As experiências do Priceless Cities Rio de Janeiro fazem parte da plataforma Priceless Cities da Mastercard. O projeto foi criado com o intuito de proporcionar experiências exclusivas que fazem parte do movimento “Comece o que não tem preço”, da Mastercard. O movimento visa inspirar as pessoas a buscarem por suas paixões
A plataforma permite ao cliente Mastercard vivenciar momentos e experiências que envolvem música, arte, cultura, arquitetura, esporte, gastronomia, viagens e compras. Na categoria viagens, por exemplo, existe a opção de day use no Hotel Fasano Boa Vista. Já fiquei hospedada no hotel e posso garantir que é incrível. Não deixe de conferir.
No início do mês, a Mastercard presenteou os cariocas com uma experiência incrível de cervejas artesanais no Jockey Club do Rio. Infelizmente, nós não conseguimos ir ao evento (já tô aqui desejando o próximo evento cervejeiro na cidade Maravilhosa), pois já tínhamos um compromisso no mesmo horário. Mas, para o TeVejoPeloMundo não ficar de fora desse super evento cervejeiro, convidamos nossos amigos Bia e João – do blog Malas ao mundo – para nos representar e contar tudo sobre o evento a vocês.
Priceless Cities Rio de Janeiro
O #pricelessrj, da Mastercard, que já está se firmando no calendário do Rio com eventos surpreendentes, desembarcou mais uma vez na cidade maravilhosa para mais uma edição exclusiva: uma degustação de cervejas artesanais regadas a muito bate papo sobre cervejas com o grande sommelier Botto em um dos lugares mais charmosos do Rio!
Sommelier Botto
E como não poderia ser diferente, o evento foi incrível! Tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente o “pai” das cervejarias artesanais: Botto!
Léo Botto, que dispensa apresentações para os cariocas, criou sua marca em 2005, na cozinha de casa! Pioneiro no movimento de cervejarias no país, já ensinou mais de 3.000 pessoas a desenvolverem sua própria receita. Ministra cursos de consultoria e produção na área e teve como alunos os sócios da ThreeMonkeys e da HocusPocus (cervejarias também referência na cidade).
#pricelessrj
Tivemos uma tarde incrível com muitas curiosidades sobre todo o processo e história da cerveja ao redor do mundo! Tudo isso, claro, regado a uma degustação, que incluiu várias cervejas assinadas pelo Botto, na micro cervejaria da casa Camolese!
A casa, um capítulo à parte, fica no jockey, em frente às pistas de páreo, com uma vista linda para o Cristo Redentor!
O restaurante, que é especializado em comida mediterrânea e brasileira, possui sua própria cervejaria (incrível, por sinal)! Em um espaço super descontraído, com um um lindo deck de madeira em uma área super verde e aconchegante. Um convite a um almoço longo em um dia de sol.
O evento, exclusivo para clientes Master Card Platinum e Black, foi acompanhado de um menu especialmente desenvolvido para harmonizar com as deliciosas cervejas locais!
Vamos de curiosidades que descobri no Priceless Cities Rio de Janeiro? Aproveita que sou gente boa e vou te contar muito do que aprendi e que pretendo usar nas próximas mesas de bar com amigos!
Curiosidades cervejeiras
- Sabe por que a cerveja é conhecida como pão líquido?
Porque cerveja é toda bebida fermentada através de grãos, cereais. A única diferença, no final das contas, é o estado líquido e sólido. Pois a cerveja é feita de, pelo menos, 90% água. Legal, né?
- Outra curiosidade que amei saber, foi sobre os alemães: cerveja pura na Alemanha é tão tradicional que na Copa do Mundo Fifa 2002, a cerveja oficial patrocinadora era a Budweiser. Porém, os alemães não aceitaram que teriam que beber “apenas Bud” nos jogos, por ser, segundo eles, uma cerveja “impura”. Diante disso, após muitas manifestações, conseguiram fazer com que cervejarias locais também pudesse vender cerveja durante a copa, algo histórico!
- No período da peste negra, como a água estava contaminada, a bebida mais consumida era a cerveja!
- Tempo mínimo de um processo para cerveja ficar pronta (maturar, fermentar) sem produtos químicos para acelerar o processo, varia entre 20 e 25 dias. Porém, a maioria das grandes marcas utiliza produtos químicos para acelerar esse processo para produzir mais rápido! Tá aí a explicação de tanta dor cabeça após tomarmos algumas marcas hahahahahha.
Dentre as marcas maiores e industrializadas, a que ele mais indica é a Heineken, que não usa aceleradores de produção.
- Atletas alemães de alto rendimento se reidratam com cerveja (em pouca quantidade é um isotônico melhor que gatorade).
Lúpulo é fotossensível, por isso as garrafas de cerveja são escuras!
Mas conseguiram desenvolver alguns lúpulos modernos que conseguem bloquear isso, artifício usado pela Corona para manter suas garrafas transparentes
O chopp
Chopp vem de uma palavra alemã de medida, que com o tempo passou a ser de meio litro. Na época de colonização, com a chegada dos alemães ao Brasil, ao frequentarem os bares das cidades eles pediam “um chopp”, querendo pedir uma caneca de 500ml, prática comum na Europa. E com isso, pedir um chopp popularizou-se!
A hora do brinde
O brinde começou porque os Vikings tinham medo de envenenamento, então, durante o brinde, quando você bate um copo no outro, vai cerveja de um copo para outro, e quem te serviu não podia correr o risco de se envenenar, né?
Uma tarde de muita cultura, bom papo e ótimos sabores! Obrigada, @mastercard por essa experiência que não tem preço! Saúde!
Te Vejo no próximo Priceless Cities Rio de Janeiro!