Coqueirais nativos, piscinas naturais com águas cristalinas, calmas e refrescantes, num vilarejo tranquilo, rústico e aconchegante no meio da Rota Ecológica. Parece um sonho, né? Mas te garanto que esse lugar existe! Japaratinga, anote esse nome.
Localizada na Costa dos Corais, entre as cidades de Maceió e Recife, Japaratinga encanta a todos que passam pela região. O município é um dos destinos menos explorados pelo turismo de massa no litoral norte de Alagoas (bem diferente da sua vizinha Maragogi) e preciso confessar que esse foi um dos principais motivos que despertaram em mim o interesse pela cidade.
História
Os primeiros habitantes de Japaratinga pertenciam a tribos indígenas e a cidade era conhecida como Japaratuba. Com o passar dos anos, os índios doaram as terras para uma colônia de pescadores, implantada no mesmo local onde hoje está localizada a sede municipal. Foram os pescadores que iniciaram o ciclo do coco na região.
Até metade do século XX, o povoado pertencia ao município de Maragogi e, em 1960, foi proclamada sua autonomia administrativa, passando a se chamar Japaratinga.
Atualmente
Como disse acima, o município faz parte da região da Costa dos Corais. Com aproximadamente 8 mil habitantes, o local evoluiu muito no turismo que, atualmente, representa uma das principais fontes de renda da cidade. Entretanto o clima de interior ainda está muito presente.

Ruas calmas
Ruas tranquilas e pouco movimentadas, com pracinhas, posto de saúde, prefeitura, escolinhas, igreja, delegacia e até uma pracinha dedicada aos idosos.
Achei uma delícia caminhar pelas ruas da cidade. A calmaria traz uma sensação de muita paz e tranquilidade. É bastante comum encontrar moradores nas portas de casa, prontos a bater um papo – coisa bem típica de interior, não é mesmo?

Praça do idosos
A praça dos idosos fica no centrinho, bem em frente à praia que deu origem ao nome da cidade. A jangadinha com a frase “Eu ♥ Japaratinga” também fica nessa praça. Pra quem não resiste a fotos com essas frases, vale a visita a esse lugar.
Melhor época para ir
Como todo destino de praia, a melhor época para visitar a cidade é durante o verão. Entretanto, essa costuma ser a época em que as pousadas estão lotadas, além do custo na cidade ser maior. Então minha dica é:
- Evite o final de maio, junho e julho, pois as chuvas são mais constantes e a água não fica tão transparente;
- Vá tranquilo em setembro, outubro, novembro, março e abril, pois chove pouco e a água está bem clara. Como ainda está em baixa temporada, os preços são melhores.
- Vá preparado em dezembro, janeiro e fevereiro. O clima estará ótimo, porém a cidade estará cheia e os preços mais altos por conta da alta temporada.
Ultimamente a temperatura no mundo anda bem descontrolada, com casos de calor em pleno inverno e frio no verão, por exemplo. Por conta disso, eu sempre dou uma conferida no site do Climatempo para saber como anda a temperatura e clima atuais.
Como chegar em Japaratinga
Os aeroportos mais próximos estão em Maceió e Recife, sendo o primeiro a aproximadamente 115 km de distância e o segundo mais ou menos 140 km de distância. Vale pesquisar seu voo chegando pelos dois aeroportos, pois a diferença no valor da passagem de um para o outro pode ser grande. Fica a dica!
Saindo de Maceió
A primeira opção de caminho é seguir pela AL-101, AL-413, AL-105 até Porto Calvo e depois seguir pela AL-465 até Japaratinga.
A segunda opção é seguir pela AL-101 direto até Porto de Pedras e lá pegar a balsa para atravessar o Rio Manguaba. Já do outro lado do rio, continuar seguindo pela AL-101.
Melhor opção
Se estiver saindo de Maceió, o caminho pela AL-101 fazendo a travessia do rio Manguaba pela balsa é o mais rápido em situações normais. Entretanto, a balsa leva apenas 6 veículos por vez e, por isso, pode ter fila de espera. Em dias de pico, a espera na fila pode ser superior a 1h. Dessa forma, pode ser mais vantajoso usar a primeira opção.
Saindo de Recife
Siga pela BR-101 e depois pela PE-60 até a divisa de Pernambuco com Alagoas. A partir da divisa, a rodovia se torna AL-101 e basta seguir até o destino final.
Vale a pena colocar o caminho no GPS, pois ajuda muito.
O que fazer em Japaratinga
Como já expliquei no início, a tranquilidade reina na cidade e dá para explorar quase tudo a pé. Vale lembrar que não existem boas opções de transporte público pela cidade. Alugar um carro ajuda muito, caso você também queira visitar as cidades vizinhas. Porém, mesmo sem carro, várias opções de passeios te ajudarão a conhecer a região.
Aproveite o centrinho
O centrinho da cidade é super simples e bonitinho. Que tal um sorvete curtindo a brisa e apreciando a paisagem?

