Surpreenda-se com a natureza dos parques de Brasília. A capital federal proporciona grande qualidade de vida aos seus moradores e, embora muitos não saibam, tem muitos parques com alto índice de área verde.
Portanto, aproveite para admirar as belezas do cerrado, os parques, as árvores nativas, as cachoeiras, o nascer e o pôr do sol, os flamboyants, os ipês e os projetos paisagísticos espalhados por toda a cidade.
Se preferir praticar esportes, use o lago Paranoá para atividades como canoagem, wakesurf, kitesurf, SUP, ou natação.
Não deixe de contemplar também o céu de Brasília, que já serviu de inspiração para poesias, músicas, pinturas e fotografias. Confira também o post que fizemos com os melhores atrativos de Brasília.
Principais parques de Brasília
Muitas atrações possibilitam vivenciar Brasília enquanto cidade-parque através de suas principais áreas verdes e livres, propícias a caminhadas, pedaladas e outras práticas esportivas, que permitem o contato com a natureza e o relaxamento.
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
O Parque da Cidade, como é popularmente conhecido, é um dos maiores parques urbanos do mundo, com 4,2 quilômetros quadrados. A maior área de lazer ao ar livre de Brasília tem uma vegetação exótica, resultante do paisagismo planejado por Burle Marx.
As principais características de uso do parque são a recreação e o lazer, graças a uma estrutura que contempla quadras de esportes, lagos artificiais, parques de diversão, parque infantil, centro hípico, pistas de caminhada, patinação e ciclismo, kartódromo, restaurantes, bares, churrasqueiras e a Praça Eduardo e Mônica, erguida em homenagem a Renato Russo, músico do grupo Legião Urbana.
Parque Nacional de Brasília – Água Mineral
O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de “Água Mineral”, é uma das mais importantes unidades de conservação de proteção integral do bioma cerrado. Oferece diversas trilhas para caminhada e ciclismo.
Os principais atrativos do parque são a contemplação da natureza em trilhas demarcadas, cursos de educação ambiental, visitas a exposições e possibilidade de desfrutar de piscinas com águas correntes. O parque funciona todos os dias das 8h às 16h.
Parque de uso múltiplo da Asa Sul
Situado na área tombada de Brasília, abriga uma lagoa cercada de árvores em meio à mata, com quiosque e pergolado, que propicia o avistamento de aves e a contemplação da natureza.
Descubra os encantos de Mambaí
No interior, foram plantadas milhares de mudas de árvores do cerrado por meio de compensações florestais para deixar ainda mais agradável a caminhada pela sua coopervia de 2,4 km.
O parque oferece espaços de lazer como duas quadras poliesportivas, duas academias ao ar livre um ponto de encontro comunitário. A sede do parque é uma casa demonstrativa de permacultura, um modo de construção de menor impacto ambiental. Funciona diariamente, das 6h às 19h
Parque Ecológico Olhos-d’Água
Um dos principais parques de Brasília, possui grande biodiversidade, com invertebrados, aves, peixes, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos, além da bela e rica flora. O parque abriga também a Lagoa do Sapo, repleta de nascentes.
Esta unidade oferece a seus visitantes trilhas bem pavimentadas, relógio de sol e áreas para contemplação, além de servir de palco para diversas atividades culturais, desde espetáculos teatrais e musicais até programações mais alternativas, tais como encontros de ioga, tai chi chuan ou meditação. O parque funciona todos os dias das 5h30 às 20h.
Parque Ecológico Dom Bosco
O parque está à beira do Lago Paranoá, próximo à barragem. Proporciona ao visitante lindas paisagens e diversas trilhas. Com uma rua inclinada e asfalto liso, o local se tornou uma verdadeiro paraíso para andar de skate.
O letreiro “Eu Amo Brasília” é procurado por diversos turistas para tirar fotos. O parque está aberto todos os dias, das 6h às 18h.
