A Lagoa Verde é, sem dúvida, um dos principais atrativos da Ilha Grande e um dos meus cantinhos preferidos por lá. Sua beleza encanta e hipnotiza a todos. Se eu for falar tudo que acho dela, certamente vai parecer exagero. Porém, posso te garantir que esse verdadeiro aquário natural é imperdível. Visitar Ilha Grande e não conhecer essa lagoa é como ir a Roma e não ver o papa.
Sobre a Lagoa Verde
Seu nome geográfico é Ilha do Longa e, na verdade, ela não é, de fato, uma lagoa. Trata-se de uma região bem abrigada, com águas calmas, que forma uma imensa piscina natural entre a Ilha do Longa e a Ilha Grande. Quando a maré está cheia, as duas ilhas ficam separadas pela água e, já na maré baixa, elas ficam unidas por uma faixa de areia e pedras.
Por estar no meio dessas duas ilhas, a Lagoa Verde tem um formato de U. Além de águas calmas, a piscina natural tem baixa profundidade, o que contribui para uma visibilidade incrível.
Confira nosso roteiro completo de 3 dias em Ilha Grande
A região é um dos poucos lugares do mundo onde encontramos corais esverdeados, que, juntamente com o reflexo da mata ao redor, ajudam a conferir a coloração verde da água mesmo em dias sem sol.
Como chegar na Lagoa Verde
Diversas agências possuem embarcações que levam até a Lagoa Verde. Geralmente, o passeio é combinado com outros pontos de interesse em algum roteiro pré-determinado. Durante nossa última passagem por lá, fizemos um roteiro que, além da Lagoa Verde, também nos levou na Lagoa Azul, Gruta do Acaiá e finalizou com almoço na praia da Crena. O passeio mais comum que leva à Lagoa Verde é o de meia volta na ilha.
Se você estiver na enseada de Araçatiba, existe a possibilidade de chegar na Lagoa Verde de caiaque ou pela trilha.
Para chegar por trilha, basta pegar a T6 (que liga Araçatiba ao Sítio Forte). A entrada para a trilha secundária que leva até a Lagoa Verde estará no canto da Praia do Longa, que fica mais ou menos na metade da trilha T6.
A grande vantagem de você ir pra Lagoa Verde pela trilha (caso esteja em Araçatiba) é poder chegar lá antes das embarcações e ter a lagoa somente pra você por algum tempo. Aproveite e reserve sua hospedagem em Araçatiba com desconto.
Lagoa Verde um verdadeiro Aquário Natural
Um paraíso de águas tranquilas, rasas e geralmente bem verdinhas que pode ser considerado um gigante aquário natural. Os Abudefdufs, mais conhecidos como “sargentinhos”, estão sempre por lá para receber os visitantes.
Se você jogar ração ou migalhas de pão na água, em alguns minutos estará rodeado por centenas deles
A fauna da Lagoa Verde é muito rica e não é difícil encontrar outras espécies de peixes, moluscos, corais e até tartarugas marinhas.
Para quem gosta de snorkel, a Lagoa Verde é um lugar perfeito para observar e nadar junto com os peixinhos durante a observação da vida marinha.
Melhor época para ir a Lagoa Verde
Sem dúvida, o melhor momento para visitar esse pequeno paraíso é quando estiver sol, pois a água fica ainda mais verde.
Porém, a visibilidade do local é tão incrível que, até mesmo nos dias nublados, a água fica muito bonita. Além disso, os peixinhos sempre estão por lá. Então, vale a visita mesmo em dias que não estejam em condições 100% favoráveis.
Restaurante flutuante
Sempre ouvi falar do restaurante flutuante da Lagoa Verde e, de fato, ele está sempre lá, mas nunca peguei ele aberto.
Então, é melhor não contar muito com ele. Leve seu lanchinho e bastante água.
Mirante do Urubu
Para quem estiver hospedado em Araçatiba, vale observar a Lagoa Verde do alto. O mirante do Urubu oferece uma vista incrível da lagoa e de quase toda a enseada de Araçatiba.
A trilha até o mirante é bem íngreme e leva cerca de 45 minutos. Porém, não possui sinalização alguma. Por esse motivo, não aconselho que você vá sozinho, pois poderá se perder.
Nós fizemos o caminho até o mirante com um rapaz que trabalha na Pousada Recanto do Capitão, localizada um pouco antes do início da trilha que leva até a Lagoa Verde.
Vale lembrar
- Independente se você for de barco ou pela trilha, não esqueça o protetor solar;
- Alguns passeios oferecem água ou permitem que você leve e coloque no cooler com gelo;
- Caso possua, leve seu snorkel;
- Câmera aquática ou capinha para o celular vai ajudar muito nas fotos com os peixinhos;
- Sempre leve seu lixo com você
Espero que tenha curtido a dica e que sua experiência seja tão bacana quanto a nossa. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários e responderemos assim que possível. Te Vejo curtindo a Lagoa Verde em Ilha Grande.
7 Comentários
Nossa! Oh lugar lindo!
A maré muda durante o dia todo ou em horarios especificos?
Gostaria de pode observar a lagoa dos dois jeitos rsrs
e eu provavelmente iria pela trilha rsrs amo andar pelo mato
Ola Camila,
Geralmente na parte da manha a maré está mais seca.
Beijinhos
Adorei a ideia desse restaurante flutuante na lagoa verde em Ilha Grande. O visual do local, em especial, a fauna submarina é perfeito. quero conhecer quando voltar á ilha.
Boa tarde,
Você prefere Araçatiba ou Abraão para se hospedar?
Ola Ricardo,
São lugares diferentes, vai depender muito do seu estilo de viajante.
Abraços
A Lagoa Verde foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer em Ilha Grande. E olha que a concorrência lá é puxada, hein?! É tanto lugar bonito que é difícil escolher! hehehe
Adorei as dicas!
Abraço
Gente, que linda a Lagoa Verde! Não conhecia! Já inclui ela na minha próxima viagem pra Ilha Grande