Sempre recebo a pergunta: o que fazer no Pantanal? E foi por isso que tive a ideia de escrever esse artigo com 3 passeios imperdíveis para quem vai ao Pantanal pela primeira vez.
Com uma área total de 250 mil quilômetros quadrados de extensão, a maior planície alagável do planeta impressiona não só pelo tamanho, mas também pela diversidade de espécies de animais e plantas.
O que fazer no Pantanal
São várias as opções para explorar esse enorme “zoológico a céu aberto”. Como nem sempre temos tempo para fazer tudo, listei as três atividades mais bacanas para fazer na região.
Hospedagem especial no Pantanal
Passeio de barco e pôr do sol no Rio Miranda
Passear de barco pelo Rio Miranda é algo incrível, dada a enorme diversidade de fauna e flora com que nos deparamos.
São diversas opções de barco para passear pelo rio Miranda, desde luxuosas embarcações até barquinhos a remo, bem como as “chalanas” (embarcações típicas do Pantanal).
Saiba o que fazer durante um dia em Campo Grande
Escolhi um pequeno barco guiado por um pantaneiro super gente boa, capaz de encontrar os animais de longe. Fiquei impressionada!!
Tanto na água, quanto nas árvores, nada passava despercebido por ele.
Que tal conhecer a Chapada dos Guimarães?
Enquanto fotografava esse passeio, fiz uma das fotos mais bonitas da minha vida completamente sem querer!!
O pôr do sol no rio Miranda
Se o passeio de barco no rio Miranda encanta pela diversidade, prepare-se para o pôr do sol.
Conforme a noite caía, o céu foi mudando de cor e toda a paisagem ganhando um toque especial.
Sem dúvida, o céu do Pantanal foi um dos mais belos que vi até hoje. Uma pena que minha câmera não me permitiu fotografar as estrelas (para conferir esse momento, você terá que assistir com seus próprios olhos).
Pesca de piranha e flutuação no rio Miranda
Confesso que fiquei preocupada quando soube que a pesca era feita de dentro de um barquinho de madeira no meio do rio. Mas, como eu nunca tinha visto uma piranha de perto não podia perder a oportunidade.
Nosso barquinho tinha 4 pessoas e o guia. Era muito rápido, bastava jogar o anzol com um pedacinho de carne vermelha no rio e rapidinho já dava pra sentir a vara de pesca se mexendo.
É muito importante tomar muito cuidado na hora de retirar a “bichinha” do anzol. Mesmo nosso guia, com sua enorme experiência, quase foi mordido pela danada. Confesso que não sou muito fã de pescaria, mas achei a brincadeira fantástica, talvez por ser bem mais dinâmica do que as pescarias normais.
Depois do passeio, ainda comemos toda a nossa pesca. Adorei pescar meu próprio alimento.
Flutuação no rio Miranda
Depois do almoço, retornamos ao rio para fazer a flutuação. Nesse passeio, um barquinho nos leva rio acima e voltamos flutuando no sentido da correnteza.
Agora você deve estar se perguntando: como assim a flutuação é no mesmo rio onde pescamos as piranhas? O guia nos explicou que elas costumam ficar mais na beirada do rio (onde fizemos a pesca) e que, independente disso, elas só atacam se tivermos alguma ferida aberta.
Confira esse Roteiro de 3 dias na região
Confesso que não consegui ficar tranquila e fiz boa parte do passeio dentro do barco, até perceber que ninguém tinha sido mordido. Por que logo eu seria mordida, não é mesmo? Rsrs. Mergulhei no rio e foi só alegria! Não tenha medo e não perca tempo como eu: pule logo no rio e curta o passeio.
Focagem noturna de animais silvestres no Pantanal
Somente quando a noite cai que alguns animais saem de suas tocas para passear pelo rio ou pela floresta. A focagem noturna pode ser feita de barco ou de jipe, e eu optei por fazer pelo rio. O barquinho saiu do hotel por volta de 20h e fomos rio abaixo procurando os animais que não vimos durante o dia.
Lanterna na mão e um céu incrivelmente estrelado, lá fomos nós!
Observamos uma infinidade de animais dentro e fora do rio. Porém, sem dúvida foram os jacarés que mais me impressionaram. Deu até um medinho estar tão perto desses animais enormes. Experiência incrível, valendo muito a pena.
Onde se hospedar no Pantanal
Optei em ficar hospedada no Lontra Pantanal Hotel, pois ele está localizado às margens do rio Miranda bem no coração do Pantanal.
Além de oferecer uma ótima infraestrutura o hotel também organizou todas as minhas experiências ecológicas e passeios pela região.
*Post escrito em 26/03/18 e atualizado na data de hoje,
3 Comentários
Quanto lugar lindo para conhecer! Fiquei encantado com algumas fotos!
Obrigado pelas dicas
Qual hotel você ficou hospedada? Esses passeios fazem parte do pacote?
Ola Tatiana,
Ficamos no Lontra Pantanal Hotel, inclui o link dele no texto para facilitar. Sim! Todos os passeios foram organizados por eles.