O Pará surpreende por inúmeras razões: cultura, natureza, religiosidade e, sem dúvidas, pela gastronomia. A culinária amazônica cheia de cores e sabores se espalha por Belém, dando um destaque especial para o circuito gastronômico da cidade. Sem medo de errar, digo: come-se muitíssimo bem em Belém. Vai passar uns dias na cidade? Pois, então segue um pequeno roteiro de onde comer em Belem.
Reserve sua hospedagem com desconto
Onde comer em Belém
Vou resumir aqui nesse post um pouquinho sobre os melhores lugares que passei durante minha passagem por Belém do Pará
Confira os melhores atrativos de Belém do Pará
Point do Açaí
Rede de restaurantes famosa da cidade, você não pode deixar de conhecer. Restaurante de comida tradicional paraense, a fama não vem à toa. Tudo é extremamente saboroso. A proposta da rede de restaurantes é levar para a mesa o “gostinho de casa”, ou seja, comida regional caseira. O que no Pará vai muito além do arroz com feijão.
A Amazônia deixa sua marca em vários pontos, nos pratos com seus peixes e ervas, nas apresentações de Carimbó que acontecem nos restaurantes e na decoração típica da região. O bolinho de pirarucu é de comer rezando, como diz a expressão popular. Uma boa pedida é a Chapa Mista Paraense, com Açaí, claro. É uma oportunidade de experimentar um pouco de todas as delícias do lugar. Uma ótima pedida para ir com a família naquele almoço de mesa farta e que dura a tarde toda.
Endereço: Rua Veiga Cabral, 450
Famiglia Sicilia
A alta gastronomia também se faz presente na capital do Pará. O Restaurante Sicília que chegou há mais de duas décadas em Belém fica na região central e garante uma refeição requintada e deliciosa. A chef Ângela Sicília mistura a alta culinária italiana com ingredientes típicos paraenses. Um dos pratos, o Raviolli de Maniçoba, é premiado internacionalmente, e não poderia ser diferente. É incrível! Difícil é escolher no cardápio o que vai comer, porque tudo é muito saboroso.
É o tipo de lugar que vale pedir entrada, prato principal e sobremesa. Aliás, falando sobremesa, eles produzem o próprio chocolate e, mantendo o conceito de utilizar ingredientes locais, misturam com Açaí, castanhas e cupuaçu. Inusitado e delicioso! O restaurante ainda tem uma extensa carta de vinhos. Certamente vale a pena reservar uma noite para jantar por lá e ter um experiência de requinte e sabor.
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 1420
10 motivos para conhecer Alter do Chão
Manjar das Garças
Caso queira unir passeio e refeição, vale a pena passar o dia no Parque Mangal das Garças e aproveitar o almoço no Restaurante Mangal, que fica dentro do parque, a já foi eleito o melhor da cidade. As inúmeras atrações do parque: borboletário, mirante, as garças, etc, se somam ao restaurante e seu cardápio extenso para tornar o dia perfeito. O ambiente é super agradável, com uma decoração quase temática, com muitas folhas e árvores.
O almoço é servido em sistema de buffet, mas não se engane, tudo tem muito sabor e muita variedade. As comidas típicas também dão o tom do lugar. É uma ótima oportunidade de provar algumas das delícias paraenses e comer um pouco de tudo.
Endereço: Rua Dr. Assis, s/n
Conheça histórias de devotos que estavam no Círio de Nazaré 2019.
Sushi Ruy Barbosa
Quer provar algo diferente? Este restaurante de comida japonesa pode ser uma boa opção para dar uma pausa na culinária regional. Pausa, mas nem tanto, pois estes pratos incríveis, com uma apresentação impecável, peixes frescos, têm uma surpreendente pitada de Pará.
A comida chega com uma apresentação tão bonita que dá até dó de comer. Mas é só colocar o peixe na boca para sentir uma explosão de sabor. Acho que os japoneses ficariam intrigados com a mistura do sushi com ingredientes amazônicos, mas certamente adorariam.
Aproveite para conhecer a Ilha de Marajó
Endereço: Travessa Rui Barbosa, 1816
Ver-o-peso
Uma experiência mais real e mais popular é ir ao Mercado Ver-O-Peso e escolher uma das barracas para almoçar, durante um passeio pela região. O mercado tem quase 400 anos e fica próximo da estação das docas e funciona diariamente. Como os principais pratos levam peixe, o bom é ir no almoço, para comer tudo fresquinho.
O mercado é separado por áreas: comidas, ervas, roupas, industrializado, etc. portanto, é fácil encontrar a parte de alimentação e ali escolher a barraca que mais lhe agrade. Vale levar em conta a experiência de estar ali, comendo a comida do dia a dia do paraense, não só típica, como rotineira. O açaí vem de litro, claro. O sabor é incrível e é uma ótima forma de vivenciar a cultura local.
Endereço: Av. Blvd. Castilhos França, s/n
Sorveteria Cairu
Eleita como a melhor sorveteria do Brasil, em 2014, a Sorveteria Cairu é quase um ponto turístico . Com mais de 50 sabores de sorvetes disponíveis, preparados artesanalmente, não há forma mais saborosa de afastar o calorão de Belém. São 13 lojas na cidade (e duas no Rio de Janeiro).
Algodoal um paraíso que merece sua visita
O mais famoso é o sorvete de tapioca, mas também é possível misturá-lo com outros sabores, como é o caso do sorvete de Açaí, mistura conhecida como Mestiço. As frutas típicas do Pará enriquecem ainda mais o saboroso sorvete, vale arriscar e tentar um sabor diferente a cada visita.
Endereço: Travessa 14 de Março, 1570
É importante ressaltar as maravilhas da culinária paraense para que você não tenha dúvidas de onde comer em Belém. Vale muito a pena experimentar as delícias locais como a Maniçoba, o pato no tucuri, o filhote, tacacá, caruru, e se deixar surpreender com as delícias naturais que só encontramos no Brasil. Independente das indicações aqui, é muito fácil encontrar um bom lugar para comer. Certamente, Belém não é um lugar para passar fome. Pelo contrário, os sabores são tão surpreendentes que a gente não tem vontade de parar de comer. Bom apetite!