Tá ansioso para conhecer o resultado do Comida di Buteco 2018? Neste ano, o concurso bateu o recorde de votações, com o incrível número de 250 mil votos (para comparação, em 2017 foram apuradas 180 mil cédulas).
Sobre o concurso
O concurso foi criado em 2000, com o objetivo de valorizar a cozinha de raiz. Os bares escolhidos para participar devem sempre ter o dono à frente do negócio e não podem pertencer a franquias ou redes. Os estabelecimentos participantes têm sempre a identidade de seu proprietário e, muitas vezes, também contam com outras pessoas da família do dono trabalhando no local.
O concurso chegou na Cidade Maravilhosa em 2008 e, de lá pra cá, vem caindo cada vez mais no gosto e e fazendo parte da programação do carioca.
Resultado do Comida Di Buteco 2018
Conhecemos os cinco primeiros colocados do concurso na noite do dia 29/05, durante uma deliciosa festa no Rio Scenarium, no centro do Rio. A noite foi de samba, cerveja gelada, petiscos gostosos e muita emoção.
Em primeiro lugar: Buteco do Portuga
O Buteco do Portuga foi o grande campeão da noite e trouxe, diretamente de Nova Iguaçu, a “Marmita de Cabral”.
O petisco campeão é feito de lascas de bacalhau com legumes (cenoura e batata), cozidos no azeite e no requeijão.
Com a vitória na Cidade Maravilhosa, o Buteco do Portuga concorrerá agora ao prêmio nacional do concurso. Estamos na torcida para que, mais uma vez, o título de melhor buteco do Brasil venha para o Rio de Janeiro.
Em segundo lugar: Boteco do Teixeira
O segundo lugar do Comida di Buteco 2018 ficou com o Boteco do Teixeira. O bar de Caxias é o maior campeão do concurso entre os cinco premiados, tendo conquistado o terceiro lugar em 2017 e o quinto lugar em 2016.
O petisco vice-campeão de 2018 foi o “Boiteco”, bolinho de picanha moída temperada, recheada com queijo e bacon, empanado em farinha crocante, servido com molho gorgonzola, acompanhado com pão de alho.
Enquanto escrevia os ingredientes, confesso que fiquei com água na boca! Partiu Caxias para provar esse “Boiteco”!
Em terceiro lugar: Folia do Boi
A felicidade da queridíssima Ana Aleixo e seu marido Anderson Ribeiro em terem conquistado o terceiro lugar do concurso foi emocionante. A alegria é marca registrada do Folia do Boi, localizado no bairro do Cachambi. Ano passado, o boteco fez sua estreia no concurso e levou o prato de quinto lugar.
Esse ano, o Folia do Boi trouxe o “Conquistando o sogro”, feito de carne seca, calabresa e bacon puxados no azeite extra virgem com alho e cebola. Acrescido de feijão vermelho e queijo coalho, o prato é finalizado com salsa, cebolinha verde e alho pipoca.
O prato ganhou o nome de “Conquistando o sogro” por ter sido a primeira refeição que o Anderson fez para o pai da Ana. Uma linda homenagem, não é mesmo?
Em quarto lugar: Empório Quintana Boteco
O Empório Quintana Boteco fez sua estreia no concurso, já arrematando o prato de quinto colocado para a Cadeg.
O delicioso “Suininho” é feito com bolinho de carne suína, recheado com provolone e mussarela, acompanhando três molhos: barbecue de goiaba, azeite de ervas e mostrada com melado de cana.
Nós estivemos no Empório Quintana no último final de semana do concurso e adoramos, não só o petisco, como o clima do bar.
Em quinto lugar: Colarinho Branco
Fechando a lista de campeões da noite, mais um boteco de Nova Iguaçu levou prato pra casa (ops, pro bar). Uhullll Nova Iguaçu!!! O Colarinho Branco levou o quinto lugar no concurso.
A “Operação Força Tarefa”, nome do petisco premiado, é feito com cubos de carne de suíno marinados e temperados, envolvidos com bacon, sobre uma rodela de abacaxi caramelizado e acompanhados de um cuzcuz de feijão de corda com molho a base de limão.
Em 2016, o boteco ficou em segundo colocado no concurso. Ainda não conhecemos o Colarinho Branco, mas em breve vamos conferir tudo que rola por lá.
Melhor Garçom
Esse ano, a Rádio Globo decidiu presentear o melhor garçom do concurso. A votação foi popular e realizada pela internet. O ganhador foi o Jailson Ramos, do Bar Limão com Mel, em Maria da Graça.
Em breve, faremos uma vista no Limão com Mel para conhecer o Jailson.
Desafio Dona Benta
Quem levou a melhor no desafio Dona Benta (prêmio para o melhor petisco ou sobremesa feito com a farinha da marca) foi o Bar do Gallo, na Taquara.
A sobremesa premiada foi o “Pão de Mel no pote” – bolo de pão de mel e doce de leite. Estamos loucos para provar essa sobremesa.
O resultado do Comida di Buteco 2018 chegou depois dos botecos terem passado pela avaliação dos jurados e do público. Os quesitos avaliados foram: petisco (70%), atendimento (10%), higiene (10%) e temperatura da bebida (10%).