Nesse post vou te contar o que fazer em Mendoza e por que você deve conhecer essa charmosa cidade. Por lá, as expressões culturais manifestam suas raízes nos artesanatos, na música folclórica e na renomada gastronomia. Museus, espaços de arte, teatros e casonas com história possuem uma ampla proposta. A moderna arquitetura se mistura com bonitas praças, merecendo destaque a Praça Independência. Suas frondosas árvores formam túneis verdes nas ruas.
O pequeno centro concentra a maioria das lojas. Já os shoppings estão localizados na periferia da cidade e os bares estão no boêmio Passeio La Alameda ou na Avenida Arístides Villanueva. O Parque General San Martín oferece um incrível passeio com uma linda obra paisagística em meio à natureza, com fontes e esculturas, onde você poderá visitar o Cerro da Glória, o zoológico, o teatro Grego Frank Romero Day, entre outras atrações.
Mendoza e sua história
Mendoza é um oásis no meio do deserto que caiu e levantou-se novamente. Fundada no século XVI como estação de passagem para atravessar a cordilheira no caminho comercial desde o Rio de La Plata até Santiago, reconstruiu-se quase totalmente após o terremoto que a devastou em 1861.
Na área fundacional, a “Mendoza Velha” guarda as ruínas do tempo colonial. Foi o cenário escolhido pelo General San Martín para reunir o povo e organizar a maior façanha libertadora da América. O Campo Histórico El Plumerillo, a Antiga Cidade, a Alameda e as grandes montanhas são as principais testemunhas desta grande proeza.
Onde fica Mendoza?
Mendoza, majestosa província no centro-oeste da Argentina, se destaca dentro da Região de Cuyo por ser um pólo de desenvolvimento econômico, cultural e turístico reconhecido mundialmente.
O posicionamento estratégico do território provincial está ligado via terrestre de Norte a Sul pela Rota Nac. n° 40 e de Leste a Oeste pela Rota Nac. n° 7. Também é privilegiada a localização central em relação ao Corredor Bioceânico que une os oceanos Atlântico e Pacífico.
A cidade de Mendoza recebe voos que a interligam a diferentes cidades da Argentina, Chile, Peru, Brasil e Panamá.
Natureza pura
Mendoza dispõe de uma rede de Áreas Naturais Protegidas (ANP) constituída por 17 reservas, que compreendem aproximadamente 12% da superfície provincial. Estas áreas possuem grande valor, desde o ponto de vista cênico, recreativo, cultural e natural, para proteger sua biodiversidade de paisagens únicas e variadas, tais como:
- 0 Aconcágua – um bosque de alfarrobeiras centenárias rodeado por flora e fauna típicas do deserto mendocino;
- Bosques Telteca – cavernas com estranhas formas minerais;
- Caverna das Bruxas – uma área com sensacional expressão de eventos vulcânico, com mais de 400 vulcões de diferentes tamanhos.
Todas as estações são aptas para desfrutar de caminhadas, safáris fotográficos, excursões espeleológicas e reconhecimento da flora e fauna autóctone.
O que fazer em Mendoza?
O intuito desse post é te dar motivos para conhecer essa charmosa região da Argentina.
Turismo de aventura
Os rios, vales e montanhas de Mendoza são os principais cenários naturais para a prática do turismo de aventura. Na água, destaca-se a adrenalina do rafting, cool river e caiaque.
Nos oito reservatórios localizados no território provincial pode-se praticar navegação à vela, windsurfe e pesca esportiva. A montanha permite a realização de atividades como rapel, travessia de mountain bike, escalada e tirolesa. A pé ou a cavalo, a aventura está no trekking e os passeios a cavalo andinos, enquanto que as atividades aéreas propõem voos em parapentes ou aviões ultraleves.
Aconcágua: a montanha mais alta da América
O Parque Provincial Aconcágua se caracteriza pelos seus altos cumes, que chegam a mais de 6.000 metros de altitude, de maneira imponente até atingir sua máxima expressão no bico Norte (Cumbre Norte) do Cerro Aconcágua (6.961 metros).
A grandiosa queda livre da parede de 3.000 metros de gelo milenar é um atrativo para os montanhistas do mundo inteiro, que procuram fazer trekking de 1, 3 ou 7 dias. Suas portas abrem com a trilha da “Laguna de Horcones” uma lagoa a 2.900 metros de altitude. Este Parque Provincial é Patrimônio Natural da humanidade.
