Dia 21 de setembro vai começar a Oktoberfest 2019, em Munique, na Alemanha, e vai até o dia 6 de Outubro. A festa da cerveja alemã acontece há mais de 200 anos e é conhecida mundialmente, atraindo milhões de visitantes. No ano passado, o público foi de 6,3 milhões e a expectativa para este ano é de receber ainda mais pessoas. Reuni nesse artigo todas as informações que você precisa saber antes de ir para a maior festa cervejeira do mundo.
Oktoberfest de Munique
Eu fui na Oktoberfest e amei a experiência. Na época, não entendia como as coisas funcionavam por lá e pesquisei bastante. Portanto, este post é para ajudar quem tem interesse em conhecer um dia. Aqui vou responder as principais perguntas que ouço sobre o evento. Vamos lá?
Como é o espaço? É um parque?
Uma área gigante da cidade de Munique se transforma em um parque, o Wiesn, no período do Oktoberfest. O parque abre às 10h durante a semana e às 9h nos fins de semana e fecha às 23h30. A entrada é gratuita, você só precisa passar por uma revista rápida. Lá dentro tem uma área com barracas de comidas típicas, lojas, espaço de jogos e brinquedos, é uma festa é para toda família.
E, claro, um espaço enorme é dedicado aos biergartens que são as tendas das cervejarias. Cada cervejaria tem a sua própria tenda e são gigantescas. A entrada é controlada por idade e lotação, portanto é muito comum ver filas nas tendas mais famosas.
Confira nossa experiência cervejeira
Como funcionam os Biergartens
Cada tenda tem sua própria atração e sua própria cerveja. Para entrar nas tendas tem que chegar cedo, porque apesar de grandes, elas enchem rápido. Eu chegava no parque por volta das 13h, entrava na tenda escolhida e só saía de lá à noite.
Uma coisa que eu não sabia era que para comprar cerveja é preciso estar sentado em uma mesa e esperar ser atendido pelas garçonetes. Não existe bar. Se estiver com um grupo grande (mais de 10 pessoas), é recomendável reservar uma das mesas no site da cervejaria, com antecedência de meses e correndo o risco de não conseguir, porque apesar de caras, elas esgotam rápido.
O ideal é ir em grupos menores e tentar se espremer na mesa de alguém. Tem que usar a simpatia – e cara de pau – para pedir para sentar na mesa dos outros, mas não se preocupe, é bem comum e no geral as pessoas deixam numa boa. Outra opção é sentar em mesas que estão reservadas para outras pessoas, mas que ainda estão vazias, e sair quando elas chegarem. Quem sabe não é hora de fazer amizade e ficar na mesa com os donos? Os alemães são bem festeiros e, com tanta cerveja, é muito fácil conversar com eles.
Qual Biergarten mais legal?
Em todas as tendas há muita música e cerveja boa. As pessoas dançam em cima das mesas brindando com suas canecas o tempo todo, principalmente quando toca a música Ein Prosit, que logo você aprende a cantar num alemão de Taubaté.
As tendas mais conhecidas da Oktoberfest de Munique são: Augustiner, Paulaner e Hofbräu. Todas as cervejarias têm sede na região da Bavária e a Augustiner é a mais antiga delas.
A minha preferida foi a tenda da Paulaner. Achei divertida e mais tradicional, com mais alemães do que turistas. É a patrocinadora do time do Bayern e os jogadores costumam dar as caras por lá no primeiro fim de semana. A tenda da Hofbräu também é muito bacana, é mais “internacional” e rola um clima de paquera mais intenso. Em português claro: é a tenda da pegação. Talvez por ser a única tenda com espaço especial para pessoas sem mesa, onde é possível ficar de pé e ainda assim, pedir sua cerveja. Enche muito rápido, chegar cedo é essencial para conseguir entrar.
Conheça os detalhes da cervejaria Hofbräu
A minha dica é arriscar cada dia em uma tenda diferente.
