Para quem sempre tem dúvidas sobre o que fazer em Curitiba, separei alguns pontos imperdíveis para você aproveitar ao máximo a capital do Paraná.
Curitiba ganhou fama internacional por suas inovações urbanísticas e sua preocupação com o meio ambiente. O sistema de transporte público da cidade também é algo que merece destaque e ganhou diversos prêmios. Cabe destacar que o aeroporto Afonso Pena foi reconhecido como melhor aeroporto do Brasil entre 2013 e 2017. Além disso, em 2016 a cidade foi eleita a mais bonita do Brasil e 13ª mais bonita do mundo.
Uma cidade que não para de crescer cultural e economicamente, que ajuda a alavancar seu imenso potencial turístico. Assim é Curitiba, que me surpreendeu desde a primeira visita (em 2009) e tenho certeza que também irá surpreender você.
O que fazer em Curitiba
A cidade possui mais de 30 parques e bosques, diversos museus, mais de 500 restaurantes com gastronomia super variada e total infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais.
Confira aqui nossa dica de onde se hospedar em Curitiba e onde comer em Curitiba
A capital paranaense está entre as cidades brasileiras mais preparadas para receber visitantes e realizar eventos.
Jardim Botânico de Curitiba
Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico é o principal cartão postal da cidade, já tendo sido reconhecido como um dos sete jardins mais espetaculares do Brasil do Brasil e um dos dez jardins mais magníficos do mundo. Trata-se de um verdadeiro centro de estudos botânicos, com jardins ornamentais, coleções de plantas da região, estufa de pesquisa e diversas outros atrativos.
A estufa metálica abriga espécies botânicas que são referência nacional. Visitar o interior da estufa é imperdível (e a vista dos jardins de seu interior é belíssima).
O jardim botânico está aberto todos os dias das 6h às 19h30 (durante o verão, funciona até 20h).
A entrada é gratuita.
Que tal incluir o Curitidoce no seu roteiro por Curitiba
Bosque Alemão
Diversos parques da cidade foram construídos em homenagem aos imigrantes que ajudaram na construção de Curitiba, simbolizando a cultura desses povos. Foi nesse sentido que, em 1996, inaugurou-se o memorial germânico, dentro do bosque alemão.
Aproveite para conhecer Tibagi, a apenas 220 km de Curitiba
O Bosque Alemão foi construído na antiga chácara da família Schaffer, com 38 mil m² de área de mata nativa. O bosque tem diversos atrativos, como trilhas, oratório, biblioteca, praça de eventos e mirante.
O bosque está localizado no bairro Vista Alegre.
As visitas ocorrem diariamente de 6h às 20h e a entrada é gratuita.
Bosque Zaninelli
O bosque foi criado em 1992 e deu novo uso a uma antiga pedreira, da qual restou um imenso paredão de granito e um belo lago de 8 metros de profundidade no meio da mata.
O projeto arquitetônico representa os quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. O bosque abriga o campus da Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente).
O mirante revela toda a beleza do bosque, sendo um lugar ideal para relaxar em meio a natureza.
O bosque Zaninelli fica no bairro de Pilarzinho e a entrada é gratuita.
Parque Tingui
Criado em 1994, o parque Tingui está dentro de uma faixa de preservação junto ao rio Barigui.
O Tingui é um dos principais parques de Curitiba. Possui espaço infantil, ciclovia, pista de corrida, pontes de madeira cobertas, lagos e muita área verde.
O parque abriga no seu interior o memorial ucraniano, que foi construído para celebrar o centenário da imigração ucraniana no Brasil.
Está localizado no bairro São João e não cobra entrada.
Teatro Paiol
O prédio original (1906) era um paiol de pólvora utilizado pelo Exército Brasileiro. Em 1971 foi restaurado e a arquitetura romana da sua fachada foi mantida. Desde então passou a ser um teatro de arena com capacidade para 225 espectadores.
Sua inauguração teve a presença de diversos artistas, dentre eles o poeta Vinícius de Moraes, que batizou o local com uma dose de uísque, além de compor a música “Paiol de Pólvora”, em homenagem ao novo teatro.
O teatro Paiol está localizado no bairro Prado Velho.
Parque Tanguá
Com 235 mil metros quadrados, o parque faz parte do projeto de preservação do Rio Barigui. O parque é um dos mais bonitos da cidade.
Possui duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros que pode ser atravessado a pé. O enorme mirante é ótimo para contemplar a beleza do parque e tirar diversas fotos.
