O Mirante de Pitinga é um local imperdível no Arraial d’Ajuda. Além de ser super fácil de chegar, a vista lá de cima é fantástica.
Reserve seu hotel com desconto em Arraial d’Ajuda
Muita gente chega pertinho do mirante e acaba não subindo porque desconhece sua existência. Darei aqui todas as dicas pra que você não cometa esse erro.
Praia de Pitinga
A praia de Pitinga é uma das mais bonitas e badaladas praias de Arraial d’Ajuda. Sua água é transparente com tons esverdeados. Apesar de suas ondas serem fortes, elas quebram nos recifes, fazendo com que o mar fique tranquilo para o banho em diversos trechos da praia.
A temperatura da água é sempre morninha, como em toda a região Nordeste. Sou suspeita pra falar sobre isso, pois eu amo mar com água quentinha, principalmente o mar baiano.
A estrutura na praia de Pitinga é muito boa. São diversas barracas que oferecem mesas, cadeiras e chuveiro para que você possa passar o dia por lá. Além disso, é possível alugar desde espreguiçadeiras até caiaque e prancha de stand-up na beira da praia.
É emoldurada por grandes falésias que, juntas com o rio Pitinga, fazem dela a praia a mais bonita da região. Além disso, piscinas naturais surgem durante a maré baixa para deixar a praia ainda mais gostosa.
Como chegar na praia de Pitinga
É possível chegar na praia de Pitinga de duas maneiras. A primeira é caminhando a partir da praia do Mucugê. São menos de 2 km de caminhada, recompensada com um delicioso banho de rio na chegada.
De carro, basta seguir pela estrada do Pitinga, que, apesar de ser de chão, costuma estar em boas condições.
No final da estrada tem um estacionamento privado bem espaçoso. Esse estacionamento costuma ser bem caro (pagamos R$ 20,00 na baixa temporada). Você tem a opção de parar pela estrada ou em outros estacionamentos que aparecem pelo caminho. Como queríamos deixar o carro o mais próximo possível, acabamos optando por parar nesse último mesmo.
Mirante de Pitinga
Muita gente vai até o rio Pitinga, caminha pelas falésias e acaba não conhecendo o mirante pois não sabem da sua existência.
De fato, não há nenhuma placa indicativa e acredito que não exista interesse que ele vire um ponto turístico. Mas, se assim como eu, você adora ver as paisagens de cima, o mirante é um ponto imperdível de Arraial.
Saindo da ponta do Pitinga, você vai caminhar uns 15 minutinhos até o mirante. Na foto abaixo dá para ver direitinho a entrada. Perceba que existe uma falha entre as falésias: na foto, a falha está à esquerda do parapente. É nessa falha que você vai entrar para iniciar a trilha até o mirante.
Vá prestando atenção no caminho para que você não perca a entrada. Como eu já disse, não existe sinalização para o mirante.
Às vezes, você pode encontrar uma pequena plaquinha escrito “voo”, pois é do mirante que saem os voos panorâmicos de parapente. Como não posso te garantir que a plaquinha estará lá, acho mais certo você prestar atenção na abertura das falésias.
Trilha para o Mirante de Pitinga
Eu achei a trilha bem tranquila, mas é preciso ter muita atenção e cuidado. A subida é íngreme e, muitas vezes, você estará exposto à altura, ou seja, se escorregar já era.
Apesar de íngreme, a subida é facilitada por uma espécie de escada natural que foi talhada nas falésias. Além disso, encontramos cordas em diversos trechos para auxiliar a subida. Nós chegamos ao topo em 5 minutos. Apesar da subida, a trilha é bem fácil e rápida.
Difícil é só achar a entrada da trilha. Uma vez nela, não tem como se perder, pois o caminho é muito bem marcado.
No meio da trilha já é possível se encantar com a proximidade do mar com o rio.
Logo que chegamos ao mirante, percebemos uma entradinha à direita. Trata-se de outro pequeno mirante, que é ótimo para fazer fotos com o marzão azul ao fundo.
O mirante principal possui uma vista lindíssima de toda a extensão da praia e também do rio Pitinga.
Perceba nas fotos que o mirante não tem proteção alguma. Por isso, não chegue muito perto da beira das falésias para evitar acidentes.
Importante
Durante todo o caminho, bem como no mirante, não existem vendedores nem quiosques. Por isso, não esqueça o protetor solar e, pelo menos, uma garrafa de água.
Espero que você tenha curtido a dica e que sua experiência seja tão incrível quanto foi a nossa. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo curtindo o visual do Mirante de Pitinga!
6 Comentários
o Sul da Bahia é muito lindo, né?! Eu adoro meu estado! 🙂 Arraial é uma delícia, passar alguns dias por lá é puro deleite e prazer. A vista do mirante da Pitinga é maravilhosa!!!! As fotos estão lindas! 🙂
Ola Ana,
Que bom que gostou das fotos 🙂
Arraial é incrível mesmo e seu estado é maravilhoso!
Beijinhos
Sou louca por fotos e adoro dicas de mirantes para visitar nos lugares onde viajo. Já anotei sua dica, pois quero ir nesse aí em Arraial D’Ajuda. Valeu por compartilhar
Que lugar lindo esse! Nunca tinha ouvido falar do Mirante de Pitinga e fiquei encantada com a vista sobre a praia. Que delícia. Vou querer muito conhecer esse mirante na próxima viagem.
Adorei conhecer através do seu relato o Mirante de Pitinga em Arraial da Ajuda. Lindo! Sabe que estive em Arraial na viagem de formatura da escola e nunca mais voltei. Uma pena, pois é um paraíso não é?
Seu post me inspirou a programar uma futura viagem.
Que lindo o Mirante do Pitinga, fui em Arraial da Ajuda há muitos anos, mas não lembro de ir nesse mirante, uma pena.