Descanso após o almoço
Esse banquinho fica bem em frente à praça dos idosos que comentei no início do texto
Veja a cidade do alto
Eu adoro ver as paisagens de cima. Por isso, sempre procuro por mirantes ou o ponto mais alto dos lugares.

Mirante
Encontramos esse mirante quando estávamos saindo da Pousada do Alto, onde ficamos hospedados durante nossa passagem pela cidade.
Piscinas naturais de Japaratinga
As jangadas para as piscinas naturais do Picão (nome das piscinas naturais de Japaratinga) saem da praia de mesmo nome bem no centrinho da cidade. Os picões não são enormes como as galés da vizinha Maragogi. Por outro lado, não são lotadas de turistas. Adoro isso! O passeio até as piscinas naturais custa em média R$50,00.
As piscinas de Japa possuem águas mais profundas. Portanto, quem tiver com criança deve ficar de olho. De resto, é aproveitar a água morninha e relaxar em meio aos recifes e peixinhos coloridos.
Vale lembrar que o passeio para as piscinas naturais depende sempre da tábua da maré, por isso não esqueça de verificar a tábua antes do seu passeio. Saiba como consultar a tabua da maré.
Foto nas letrinhas
Levanta a mão quem, assim como eu, ama fotos nas frases com o nome da cidade. Não importa o lugar do mundo que eu esteja: se tem letrinhas, eu quero a foto!

Impossível resistir à foto
As letrinhas ficam no mirante em frente a pousada Aruanã. No mesmo local existe um quiosque e uma lojinha de souvenires com lembranças da cidade.
Praias de Japaratinga
A cidade possui 15 km de praias num litoral paradisíaco. A exótica beleza recebe contribuição das diversas fazendas de coqueiros à beira mar. Ao todo, são cinco praias que, com disposição, podem ser exploradas durante uma bela caminhada.

Praia de Japaratinga
Praia do centro
É a praia mais urbana da região e que deu origem ao nome do município, servindo de ponto de partida para os passeios de jangada. Essa praia é a que possui melhor estrutura e varias opções de restaurantes e pousadas. Durante a maré baixa, é possível caminhar por cerca de 500 metros mar adentro. Suas águas são mornas e mansinhas, ideais para crianças.
Praia do Bitingui
Essa praia é cercada por casas de veraneio. Suas águas são sempre calmas e rasas, com temperatura super agradável. O mar é rodeado por falésias, o que deixa o mergulho com um cenário ainda mais bonito.
Barreiras do Boqueirão
Também é conhecida como praia da Bica, por conta das suas fontes de água mineral. Além de retirar o sal do corpo, o banho na água doce e gelada ajuda a renovar as energias. Casas e pousadas mais rústicas estão presentes no local.
Que tal aproveitar para conhecer Maragogi
Praia do Boqueirão
É a praia mais deserta da cidade e também a mais tranquila. O mar por aqui costuma ser mais forte e, por esse motivo, os banhistas evitam essa praia.

Muitos coqueiros
Com uma extensa faixa de areia e muitos coqueiros que fazem deliciosas sombras.
Praia do Pontal
É onde acontece o encontro do mar com o rio Manguaba, é dessa praia que saem as balsas para fazer a travessia até Porte de Pedras.
Leias também sobre o litoral Sul de Alagoas.
Onde ficar em Japaratinga
Nós ficamos hospedados na Pousada do Alto. Confesso que a escolha se deu principalmente por sua incrível piscina de borda infinita, que entrou para nosso seleto grupo de piscinas incríveis.