Com uma ótima estrutura (que inclui pista de corrida, ciclovia, lanchonete, mirante, jardim e lojinhas), o parque é perfeito para passar o dia. Não deixe de assistir ao pôr do sol, que é lindíssimo.
O parque esta localizado nos bairros de Taboão e Pilarzinho.
Paço da Liberdade
O local foi a primeira sede da prefeitura de Curitiba. O prédio histórico foi construído em 1916 e restaurado em 2009, mantendo as características originais. É o único patrimônio de Curitiba que foi tombado nas três esferas: estadual, municipal e nacional.
Atualmente, o prédio (localizado no centro da cidade de Curitiba) abriga um centro cultural.
Passeio Público
Foi o primeiro parque público inaugurado em Curitiba e é o parque mais central. Já abrigou o zoológico da cidade, mas atualmente possui apenas pequenos animais.
O parque possui palco flutuante, lago com ilhas, gruta, parque infantil e muito verde. A malha cicloviária da cidade corta o parque.
Seu portão principal é uma cópia do portão do cemitério de cães de Paris.
Ópera de Arame
A Ópera de Arame é um teatro de estrutura metálica com cobertura transparente, que foi construído em uma pedreira desativada.
O teatro tem a natureza como parte do cenário com lagos, vegetação e cascata. Grandes eventos são realizados no local, que possui capacidade para 1000 espectadores.
Confira o calendário de eventos da Ópera de Arame .
A Ópera de Arame fica na Rua João Gava, s/n e funciona de terça a domingo de 8h às 18h.
Eu ja assisti um evento de natal na ópera de Arame que me deixou encantada. Vale muito a pena conhecer.
Museu Ferroviário
O museu fica dentro do Shopping Estação no prédio da antiga estação ferroviária de Curitiba. Conta toda a história ferroviária do estado do Paraná de forma bastante interativa, sendo uma ótima pedida para as crianças
O museu fica na Avenida Sete de Setembro, 2775 – Bairro Rebouças
Museu Oscar Niemeyer
Mais conhecido como “museu do olho”, por conta do seu formato, foi o primeiro projeto de Niemeyer na cidade.
O museu tem acervo nacional e internacional com mais de 2200 obras. Tem como foco as artes visuais.
Veja mais detalhes da visita ao MON
O Museu fica na Rua Marechal Hermes, 999 e funciona de terça a domingo, de 10h às 18h (ingressos vendidos até as 17h30).
Veja aqui todas as informações sobre o MON
Passeio de trem pela serra do Mar
O passeio de trem que corta a serra do mar, ligando Curitiba a Morretes é inesquecível.
São varias opções de passeios, todos sempre levando em consideração a preocupação com sustentabilidade – tanto a refrigeração de bebidas quanto o equipamento de som nos vagões são movidos a energia solar. Além disso, existem produtos temáticos, como o “Expresso Classique”, o “Trilhos e Estrelas” e o “Beer Tour”, realizados em datas pré-definidas.
Confira todas as informações sobre o passeio .
Espero que tenha curtido as dicas sobre o que fazer em Curitiba e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. Caso você conheça algum outro lugar imperdível na cidade conte pra nós. Te Vejo em Curitiba ♥
7 Comentários
Amei esse roteiro completo sobre o que fazer em Curitiba, acredita que é uma das poucas capitais brasileiras que faltam eu conhecer? Muita vontade, tudo parece lindo!
Amei as dicas de o que fazer em Curitiba. Tanto lugar lindo! Fiquei com vontade de conhecer o Paço da Liberdade. Que lindo aquele prédio!! Um motivo para voltar a Curitiba.
Curitiba é realmente surpreendente! E os parque de fato são incríveis.
Pra quem gosta de sair a noite, uma dica que eu deixo é Tour de Boteco – que passa por quatro bares diferentes numa única noite.
Ótima oportunidade para provar petiscos deliciosos, bater um papo e conhecer gente nova!
Abraço
Muito legais as dicas do que fazer em Curitiba! Passei tão rápido pela cidade que não consegui conhecer muita coisa. Já me animei pra voltar!
Ola Mari,
Volte sim pois Curitiba tem muita coisa legal para conhecer.
Beijinhos
eu adoro o passeio de trem para morretes e recomendo explorar o museu egipcio em curitiba, vale muito a pena!
O museu egípcio ainda não conheço, mas o passeio de trem para Morretes é maravilhoso