Você já deve saber que Maceió possui inúmeras praias paradisíacas. Porém, sem dúvida a experiência mais incrível da cidade é o passeio de jangada para as Piscinas Naturais de Pajuçara. Mesmo que sua passagem pela cidade seja breve, não deixe de experimentar a sensação de nadar com peixinhos bem no meio do oceano.
Reserve sua hospedagem em Maceió com desconto
O estado de Alagoas possui diversas piscinas naturais incríveis que estão espalhadas por todo litoral do estado, mas as piscinas da capital encantam e valem muito sua visita.
Qual a melhor época para conhecer as piscinas naturais de Maceió
Assim como na maioria dos estados do Nordeste, em Maceió faz calor o ano inteiro. Se possível, tente evitar a época de chuva, que geralmente vai de abril a julho. Mas, não foque totalmente nisso pois o tempo anda meio louco e pode fazer uma semana linda em pleno mês de julho, do mesmo jeito que pode haver uma semana de chuvas e tempo feio em pleno janeiro (como já aconteceu comigo).
Confira nosso guia com as opções de passeio em Maceió
O mais importante para conhecer qualquer piscina natural é se atentar à tábua das Marés, pois elas que dirão o quanto perfeito será seu passeio. Ah, estar ensolarado na hora do passeio também é muito importante, pois quanto maior a luminosidade na água, mais colorida ela fica.
Separamos aqui os melhores hotéis de Alagoas
O ideal é que a maré esteja entre 0.0 e 0.4 m. Se você for em um horário no qual a maré estiver mais alta do que isso, saiba que seu passeio não será como nas fotos que você vê na internet.
Como verificar a tábua das marés
Quase todos os hotéis da região possuem os horários das marés na recepção todas as manhãs. Apesar disso, hoje em dia basta digitar no Google “tábua da maré Maceió” que a resposta chega imediatamente.
Além disso, você pode entrar direto no site da Marinha, que lá sempre tem a informação atualizada.
Vale lembrar!
A todo momento tem jangadeiros oferecendo o passeio até as piscinas. Entretanto, alguns não falam sobre a maré. Então, muito cuidado! Sempre verifique a situação da maré no momento do seu passeio para garantir que ele seja o melhor possível.
Sobre as Piscinas Naturais de Pajuçara
As piscinas estão a aproximadamente 2 km de distância da orla da Pajuçara e são formadas por diversos corais e bancos de areia, com grande diversidade de peixes que fazem a alegria dos turistas.
O passeio agrada a todas as idades e é diversão garantida para toda a família. Existem até jangadas adaptadas para cadeirantes!
Saiba tudo sobre as piscinas naturais de Porto de Galinhas
Já nas piscinas, você encontrará diversas jangadas que vendem desde drinks no abacaxi e caipirinhas de frutas típicas até camarões, peixes e lagostas. Sim, existe serviço de garçom no meio do oceano e acredite: o preço não é muito diferente do continente. Até mesinhas de isopor estão disponíveis para deixar seu pedido flutuando ao seu lado.
Relaxar na piscina natural tomando um delicioso drink é realmente imperdível.
A foto abaixo foi em uma terça-feira de novembro. As piscinas estavam bem tranquilas e sem muitos turistas.
Por isso, adoro quando conseguimos viajar na baixa temporada, já que os lugares tendem a estar mais vazios.
Como chegar nas piscinas naturais de Pajuçara
Se você tem dúvida de como chegar nas piscinas naturais de Maceió, saiba que é super fácil, pois elas estão localizadas na praia de Pajuçara, uma das mais famosas da região.
Para conhecer as piscinas não é necessário contratar guia, muito menos agência de turismo. Basta pegar um Uber/táxi até a praia e, ao chegar, você já será abordado por diversos jangadeiros.
Saiba como é se hospedar de frente para a praia de Ponta Verde
Uma vez fechado o passeio com um jangadeiro, é hora de relaxar e sentir a brisa do mar batendo no rosto. A jangada vai deslizando suavemente pelo mar enquanto a orla da Pajuçara vai ficando para trás.
Percorrer os 2 km até as piscinas de jangada por si só já vale muito a pena, pois o mar vai ficando cada vez mais verde/azul.
Depois de aproximadamente 15 minutos navegando mar adentro, chegamos nas piscinas naturais.
Enquanto você curte o passeio, a embarcação fica parada em uma área que parece um “estacionamento de jangadas” (rs). A partir daí é só curtir as piscinas.
Quanto custa o passeio de Jangada em Maceió
O valor do passeio para as piscinas naturais de Pajuçara varia de acordo com a temporada.
Em novembro pagamos R$ 40,00 para o passeio exclusivo, ou seja, a jangada era só nossa. Vale lembrar que estávamos na baixa temporada e era uma terça-feira.
Já em janeiro o passeio custava R$ 30,00 por pessoa, lembrando que a jangada comporta até 6 pessoas.
Como o preço varia muito, vale dar uma caminhada pela orla da Pajuçara e ir perguntando o preço.
Dicas importantes
- De maneira alguma esqueça o protetor solar;
- Leve boné ou chapéu;
- Se possível, faça o passeio em um dia de sol, pois a cor da água é ainda mais bonita;
- Leve uma câmera aquática ou capinha para celular para registrar os momentos com os peixinhos.
Espero que tenha curtido as dicas e que sua experiência seja tão incrível como foi a nossa. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo nas piscinas naturais de Pajuçara!
7 Comentários
Infelizmente nunca estive na região de Maceió, mas já apontei as dicas sobre as lindas Piscinas Naturais de Pajuçara. O seu país é maravilhoso. Lindo post
Não conseguimos fazer essas piscinas, mas parece ser delicioso o passeio, e a cor da água maravilhosa.
Adorei a cor da água nas piscinas naturais em Pajuçara! Não conheço nada de Maceió ainda e posts como esse faz o destino subir de posição na wishlist de viagem hehehe
Ola Fe,
Você vai amar Maceió e principalmente as piscinas naturais de Pajuçara.
Beijinhis
Caribe pra que se temos esses lugares tão lindos aqui no Brasil. né?!
Estou encantada!
Tenho muita vontade de voltar a Maceió para conhecer as piscinas de Pajuçara! Lindo demais!
Q lugar incrivel, esse mar verde azulado está lindo demais, q sdds do verão!! Na proxima ida ao Brasil voi por jo meu roteiro