É possível passar apenas um dia nos Lençóis Maranhenses? No @tevejopelomundo, eu sempre recebo essa pergunta.
Sim, é possível! Para muitos, pode ser corrido, mas se você quer muito conhecer os incríveis Lençóis Maranhenses e só tem um dia, eu vou te ajudar. A cidade mais comum para acessar os Lençóis é Barreirinhas.
Pra mim, conhecer essas incríveis dunas era um sonho antigo. Confesso que quase fui para passar só um dia (inclusive já tinha me programado para isso). Por sorte, consegui ficar três dias!! Em breve, escreverei um roteiro completo para quem quer ficar mais tempo nesse paraíso.
Conheça a gastronomia do Maranhão
Agora, para não perder o foco, vamos falar apenas sobre o que fazer em um dia nos Lençóis Maranhenses. Para várias coisas que escreverei nesse artigo existem outras opções. Porém, lembre-se: o foco aqui é ir e voltar no mesmo dia.
Reserve sua hospedagem em Barreirinhas com desconto aqui
Melhor época para ir
Como o clima pela região é seco, faz calor o ano todo. Mesmo que você pegue um temporal, tenha certeza que o calor estará presente. Porém, as estações climáticas na região são bem definidas.
No primeiro semestre do ano, costuma chover bastante e essa chuva é super importante: ela é a responsável por encher as lagoas.
Em meados de junho, as chuvas param e as lagoas começam a secar. Ou seja, o melhor mês para conhecer os Lençóis com as lagoas cheias é JULHO. Quando entra outubro, muitas lagoas já estão vazias e a tendência é que todas fiquem vazias até o recomeço da época das chuvas.
Vale a pena conhecer os Lençóis mesmo com as lagoas vazias?
Se você só puder ir na época que as lagoas estão vazias, vá! As dunas são incríveis e a vista impressiona, independente da água.
As dunas já fazem a viagem valer a pena, tenha certeza disso! Além disso, a lagoa do Peixe tem água o ano todo. Sendo assim, pelo menos uma lagoa estará garantida, mesmo na baixa temporada.
Conheça Beberibe, no litoral Sul do Ceará.
Onde ficam os Lençóis Maranhenses
Muita gente acha que os Lençóis ficam em São Luís e que basta chegar no centro da cidade e comprar um passeio para os Lençóis. Saiba que não é bem assim.
Existem várias cidades que você pode usar como base para conhecer os Lençóis. Neste artigo, focarei em Barreirinhas, pois é a cidade mais fácil de chegar e aquela com melhor estrutura, principalmente para quem tem pouco tempo.
Sobre Barreirinhas
A pacata cidade de Barreirinhas fica a aproximadamente 260 km de São Luís. A estrada até a cidade não é ótima (mas também não é péssima), sendo gastas aproximadamente 4h no trajeto.
Barreirinhas é bem simples! Mesmo no centrinho, não tem nada além de hotéis, restaurantes, agências de turismo e pequenas lojinhas.
Todos os atrativos da cidade dependem de passeio, pois estes requerem carros 4X4 ou barcos.
Importante! Não feche passeio no hotel, pois os preços são mais caros. Eu estava em um hostel e o rapaz me disse que era o mesmo preço reservando com ele e acreditei. Depois, descobri que fui a única do carro a pagar mais caro no passeio. Fiquei revoltada!!
Fique esperto para não cair nessas armadilhas. Aconselho fechar os passeios diretamente com as agências no centro da cidade. Caso feche mais de um passeio, pode rolar até um descontinho.
Como chegar em Barreirinhas
São várias as formas de chegar em Barreirinhas:
-> Do aeroporto de São Luís saem várias vans. Quando fui, peguei uma às 4h da manhã.
-> A empresa de ônibus Cisne Branco faz o percurso, mas será necessário ir até a rodoviária. A passagem custa R$ 60,00.
-> Vários táxis também fazem o trajeto. Para grupos de 4 pessoas, o valor sairá o mesmo das vans.
Se você vai fazer bate-volta (São Luis x Barreirinhas)
Sem dúvida, a melhor opção é alugar um carro, pois dará toda flexibilidade necessária de horários para ir e voltar.
Logo no desembarque do aeroporto, já existem agências de aluguel, mas o ideal é reservar seu carro com antecedência pra não haver surpresas.
O caminho é pela MA-402. Como disse anteriormente, a estrada não é um tapete, mas dá pra seguir tranquilo.
Roteiro de um dia nos Lençóis Maranhenses
Vários passeios que saem de Barreirinhas são de meio período, o que é ótimo pra quem tem só um dia nos Lençóis
Partindo de Barreirinhas, os principais passeios dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começam com a travessia de balsa do rio Preguiça. Dali pra frente, só é possível seguir viagem com veículos 4X4.
Lembre-se que o passeio de 4X4 ou jardineira até o parque pode não ser muito cômodo para idosos ou pessoas que tenham problemas de coluna. O carro balança muito, muito mesmo!
