chapéu;
- Toalha ou canga;
- água;
- lanche leve;
- câmera, de preferencia a prova d´água;
- bolsa aquática para garantir que seus pertences não molhem durante a travessia
Dica de Ouro
O nascer do sol na praia Vermelha é lindíssimo! Recomendo chegar na Urca bem cedinho para presenciar o espetáculo e fazer a travessia logo no início da manhã.
Se você tiver caiaque ou sup próprio, remar com o dia nascendo deve ser ainda mais incrível.
Outra dica incrível é aproveitar para conhecer o Forte de São João, que fica bem pertinho da praia vermelha.
Espero que tenha curtido a dica e que, em breve, você possa curtir essa ilha deliciosa. Além disso, pode deixar nos comentários qualquer dúvida que você ainda tenha e te responderemos assim que possível. Te Vejo na ilha de Cotunduba ♥
39 Comentários
Pelas fotos da pra perceber que a ilha é incrivelmente linda, assim como pelo teu texto da pra sentir que o passeio foi maravilhoso; mas, confesso, eu não teria coragem de faze-lo… rs
Ola Malu! te entendo bem, uma amiga que estava com a gente desistiu do passeio quando viu a distancia que teria que remar.
Olá, adorei o blog. E a temática dele, eu ainda não tinha ouvido falar dessa ilha, quando fala em RJ sempre penso em Arraial do Cabo e Paraty, mas ainda não fui.
Você foi a ilha aproveitou bastante e transformou essa experiência em um ótimo artigo.
Emerson Lemes
Ola Emerson obrigada pela visita. A ilha de Cotunduba fica dentro da cidade do Rio.
MT bacana, e a narrativa estiga o leitor há fazer o mesmo!! MT top, deu até vontade de o fazer.
Ola Diogo, que bom que gostou 🙂
Parece o paraíso. Otimo sitio para estar longe de tudo e descontrair um bocado! 🙂
Beijinhos, xx
Ola Cátia, é de fato um ótimo lugar para relaxar.
O Rio de Janeiro é cheio de surpresas, quando penso que já conheci tudo descubro um lugar magnifico como esse.
Ola Vania, a cidade é cheia de boas surpresas mesmo.
Olá, tudo bem?
Que lugar incrível, pena que fica um tanto longe de onde eu moro, mas com certeza pra uma vista dessas vale a viagem
Abraços, Leonardo.
Com certeza vale a viagem sim! Até pq o Rio tem diversos lugares bacanas para conhecer
Caramba, nunca ouvi falar desse lugar. Adorei a dica e fiquei curiosa pra conhecer esse lugar, e é aqui pertinho.
Você vai adorar conhecer a Ilha de Cotunduba é um lugar muito especial
Que post sensacional. Eu não conhecia a Ilha de Cotunduba. Já me imaginando seguindo suas dicas a risca, de passeio e segurança, para visitar esse paraíso e poder apreciar esse lindo nascer do sol! Amei!
Oi Lucio, você vai adorar a ilha. Se conseguir ir para o nascer do sol sera mais incrível ainda
li sobre a ilha quando visitei o forte e não fazia ideia de como chegava até la. Obrigada por compartilhar.
Por nada! 🙂
Incrível como temos tanta beleza no nosso país e muitas vezes nem sabemos que existe, é o exemplo dessa ilha, não fazia ideia de sua existência. Que lugar lindo, preciso conhecer
É verdade, o Brasil tem muitos lugares lindos né. E o Rio é cheio deles.
Beijinhos
Oi Lu!!
Que dica legal. Eu moro no RJ e nunca tinha ouvido falar dessa ilha. Já anotei aqui para um futuro passeio.
Bjs
Oi Adriana. tenho certeza que você vai adorar a ilha.
Beijinhos
Olá, tudo bem?
Estava procurando sobre a Ilha Cagarra e encontrei sua dica sobre a ilha de Cotunduba, minha duvida é se é possível chegar até la nadando. Tenho um grupo de amigos atletas e adoramos esse tipo de travessia.
Ola Laura,
Se vocês estão acostumados a fazer travessias no mar acho que será bem tranquilo pois são aproximadamente 2 km de distancia. Só fiquem muito atentos pois passam grandes embarcações por la.
Beijinhos
Oi Lu, tudo bem?
Ainda não tinha visto ninguém falando da Ilha de Cotunduba, então já achei a dica sensacional apenas por isso. O lugar realmente é muito bonito e o fato de você chegar nele remando deve ser ainda mais sensacional, uma experiência simplesmente única. Já quero fazer esse passeio. Adorei!
Beijos!
OI Alice,
Tenho certeza que você vai adorar o passeio.
Beijinhos
Oi Lu, como vai?
Fiquei completamente apaixonada pela ilha só de ler seu texto e ver as fotos. Foi uma grande aventura, deve ter sido muito cansativo chegar lá, mas a paisagem e o sitio em si é um grande incentivo e uma grande recompensa. Adorava conhecer.
Um beijo
Ola Paula,
Realmente o passeio vale muito a pena.
Beijinhos
Amei a dica! Da vez que fui ao Rio procurei destinos que fogem do tradicional também. Tô voltando pra lá agora no ano novo e vou tentar me programar para visitar esse paraíso!
Você vai amar a ilha, se programe direitinho para ir até la
Beijinhos
Oi, tudo bem?
Morei no Rio de Janeiro durante anos e eu NÃO CONHECI essa ilha. Estou me sentindo bem fail. E que lugar lindo, fotografias lindas, deve ser uma aventura maravilhosa que vale super a pena em um dia de final de semana. Adorei o post e a dica de lugar, já sei o que farei em um dia das minhas férias.
Beijos
Ola Mariana,
Você vai adorar a ilha de Cotunduba. Beijinhos
Tô de cara com este paraíso desconhecido em pleno Rio de Janeiro! Excelente post, dica que vou aproveitar com certeza!
Você vai amar.
Beijinhos
Caramba, nunca tinha escutado falar dessa ilha. Pelas fotos, parece ser lindíssima. Chegar de caiaque deve ser uma otima opção!! Parabéns pelo Post Lu.
A ilha ainda é bem pouco conhecida, mas te garanto que vale a pena.
Que maravilha de dica! Adoro saber destes passeios pouco explorados! Só não sei se eu teria coragem de ir de caiaque hehehhe! Mas que deve ter sido muito legal, ahhh isso deveee
Estava pesquisando sobre a ilha de Cotunduba e encontrei seu relato. Eu sempre tive curiosidade, mas confesso que não imaginava que dava para chegar sem barco, excelente dica.
Eu, particularmente, gosto muito de explorar lugares pela cidade mais sossegados.
Por hora não estou me aventurando e estou esperando essa pandemia passar para retomar, com certeza essa dica da ilha entrou na minha lista.
obrigada por compartilhar
Ola Olivia,
Não só não precisa de barco como é bem fácil chegar até la. Da pra ir de Caiaque em poucos minutos.
Beijinhos