Turismo de neve
O inverno em Mendoza é especial pelo encanto da neve. Centros de esqui e parques de neve propõem diferentes opções recreativas, que podem ser desfrutadas por esquiadores profissionais, para o esqui de travessia de fundo e extremo, bem como por aqueles que querem se divertir em família durante os jogos do inverno. São muitas atividades de esqui diferentes, como o cross-country, fundo, extremo, surfista, heli-esquí, tudo no cenário único dos Andes.
Os centros de esqui de Las Leñas, no sul da província, e de Los Penitentes, permitem esquiar na melhor neve da América do Sul. Los Puquios é o parque de neve ideal para aprender a deslizar na montanha. Já no Centro de Montanha de Vallecitos, combina-se a neve com aventura.
Enoturismo e gastronomia
No coração da Cordilheira dos Andes, Mendoza é uma das principais províncias vitícolas da Argentina, onde numerosas vinícolas produzem o 70% dos vinhos nacionais, destacando-se o Malbec.
Emolduradas pela beleza dos vinhedos, as vinícolas mendocinas abrem as suas portas com degustações, arte e cultura, passeios de bicicleta e a cavalo entre vinhedos, alojamentos em pousadas e spas temáticos. Mendoza é conhecida pela excelência em vinhos e turismo, motivo pelo qual foi posicionada como uma das Grandes Capitais Mundiais do Vinho e se destaca pela qualidade nos cultivos e nas atividades turísticas.
Vindima
A festa Nacional da Vindima é uma das mais reconhecidas mundialmente por se realizar a céu aberto. É um evento que honra não só a vitivinicultura, mas também os seus trabalhadores.
Os festejos começam em janeiro, com espetáculos em cada um dos 18 departamentos da província. Vários eventos são mobilizados em torno desta grande festividade, entre os quais se destacam a Benção dos Frutos, Via Banca e Carrossel das Rainhas com carruagens alegóricas. Como encerramento, se realiza o Ato Central (espetáculo folclórico) no primeiro fim de semana de março, no Teatro Grego Frank Romero Day, onde é eleita a Rainha Nacional da Vindima.
Turismo rural
Uma das coisas mais legais sobre o que fazer em Mendoza é o turismo rural, que associa paisagens, arquitetura e gastronomia regional, folclore e tradições que são preservadas com muito zelo pelo povo que se identifica com Mendoza.
Ao pé da cordilheira são colhidas frutas secas, como nozes, amêndoas e castanhas, e crescem deliciosas frutas frescas, como maçãs, pêssegos, peras, ameixas, melancias e melões. A culinária cuyana integra matérias-primas da região e transmite o espírito do campestre em pratos caseiros em estabelecimentos rurais.
Diversidade
Mendoza é um destino cosmopolita baseado em uma atraente fusão de cultura e do calor do seu povo, onde a igualdade e o respeito pela diversidade são vividos e onde a comunidade LGBT encontrará ambientes satisfatórios e de amizade. A noite mendocina nunca termina.
Circuitos de bares, wine bares, pubs e restaurantes lotam ruas e calçadas. A Festa da Vindima constitui um dos eventos mais importantes do país para este segmento. Mendoza é um convite ao prazer e a relaxamento, oferecendo serviços de acordo com as exigências do público LGBT, entre os quais se destacam luxuosos hotéis, pousadas entre vinhedos, casonas rurais, spas e banhos termais.
Turismo corporativo
O turismo corporativo oferece diversas possibilidades em Mendoza. Possui equipamento e infraestrutura, variedade de salas equipadas que superam a capacidade de 2.000 pessoas. O profissionalismo dos organizadores de congressos e prestadores de serviços associados no Mendoza Convention Bureau e San Rafael Bureau posiciona Mendoza como uma das principais sedes do país para eventos e reuniões corporativas.
A distribuição de salas se concentra, principalmente, na Grande Mendoza, San Martín, Malargüe e San Rafael, mas todo o território mendocino oferece espaços para realizar eventos de menor capacidade localizados em teatros, vinícolas, salas de arte e prédios a céu aberto para congressos e exposições. O vinho, a gastronomia, o clima e a hospitalidade convidam Mendoza a desenvolver estas atividades de carácter nacional e internacional.