Borda infinita na Pousada do Alto
A pousada do alto nos conquistou de uma forma que não vemos a hora de voltar. Confira tudo sobre a Pousada do Alto nesse artigo.
A região tem diversas opções de hotéis e pousadas, confira aqui os preços e disponibilidade.
Espero que tenha curtido a dica e que em breve você possa curtir esse paraíso incrível. Além disso, qualquer dúvida que você ainda tenha pode deixar nos comentários que te responderemos. Te Vejo em Japaratinga!
52 Comentários
Que lugar mais lindo! Olha essa praia!
Depois que a gente conhece um lugar tão maravilhoso assim, mas praias comuns das cidades grandes ficam sem graça. Realmente parece um paraíso e eu gostaria de conhecer.
Esses lugares mais afastados são sempre surpreendentes.
Beijinhos
Um destino pouco explorado mesmo, pois nunca tinha ouvido falar. Que lindo! E adorei por ser mais calmo que as badaladas vizinhas. Adoro praia, adoro tranquilidade, claro que adorei este lugar. Obrigada por apresentá-lo a nós.
Oi Michela, adoro lugares pouco explorados como esse também. Você vai se surpreender com Japaratinga.
Eu gostei muito de Japaratinga, realmente é uma opção ótima pra quem quer aproveitar a costa dos corais sem tanta muvuca. Saudades desse lugar!
Também morro de saudade.
Beijinhos
Também me encantei com Japaratinga e teria ficado lá em vez de Maragogi, com certeza! Fez uma ótima escolha, com esta piscina, hein
Essa piscina é maravilhosa, fiquei em Japaratinga por conta dela.
Realmente é muito bonito e essa parte de cidade pacata muito me interessa. É tranquilo fazer as praias a pé?
São 15 km de praia, se você gosta de caminhar é bem tranquilo sim.
Abraços
Você acha que a hospedagem em Japaratinga tem valor melhor do que em Maragogi por ser menos famosa?
Dependendo da categoria do hotel que você procura o valor pode não mudar muito. Vale a pena dar uma pesquisada! Da uma olhadinha no link de busca de hoteis que esta aqui no post e qualquer duvida me fala.
Beijinhos
Que lugar maravilhoso! Eu adoro lugares com pouco turismo e do interior, com belas praças e praias. A História do lugar é muito linda, com certeza deve haver lugares históricos para ser explorado no passeio pela cidade! Suas dicas de temporadas foram muito importantes para uma possível viagem a esse lugar maravilhoso, chamado Japaratinga.
Lindo esse litoral. Eu moro em Recife e nunca tinha ouvido falar em Japaratinga, irei em breve. Muito Obrigado por me responder no instagram. Você tinha razão esse texto aqui me ajudou bastante.
Você vai amar Japaratinga.
Estava pesquisando sobre Maragogi e encontrei seu texto. De fato me foi uma bela surpresa essa pequena cidade que ainda nem tinha passado perto do meu roteiro. Tenho uma duvida mais pessoal, posso te enviar por email?
Ola Flavio, o ideal é você deixar sua duvida aqui nos comentários pois sua duvida pode ser a duvida de outras pessoas e dessa forma a gente ajuda varias pessoas ao mesmo tempo 🙂
Que linda é Japaratinga, confesso que ainda não conhecia e fiquei encantada com a natureza exuberante e o ar pacífico da cidade, emana uma serenidade muito grande. Com certeza é um destino que gostaria de conhecer, o Brasil possui locais tão belos, mas ainda pouco divulgados.
Só o visual da primeira foto já deixa a gente com vontade de se teletransportar para lá. Adorei o banquinho de praça com a jangada atrás, já me vi ali tirando uma foto. Já anotei a dica da pousada. Que foto incrível dos azuis da piscina e céu se misturando. Paraíso!
Eu também fujo das multidões sempre que posso. Não há nada menos relaxante que uma praia apinhada de turistas barulhentos. Fiquei encantada com as paisagens e a tranquilidade. Excelente dica
Também tento sempre fugir de locais cheios.
Olá! Você acha que dezembro pode ser mais caro por conta das férias escolares? Sou professora e fica dificil viajar em outros meses. Você acha que dezembro ou Janeiro é pior?
Dezembro e janeiro são sempre mais caro por conta do final do ano e das férias escolares.