Como são os banheiros
Por incrível que pareça, não são caóticos. Em uma festa da cerveja, dá para imaginar que a movimentação é grande, mas a fila tem a organização alemã e anda muito rápido. Há muita disponibilidade de cabines e é tudo bem limpo.
O traje típico é obrigatório?
O traje típico é opcional, mas a grande maioria das moças estará usando o Dirndl e dos rapazes o Lederhosen. Os trajes são vendidos por toda cidade, inclusive nas grandes lojas de departamento. O mais barato que encontrei custava 40 euros.
Eu improvisei um look “alemã made in Brazil”, mas quem estiver afim de entrar mesmo no clima, vale o investimento. Falando em clima, não esqueça de que setembro é outono europeu, portanto faz muito frio. Mesmo com muita cerveja para aquecer, vale caprichar no casaco também.
Importante saber: para as meninas, laço no avental na direita é pras comprometidas, laço pra esquerda, para as solteiras
É caro ir para a Oktoberfest de Munique
Depende. A entrada é gratuita, tanto no parque quanto nas tendas. Você paga o que consumir. Uma caneca com 1 litro de cerveja custa por volta de 11 euros, preço padrão de todas as cervejarias. Quem converte, não se diverte, entao pensa no preço só em euro, tá?
Vale lembrar que a cerveja alemã já é forte e eles criam uma versão ainda mais forte para a festa, portanto mesmo que você passe o dia todo na tenda, dificilmente vai beber mais que cinco canecas. Eu tentei, pode acreditar. As comidas também têm preços bem acessíveis.
O maior gasto que você terá com a Oktoberfest Munique será com hospedagem e a passagem aérea.
Quero ir, como faço?
Se planeje! As passagens aéreas para Munique ficam mais caras na época do evento, portanto tem que ficar de olho nas promoções. Vale entrar no site da cia. aérea alemã Lufthansa e monitorar os preços. Quem sabe até fazer um stopover em Frankfurt?
As opções de hospedagens costumam esgotar logo, portanto tem que começar a pesquisa entre Abril e Maio. Tem de tudo: couchsurfing, Airbnb, Hotel, Hostel e até umas tendas que são montadas somente durante o evento e acabam sendo a opção mais econômica. Eu, que sou pão dura, fiquei na tenda The Tent e adorei, achei a estrutura incrível.
O legal é que Munique tem um bom serviço de transporte público. De todo canto da cidade é possível chegar tranquilamente na estação de metrô Theresienhöhe (linhas U4 e U5), onde ocorre o Oktoberfest.
Dica Imortante
Dê uma pausa na bebedeira e reserve um dia (ou dois) para conhecer Munique e outras cidades na região da Bavária, que são lindas!
E aí, animou? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe aqui nos cometário que responderemos assim que possível. Te vejo na Oktoberfest de Munique. Prost!
7 Comentários
Adorei a dica! Acompanho tudo por aqui sempre 🙂
Ola Claudia ficamos muito felizes por isso.
Beijinhos
Adorei as dicas! Objetivas e claras!
Morro de vontade de conhecer a Oktoberfest de Munique. Deve ser uma mega estrutura.
“Quem converte, não se diverte” boa! Hahahaha…
Realmente é uma estrutura enorme, tudo muito organizado. Vale a pena mesmo conhecer!
Adorei o seu relato sobre a Oktoberfest de Munique. Estive lá em 2011 e, lendo seu post, fiquei morrendo de vontade de voltar. Vou ter que me planejar pra repetir a dose rsrs
Haha confesso que também não me falta vontade de voltar, Johnnie. Festa boa demais (e cerveja também). Se voltar, conta pra gente como foi. Prost!
Já estive em Munique, mas não na Oktoberfest. Deve ser uma festa boa esta hein?! Quem sabe não volte a Munique para música, cerveja e trajes típicos?!