Parque Ecológico de Águas Claras
Em seu interior flui o córrego Águas Claras, que deu origem ao nome da cidade, caracterizada por sua composição verticalizada. Longas e largas trilhas contornam o parque, tornando-o perfeito para corridas e caminhadas.
Conheça a Cachoeira de Santa Bárbara
Diversas quadras, campos e equipamentos de ginástica reforçam a vocação esportiva desta unidade, que também propicia a contemplação da natureza e o relaxamento à beira da lagoa e nas sombras das árvores. Funciona diariamente das 6 às 22h.
Parque Vivencial do Lago Sul
Esporte ao ar livre é uma das atividades mais desenvolvidas neste parque. Pedalar, remar, correr, caminhar, pescar e o que mais a sua imaginação puder criar, pois ele oferece fácil acesso à margem do Lago Paranoá.
A unidade possui um morro artificial construído na década de 80, utilizado para o aprendizado do voo livre, esporte com tradição na capital. O parque funciona diariamente, das 6h às 18h
Parque do Lago Norte
O parque é composto por uma faixa verde ao longo do Lago Paranoá. Sua ciclovia é bem sombreada e atrai inúmeras aves e pequenos mamíferos. Possui, ainda, mesas de piquenique e áreas de lazer, onde o visitante pode se divertir curtindo a natureza.
Na margem do lago há um píer de madeira ideal para pesca e prática de esportes aquáticos, tal como a canoagem. O parque funciona todos os dias das 6h às 18h.
Além dos parques de Brasília
Brasília oferece diversos outros lugares que promovem um grande contato com a natureza e que vale a sua visita. Dois lugares imperdíveis são:
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília possui aproximadamente 5 mil hectares de área total. Entretanto, 4500 hectares são destinados à pesquisa e preservação e 500 hectares estão abertos para visitação.
No JBB existem diversas trilhas que cortam o cerrado. Lindas alamedas de pinheiro, orquidário, centro de visitantes e uma simpática casa de chá completam as atrações. A visitação acontece de terça a domingo, das 9 às 17 h.
Lago Paranoá
Os parques de Brasília encantam, mas o icônico lago Paranoá é imperdível. Com 48 km de extensão e aproximadamente 38 metros de profundidade nas partes mais fundas, possui uma beleza ímpar que merece ser contemplada.
O lago mais famoso da capital do Brasil guarda muitas histórias e diversas curiosidades sobre a construção de Brasília. Além disso, seu entorno abriga diversos bares, restaurantes e hotéis.
Espero que tenha curtido a dica e que sua experiência seja tão incrível quanto a nossa. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo nos Parques de Brasília!
6 Comentários
Adorei seu post! Tenho muita vontade de conhecer Brasília e seus parques lindos! Espero poder ir em breve e usar suas dicas todas 🙂
Que legal que tem tantos parques em Brasília!
Eu sempre vejo fotos das pessoas no Parque Água Mineral, mas não sabia que havia outros que também valem a pena incluir no roteiro!
Aliás, dá para montar uma programação apenas com os parques!
Pretendo visitar nossa capital ano que vem!
Obrigado
Muito legal a dica de parques de Brasília. Não sabia que havia tantos! E com tanto verde. Brasília sempre me lembra aquela terra vermelha do cerrado. Uma boa sugestão para fazer programas diferentes do roteiro tradicional.
Que saudade desses parques de Brasília! Poucas pessoas sabem a capital é rodeado de parques e áreas para passear em contato com a natureza. Brasília vai muito além da arquitetura.
Já fui 4x pra Brasília, mas acho q só conheço 2 dos parques da sua lista hehehe tenho alguns amigos na cidade e adoro passear por lá! Mas por exemplo o Memorial JK q eu adorei, só conheci da última vez kkkk
Oi Fe,
O memorial também só conheci na minha última passagem pela cidade, também adorei!!
Beijinhos