Como assim eu não tinha ouvido falar de Japaratinga? E olhe que já fomos em Maragogi umas duas vezes. Excelente dica para quem gosta de praia e belas paisagens. E está perto de Recife ou Maceió, adorei essa opção e já quero conhecer.
A localização é mesmo ótima, pertinho de tudo.
Oi Lu, tudo bem?
Temos muitos destinos em nosso Brasil que são simplesmente maravilhosos, e é uma pena que muitas pessoas ainda não conheçam locais como esse. Com certeza parece ser um destino incrível, daqueles para ficar marcado para sempre, então já adorei conhecer. Essa opção de sair de Recife é maravilhosa, acho que irei fazer este passeio em breve. Adorei a dica de meses também, é realmente muito útil para evitar a alta temporada. Fotos maravilhosas!
Beijos!
eu adoro cidades nesse molde, ainda mais se forem litorâneas, ainda quero viajar pelo Nordeste, não vejo a hora de aproveitar um verão de verdade! Adorei a recomendação!
Nossa, como assim eu não conhecia esse lugar? Quero praia pra agora e não seria mal essa água nível Caribe ♥️
Nada mal mesmo né
Estava procurando sobre a melhor época para conhecer Japaratinga e encontrei sua matéria. Tirou todas as minhas dúvidas. Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigada!
De fato Japaratinga vista do alto parece mesmo Caribe. O Brasil é cheio de encantos não entendo o motivo pelo qual ainda é tão pouco divulgado.
Japaratinga tem vizinhas famosas demais.
Olá
Não sou muito ligada a praia mas essa água esta super convidativa e esse clima de interior muito me interessa.
Estava pesquisando sobre Japaratinga e encontrei suas dicas, as mais completas que encontrei para falar a verdade. Você indicaria bons lugares para fazer as refeições?
Nós fizemos nossas refeições no próprio hotel, mas vimos que tem alguns restaurantes bem legais pela cidade.
Beijinhos
Que lugar maravilhoso. Deve ser ótimo para relaxar! Águas mornas e calmas são tudo de bom! Adorei a recomendação e a postagem é bem completa!
Um convite ao relaxamento mesmo.
Ainda não conheço o nordeste mas quero muito conhecer, venho fazendo meu roteiro para janeiro de 2019 e ainda não tinha lido nada sobre Japaratinga. Confesso que fiquei super animada, você acha que pode ser mais legal se hospedar em Japaratinga ao invés de Maragogi?
Janeiro é um mês bem cheio, acredito que Japaratinga seja sim mais tranquilo do que Maragogi.
Beijinhos
Oi Lu! Confesso que não sou muito fã de praia. E, como carioca, quando falo isso, me sinto com 5 cabeças rs. Mas, esse clima de cidade pequena me ganhou só nas fotos e na sua descrição. Eu AMO esse clima, trás paz, acolhimento, como se até o vendo nos fizesse carícia. E, adoro que cidades assim, ainda estejam fora do grande radar, porque se tornam até opções de fuga do grande povo rs. Agora, clima tempo… aí ai. Costumo olhar ele também, mas nas minhas últimas viagens, ele vacilou comigo hahaha
AMEI a matéria! Beijos
Poxa a temperatura do mundo está mesmo louca, cada vez mais é difícil saber a época perfeita dos destinos. Acabamos tendo que ir na sorte mesmo.
Beijinhos
Passei uma tarde muito rapidamente pela cidade e fiquei com aquele gostinho de quero mais, agora lendo o seu post fiquei ainda mais motivado! Obrigado por compartilhar suas dicas! Abs
Imagino pois também sinto esse gostinho.
Beijinhos
Nossa, realmente parece ser um paraíso! 😮 Que vontade estou de ir para lugar assim, fugir desse inverno frio que está chegando.
Nem fala, ainda bem que o inverno ja está chegando ao final.
Beijinhos
O Brasil é tão grande e tão maravilhoso, mas mesmo assim a gente se surpreende com o novos destinos e novos lugares favoritos. Que surpresa mais linda esse lugar!!!
É verdade, o Brasil tem milhares de destinos incríveis.
Beijinhos
Você tirou todas as minha dúvidas! Obrigada
Que bom!
É lindo demais Japaratinga, me apaixonei, muito bom pra passear anoite com criança, bem tranquilo, preços bem legais dos restaurantes, os passeios de catamarã tbm, ameiiii tudo…
Ola Pedro, fico muito feliz que você tenha gostado da dica.
Abraços