Se você pretende visitar Tóquio, não deixe de conhecer a região mais divertida e icônica da capital do Japão. Nesse post contarei o que fazer em Harajuku e quais as experiências que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Antes, vale lembrar que Harajuku não é um bairro e sim o nome popular que foi dado ao entorno da estação de metrô Harajuku, do bairro Shibuya, em Tóquio.
Sobre a região
Harajuku ganhou fama nos anos 90 por conta da enorme quantidade de jovens vestidos de forma exótica e diversos artistas de rua que costumavam se reunir por lá aos domingos. Desde então, o bairro virou o ponto central da geração pop japonesa.
Harajuku é uma das regiões mais divertidas e autênticas de Tóquio. Jovens são a maioria por lá. Por conta disso, diversas marcas que comercializam roupas coloridas e mais descontraídas abriram lojas nesta região. É muito comum encontrar por lá lojas que vendem acessórios para pessoas que curtem o estilo cosplay.
O que é Cosplay?
Para quem não sabe, cosplay significa um estilo de vida no qual as pessoas usam roupas e acessórios que lembrem algum personagem de desenho, filme ou até mesmo vídeo-game.
O que fazer em Harajuku?
Agora que você ja entendeu a vibe da região, vamos te dar algumas dicas para que você possa explorar ao máximo o lugar.
Saiba mais sobre a cultura japonesa
Quem nos ajudou com a lista foi a Quickly Travel, que é especialista em Japão. Vem com a gente que a dica é boa.
Santuário mais visitado de Tóquio
Meiji Jingu fica pertinho da estação Harajuku. Esse santuário é destinado às almas da imperatriz Shoken e do Imperador Meiji.
Localizado dentro de uma imensa floresta que possui 700 mil metros quadrados de área, o santuário possui aproximadamente 120 mil árvores de mais de 365 espécies diferentes. Essas árvores foram doadas por pessoas de diversas áreas diferentes do Japão quando o templo foi criado.
A floresta é uma enorme área de diversão e relaxamento bem no coração de Tóquio. O santuário vende plaquinhas de madeiras, onde podemos escrever agradecimentos, orações ou pedidos e pendurar em uma das árvores em oferta aos deuses xintoístas.
Moda local
Em Harajuku, ser diferente é praticamente uma regra. Você vai encontrar por lá pessoas com os mais diferentes estilos, que ousam na criatividade e extravagância. Não só as roupas são diferentes, como também os cortes e cores dos cabelos. Na região é fácil você encontrar sapatos coloridos e enormes, mochilas com diversas cores e formatos, gorros coloridos e fofinhos e, principalmente, personagens de animes e filmes que parecem ganhar vida.
Para nós que não estamos acostumados é algo super diferente e divertido. As crianças e adolescentes costumam ficar super animados por lá.
Cafés temáticos
Mesmo que você ainda não tenha escolhido tudo o que quer fazer em Harajuku, não deixe de conhecer pelo menos um dos cafés temáticos da região.
Esses cafés têm de tudo que você possa imaginar e até o que você jamais imaginou ver em um café. Eles possuem desde corujas, cachorros e gatos fofinhos até diversos docinhos e lanches coloridos.
Compre lembrancinhas
A maior loja da rede Daiso está em Harakuju. A loja possui um subsolo e mais três andares lotados de todo tipo de produtinhos que a gente ama e o melhor: tudo super baratinho.
Se você gosta de comprar coisinhas diferentes e legais, vá com tempo pois você vai se perder por lá.
Parque Yoyogi
O parque Yoyogi está localizado bem pertinho de Harajuku e é o maior parque público da capital japonesa.
O local costuma ser ponto de encontro dos moradores da região pois possui quadras de esportes, lindos gramados, área de piquenique e aluguel de bicicletas. Aos domingos, o parque costuma ficar bem cheio.
Durante a primavera (de março a abril), acontece a florada das cerejeiras, que é um verdadeiro espetáculo à parte. Nesse período, milhares de turistas visitam o parque para observar o colorido das árvores. É imperdível!
Espero que tenham curtido a dica. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo curtindo a vibe de Harajuku.