A pequena vila de Algodoal é a maior ilha de um conjunto chamado Maiandeua. O conjunto fica no nordeste do Pará, próximo da cidade de Marudá, a 160 km de Belém. As outras ilhas são: Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. Eu que adoro uma bela praia não resisti quando uma amiga paraense me indicou esse paraíso pouco explorado. Preparamos algumas dicas para quem também gosta de praia e quer saber o que fazer em Algodoal.
Reserve sua hospedagem em Algodoal com desconto
Como chegar em Algodoal
Saindo de Belém, é possível pegar um ônibus ou uma van até Marudá. A viagem de van dura aproximadamente 3 horas, de ônibus, 5 horas. Do Porto de Marudá é onde saem os barcos para Algodoal. A passagem custa R$ 10 e a viagem dura aproximadamente 40 minutos.
A beleza já se mostra durante o trajeto, com paisagens de tirar o fôlego.
A ilha de Algodoal
Área de proteção ambiental desde 1990, são aproximadamente 20 quilômetros quadrados de natureza, trilhas e praias. A ilha é banhada pela Baía de Marapanim, Canal de Mocooca e pelo Oceano Atlântico. No centro, há uma pequena vila com pousadas, hotéis e restaurantes.
As ruas são de areia e não é permitida a entrada de veículos, portanto o transporte é feito por carroças de tração animal. Eu não gosto muito desse tipo de transporte, então fazia tudo a pé tranquilamente. Alugar uma bicicleta pode ser uma boa opção também.
Saiba onde comer em Belém do para
Apesar de não ser tão conhecida turisticamente, para quem não é do Pará, a ilha tem uma certa estrutura. Considerando que a energia elétrica chegou na ilha em 2005, há que se esperar algo mais rústico.
Possui escola municipal, supermercados, vários tipos de estabelecimentos que aceitam cartão de crédito e uma vasta rede de hotéis e pousadas para todos os bolsos. Não possui bancos, nem caixas eletrônicos, portanto vale levar uma boa quantia em dinheiro para não ficar na mão.
Melhor época para conhecer Algodoal
A ilha é muito tranquila, o que é maravilhoso para quem procura destinos menos turísticos. Caso prefira um agito, o fim do ano é quando a ilha fica lotada, portanto é preciso se programar antes com hospedagem e passeios. Os moradores locais dizem que chove muito pouco por lá, mesmo nas estações chuvosas, o que facilita na hora de planejar as férias.
Onde ficar
Algodoal tem uma ampla rede de hospedagens de todos os tipos. Eu fiquei no Hostel Kite Life que é mais simples e ideal para mochileiros. Há muitas pousadas, com os mais variados preços.
Dependendo da época do ano, não é necessário nem fazer reserva, basta caminhar pela cidade e buscar a opção que mais agrade. Mesmo com o estilo mais rústico da ilha, há também hotéis mais estruturados. A mais famosa é a Pousada Ponta do Boiador, localizada na praia da Caixa d’Água. A pousada oferece qualidade de serviços e tranquilidade. O ponto alto é o café da manhã, servido em um espaço de frente para o mar.
Que tal conhecer Alter do Chão
Praias de Algodoal
Quem vai para Algodoal procurando por praias tranquilas e paradisíacas não se decepciona. A ilha possui diversas opções e os barcos também levam os turistas para as outras belas praias da região.
Praia da Beira
A Praia da Beira é a praia onde fica o Porto com os barcos e ponto de chegada na ilha.
Pelo movimento dos barcos, não é boa para banho, principalmente quando a maré está baixa.
Praia da Caixa d’Água
A Praia da Caixa d’Água fica em frente à vila. Tem uma boa estrutura de bares e restaurantes. Ela é boa para banho, só não é indicada quando a maré está baixa. À noite, é nesta praia que acontecem shows de Carimbó e outros agitos.
Alguns motivos para você conhecer Alter do Chão
Praia da Princesa
A Praia da Princesa é a estrela do lugar. E não à toa, é belíssima! Já foi eleita por algumas revistas internacionais como umas das dez praias mais interessantes do mundo. Com mais de 13km de extensão, com uma orla larga, a praia tem areia fina e branquinha e água esverdeada. Diferente das águas mais escuras das praias paraenses, já que muitas são de rio. Vários bares e restaurantes estão instalados na orla e oferecem serviços e refeições para quem quiser passar o dia todo por lá.
O trajeto da vila até a praia pode ser feito todo a pé quando a maré está baixa. Quando está alta, é preciso utilizar os serviços dos canoeiros que fazem uma curta travessia por R$2. À noite, alguns bares oferecem música ao vivo e o reggae é o ritmo predominante. Com tantos atrativos, dá pra entender a fama e o nome dessa Princesa.
O que fazer em Algodoal
Além de passar o dia relaxando nas praias, a ilha oferece trilhas muito bacanas, para os mais aventureiros. Dá para ir até o Lago da Princesa, a Pedra Chorona ou visitar as dunas da região. O mais legal é que os guias são os próprios moradores, basta perguntar na praia sobre os passeios que vários deles se dispõe a fazer.
Fortalezinha
Outra dica é fechar passeios com os barqueiros para conhecer as outras ilhas de Maiandeua. A mais famosa é a Fortalezinha, com uma linda praia, ótima para prática de kitesurfing.
Aliás para quem gosta de esporte, a ilha tem muita opção bacana. Seja kitesurf nas praias da Fortalezinha e Princesa, ou surf na praia da Marieta, até mesmo wakeboard pela região.
Os barqueiros ficam na praia da Beira e ali é possível negociar passeios para o dia todo. Eu fiz os passeios com o dono do hostel onde me hospedei, pois ele também era barqueiro e instrutor de kitesurfe, além de ter o nome mais divertido que já ouvi: my love. Haha!
A melhor dicas para quem quer saber o que fazer em Algodoal é: tire os sapatos, deixe o stress para trás e vá curtir a boa vibe e simplicidade da ilha. Uma boa trilha, um banho de mar e uma comida paraense na beira da praia renovam o espírito e recarregam as baterias. Conheça Algodoal, o paraíso que é paz e amor.
8 Comentários
Estava buscando sobre Algodoal e encontrei seu texto. Muito obrigada pelas dicas, vão me ajudar muito 🙂
Ola Ana, ficamos muito contentes com sua mensagem. Aproveite muito o paraíso.
Que legal !!
vc me contou tudo que queria saber sobre algodoal, sou do Pará e vou conhecer no próximo passeio,, valeu d+
Edy,,,,
Olá Edmilson, que bom que você gostou da dica 🙂
Oii!
Estava querendo saber mais sobre Algodoal e amei o texto, muito explicativo.
Uma dúvida: dá pra passear entre as praias, a pé?
Olá,
Dá pra ir para a praia da Princesa a pé sim, mas a maré tem que estar baixa. Caso ela suba, é preciso atravessar em um dos barcos disponíveis ali.
Olá! Só corrigindo uma informação, as vilas de Algodoal, Fortalezinha, Camboinha e Mocooca fazem parte da Ilha de Maiandeua, mas que acabou sendo chamada de Ilha de Algodoal. Todas as vilas fazem parte de uma mesma Ilha (Maiandeua) e não em ilhas separadas.
Olá Maria,
Muito obrigada pela ajuda, vamos editar
Beijinhos