Caso opte pelo passeio da Lagoa Azul, já terá total noção do que são os incríveis Lençóis Maranhenses. Porém, já que está aqui, por que não conhecer logo duas partes do Parque Nacional e voltar pra casa com a memória ainda mais recheada de beleza.
Importante:
Para fazer dois passeios no mesmo dia, tem que ter disposição hein. Já já vocês entenderão o porquê.
Caso resolva fazer os dois passeios no mesmo dia, combine tudo direitinho com a agência para que nada saia errado.
Vale lembrar que nos Lençóis não tem qualquer tipo de comércio. Caso tenha esquecido de levar água, a última chance de comprar é nas barraquinhas que ficam localizadas depois da travessia da balsa.
Passeio para a Lagoa Azul
A Lagoa Azul é um dos principais cartões postais dos Lençóis Maranhenses. São diversos lagos (alguns enormes), com uma vista imperdível.
Por ser mais próximo de Barreirinhas, este é um dos passeios mais procurados, com saídas na parte da manhã (8h) e na parte da tarde (14h).
Geralmente, o passeio que faz o circuito Lagoa Azul dura cerca de 4 horas (1h pra ir, 1h pra voltar e 2h passeando pelo parque).
A primeira parada é na lagoa da Preguiça, onde uma enorme bandeira do Brasil encontra-se fincada na areia, sendo ótima para ser usada de referência caso você se perca do grupo.
Para quem faz o passeio no período da tarde, o incrível pôr do sol é visto da Preguiça ao final do passeio.
A segunda parada é na lagoa da Esmeralda. Um local lindo, mas proibido para banho.
Finalmente chegamos na Lagoa Azul, com 40 minutos reservados para banho. A cor e a transparência da água mudam de acordo com o sol ou com o ângulo da foto.
A cor da água está mais pra verde do que pra azul. Porém, independente da cor, a água estava transparente e linda.
Em seguida chegamos na Lagoa do Peixe, a única que permanece cheia independente da época do ano.
Certamente em algum momento do passeio nos Lençóis baterá aquela vontade de entrar na lagoa literalmente rolando. Feche bem os olhos e a boca, para não chegar na lagoa com os olhos cheios de areia (assim como eu cheguei… rsrs).
Passeio para a Lagoa Bonita
Apesar de estar mais distante de Barreirinhas do que a Lagoa Azul, a Lagoa Bonita é imperdível.
Apesar desse circuito possuir lagoas menores, nele existe uma quantidade bem maior delas em comparação com o circuito anterior. Você certamente encontrará uma lagoa para chamar de sua!
Como as dunas são bem altas, é possível ter uma vista panorâmica da região.
O pôr do sol visto desse circuito é incrível e, por conta disso, o passeio tem grande procura na parte da tarde.
A duração desse passeio é de aproximadamente 4h, incluindo o pôr do sol.
É comum o sol baixar e os guias começarem a apressar o retorno, pois a fila para a travessia da balsa fica enorme.
Muita gente vai embora antes mesmo do sol baixar. Caso você queira assistir ao pôr do sol com calma, deixe isso bem claro na hora de fechar o passeio com a agência para evitar problemas.
Espero que as dicas sejam úteis para você passar um dia nos Lençóis Maranhenses e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível.
Dicas importantes
- Leve dinheiro em espécie. Alguns lugares não aceitam cartão de crédito ou débito.
- Não esqueça do protetor solar. O sol refletindo na areia branca fica ainda mais forte.
- Dentro do parque não tem sombra. Leve boné para proteger a cabeça.
- Não esqueça de levar água, pois você vai sentir sede.
- A última parada para comprar algo é na travessia da balsa.
- Proteja sua câmera e celular, já que a areia fina e o vento podem danificá-los.
- Se tiver algum problema de coluna, tenha bastante atenção, pois o carro balança muito.
Em breve, escreverei outros roteiros para os Lençóis Maranhenses. Enquanto isso, leia esse artigo super completos que separei para vocês:
35 dicas para a sua primeira viagem para os Lençóis
Espero que tenha curtido a dica e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. Te Vejo Nos Lençóis Maranhenses ♥
5 Comentários
O blog está lindo, amiga!
Queria ver com tempo, para ler, ver as fotos e não só passar os olhos no celular… sou “das antigas” que gosta de ver no computador!
Adorei o layout! Está clean, agradável, de fácil acesso às informações!
Parabéns!
Sucesso e vida longa ao Te Vejo pelo Mundo!
Beijo grande,
Lily
Que bom que gostou!!! Vida Longa ao TVPM 🙂
Paisagem surreal. Quando fui a São Luis apenas tive tempo de visitar o centro da cidade, quero voltar e ver os lençois.
Parabéns pelo blog, as dicas para o passeio nos Lençóis Maranhense ficaram ótimas.
Você que gosta de cachoeira, deve visitar Carolina-MA, eu vi uma reportagem na revista da TAM, é um lugar que gostaria de conhecer também.
Abraço
Ola, Leomario
Também quero muito conhecer Carolina, parece ser lindo por la, né.