Conhecemos a Malásia durante uma viagem pela Ásia e passamos apenas dois dias em Kuala Lumpur, já que nosso tempo estava bem apertado. Contudo, te garanto que o país é incrível e merece muito mais do que uma passagem rápida. Em breve quero retornar com calma para explorar melhor a região. Enquanto não retornamos, vou te contar as principais informações que você precisa saber para organizar sua viagem.
Reserve seu hotel com desconto
A Malásia é um choque para os sentidos, sabores e dialetos, combinada com o calor tropical. Possui lindas praias, montanhas e parques nacionais, além de uma apimentada mistura de povos: além dos malaios, encontramos chineses, indianos e as tribos indígenas de Sabah e Sarawak, em Bornéu.
Influências históricas revelam-se com grande evidência na belíssima arquitetura colonial de Georgetown (Penang) e de Melaka. O grande interesse nacional pelo progresso é proclamado nos seus prédios reluzentes e futurísticos.
Onde fica a Malásia
Localizada no sudeste da Ásia, a Malásia possui dois territórios diferentes: um na parte norte da Ilha de Brunei e o outro na parte sul da península de Malaca e Ilhas Adjacentes.
Como chegar na Malásia
Infelizmente, não voo direto do Brasil para a capital Kuala Lumpur. O aeroporto da capital é um importante hub pois recebe voos de diversos países da Ásia.
Nós chegamos em Kuala Lumpur pela Emirates, mas existem diversas companhias que voam pra lá.
Quando ir à Malásia
Se você, assim como nós, não gosta de chuva e prefere os meses secos, a melhor época para explorara a Malásia é entre junho e agosto.
O clima na Malásia é tropical, úmido e quente, sempre sujeito a chuvas de monções (no sul da Ásia e na Índia, a estação chuvosa é chamada de monções). Neste período, as chuvas costumam ser volumosas e frequentes.
A temperatura na Malásia costuma variar pouco entre as estações, bem como entre o dia e a noite. Durante todo o ano, as temperaturas mínimas costumam ser sempre acima de 20 graus, enquanto que as máximas estão sempre acima dos 30 graus.
Na capital Kuala Lumpur, o clima costuma ser úmido e quente o ano inteiro, com volume de chuvas maior entre os meses de março e abril e entre setembro e novembro. Já os meses de junho e julho costumam ser os mais secos.
Brasileiros precisam de visto para Malásia?
A Malásia não exige visto para brasileiros. Entretanto, algumas normas devem ser seguidas:
- Bilhete válido de retorno ou saída da Malásia;
- Passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses;
- Passaporte deve ter espaço para carimbo de entrada no país;
- Certificado de vacina contra febre amarela;
Qual a moeda da Malásia?
A moeda ofcial do país é o Ringgit (MYR) e seu símbolo é RM.
No Brasil não é muito comum encontrarmos o ringgit e, quando encontramos, o valor não é nada favorável. Tanto o dólar quanto o euro são bem aceitos no país e facilmente trocados pela moeda local nas casas de câmbio.
Qual o idioma falado na Malásia?
O idioma oficial do país é o Malaio, mas o inglês é muito falado, principalmente nas áreas turísticas. Por conta disso, é bem tranquilo se comunicar em inglês no país.
Segurança
Andamos muito a pé, de Uber e metrô para todos os lados e achei o país bem seguro. Como tinha lido relatos de assaltos praticados por motoqueiros, fiquei bem ligada nisso. Porém, mesmo assim não vi nenhuma situação suspeita.
Gastronomia
Principalmente em KL, será fácil encontrar restaurantes e diversas opções de fast food, para todo os bolsos e gostos.
Não deixe de experimentar a fedorenta, mas deliciosa, jaca, a laksa (sopa bem temperada de coco e talharim), e o Tuak (vinho de arroz de Bornéu).
O que você não pode deixar de fazer
- Equilibrar-se na passarela coberta e gasta sobre o Parque Nacional Taman Negara.
- Passar pelo menos dois dias curtindo o melhor da capital Kuala Lampur.
- Fazer mergulho livre com peixes coloridos em águas cristalinas na costa das Ilhas Perhentian.
- Experimentar o chá encorpado, recém-colhido e preparado, das terras altas dos Cameron Highlands.
- Subir o pico desafiador e íngreme do Monte Kinabalu, o ponto mais alto da Malásia.
- Procurar pechinchas sob as luzes fortes dos mercados noturnos de Kuala Lumpur.
Confira uma ótima opção de hospedagem de frente para as Petronas Towers em Kuala Lumpur.
Curiosidade
Nove sultões reinam no país, fazendo um revezamento de cinco anos no posto de ynag di-pertuan agong (sultão-chefe da Malásia). Desde janeiro de 2019, quem está no reinado é Tengku Abdullah.
Ao deslocar-se das cidades rumo às partes mais rurais, e, portanto, mais genuinamente malaias, a cultura islâmica fica mais evidente, sobretudo na costa ocidental da península. No Bornéu Malaio, você ficará fascinado com o estilo de vida comunitário das tribos, que ainda vivem em grandes habitações da selva. Por lá, a hospitalidade é um ingrediente-chave da vida social.
Espero que tenha curtido as dicas e que sua viagem pelas Malásia seja tão incrível quanto foi a nossa. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos cometários que responderemos assim que possível. Te Vejo Viajando pela Malásia.
4 Comentários
Muito bacana essas dicas do que saber antes de ir para a Malásia, eu devia ter encontrado esse texto ano passado, antes de ir para lá! ahhahaa
Otimas informações
Ola Diego, que bom que gostou das dicas. Beijinhos
M grato pelas dicas
Ja estive la gostei muito.
Olá, Dimas
Fico feliz que tenha curtido a dica 🙂