A praia de Grumari é uma das minhas preferidas na Cidade Maravilhosa. Como o acesso de carros é controlado, mesmo nos finais de semana de verão a praia não fica lotada.
A maior parte da área do bairro de Grumari é ocupada pela reserva ambiental e pela praia. Por conta disso, o bairro é o menos populoso da cidade. Espero que continue assim, pois a natureza por lá é quase intacta.
Onde fica a praia de Grumari?
Está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro e faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca. São aproximadamente 40 km de distância de Copacabana, por exemplo, mas te garanto que vale o deslocamento.
Como disse, Grumari está dentro de uma reserva ambiental e, por conta disso, a natureza por lá é super preservada e parece intocada. A praia é cercada por diversos costões, morros e vegetação de restinga.
A Praia de Grumari está entre a praia do Abricó e as praias selvagens. Para quem, assim como nós, ama estar em meio à natureza, este é um lugar perfeito.
Como chegar na praia de Grumari?
É possível chegar em Grumari pelo Recreio dos Bandeirantes, mas o caminho mais comum é pela serrinha que une o Recreio a Grumari.
É na entrada dessa serrinha que fica a cancela de controle de entrada de carros na região durante o verão. Quando os estacionamentos ficam lotados, a cancela é fechada e só é possível entrar a pé ou de bike. Porém, já te aviso que a caminhada é longa e bem íngreme.
O melhor trajeto vai depender de onde você estiver. Coloque sua localização no GPS que ele te dirá o melhor caminho.
Praia de Grumari
Com aproximadamente 2,5 km de extensão de faixa de areia, a praia de Grumari é bem grande e, por isso, dificilmente fica cheia. Cercada por montanhas e muita área verde, essa é uma das mais belas praias do Rio de Janeiro.
O mar de Grumari possui água transparente e limpíssima, com cor que alterna entre o verde e o azul, dependendo da luz do sol. A areia é dourada e também muito limpa. Realmente, é uma praia que dá gosto ficar sentada na areia curtindo o visual.
Os surfistas adoram essa praia por conta das ondas que se formam quando o mar está agitado. As ondas quebram mais para o meio do mar e, por conta disso, o mar costuma ser mais calmo perto da areia.
Mas, não é raro encontrar a praia como na foto abaixo, parecendo uma grande piscina com água mansa.
O canto esquerdo da praia, ao lado do costão, é a parte onde o mar costuma ser mais calmo. Também é nessa região que costuma ter mais estrutura de quiosques: são 4 um ao lado do outro.
Quase toda a faixa de areia é acompanhada por uma rua de paralelepípedos, que possui vagas de estacionamento.
Outra opção é deixar o carro nos estacionamentos fechados que ficam no final da orla. Esses estacionamentos costumam cobrar, em média, R$ 15,00. Alguns deles possuem chuveiros e banheiros.
Estrutura
A estrutura de Grumari é bem satisfatória, se levarmos em conta que a praia está super afastada. Alguns quiosques estão espalhados pela orla e oferecem desde petiscos até refeições e diversas bebidas.
A maioria dos quiosques está concentrada no canto direito da praia. Eu amo o pastel de camarão da barraca El Shaday.
Além de crocante e sequinho, ele vem super bem recheado. Vale a pena experimentar.
Mirante da praia de Grumari
Essa é uma dica de ouro para aqueles que gostam de observar a paisagem do alto. O mirante é pouquíssimo conhecido e muita gente que frequenta a praia por bastante tempo não faz ideia que ele existe.
A subida é bem rápida e super fácil – em 3 minutinhos você já chega no topo.
No canto direito da praia, você encontrará uma pequena escadaria. Basta subir, virar à esquerda e subir mais um pouquinho, sempre rente à pedra.
Para quem gosta de contemplar a paisagem e, principalmente, para que curte fotos, a subida no mirante é imperdível.
Entardecer em Grumari
Essa é uma praia perfeita para passar o dia relaxando junto à natureza. É muito comum ver grupos que levam bebidas e petiscos para ficar até o anoitecer.
Infelizmente, o sol se põe do lado oposta à praia, mas o colorido do céu é sempre lindo.
Vale lembrar
- Não esqueça o protetor solar – a região não possui lojas;
- Chegue cedo, ou você correrá o risco de ficar barrado na cancela, caso a praia já esteja cheia;
- O telefone pega muito mal por lá – às vezes rola um sinal, mas logo vai embora.
Espero que você tenha curtido a dica e que sua experiência seja tão incrível como sempre é a nossa. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te Vejo na Praia de Grumari!
12 Comentários
Maravilha !!
Oi Lu!
As barracas não fazem aluguel de guarda-sol?
Ola Milenna,
Fazem sim, porém as barracas que prestam esse serviço ficam localizadas no canto direito da praia.
Beijinhos
Boas lembranças da praia e do sítio do “Maninho” próximo a pedra. Não tinha energia elétrica, íamos por Guaratiba. A pedra guarda algumas inscrições que só arquiologos podem desvendar. Década de 1970, quando frequentei.
Que bacana!!!
Olá João,
Que lembranças incríveis
Fui lá agora em janeiro-23 o que vi foi uma praia suja sem estrutura e o quiosque atendeu pessimamente. Local distante e com pouca segurança.
Puxa, que pena!!!
Ainda não estivemos por la esse ano.
Um lugar maravilhoso, segurança, privacidade momentos inesquecíveis. Mas peça alimentação direto no quiosque pois tem ágio e taxa de serviço do prestador de serviço que controla o acesso ao local
Ola Fátima!
Muito importante sua observação
REALMENTE LUGAR PERFEITO LINDO DEMAIS
Lugar,100sacional