A ilha Grande é um dos destinos mais encantadores e surpreendentes do estado do Rio de Janeiro. Não é a toa que, recentemente, junto com Paraty, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma das perguntas que mais recebemos no @Tevejopelomundo é sobre quantos dias ficar e o que fazer em Ilha Grande. Por conta disso, decidi escrever um guia completo sobre a Ilha. Mas, antes disso, vou deixar aqui pra vocês um roteiro de 3 dias para Ilha Grande. E, se assim como eu, você for apaixonado pela ilha, fique de olho aqui no blog, pois publicaremos diversos artigos contando detalhes, segredos e aventuras na Ilha Grande.
Minha história com a Ilha Grande
Frequento a Ilha Grande há muitos anos. Já estive por lá com namorado, amigos e até sozinha. Entretanto, a época que mais frequentei a Ilha Grande foi durante a faculdade. Pelo menos uma vez por mês eu ía pra Ilha Grande e era sempre incrível. Com isso, pude acompanhar bem de perto toda a mudança e evolução desse paraíso.
O que mais me encanta na Ilha Grande é que, mesmo atualmente, com pousadas confortáveis, lojas famosas e restaurantes badalados, a ilha não perdeu a sua vibe de paz. Principalmente na baixa temporada, a ilha continua com aquele climinha de cidade do interior
Melhor época para conhecer Ilha Grande
Sempre que me perguntam sobre a melhor época para conhecer um destino, eu respondo que é quando nós podemos. Já faz um tempo que a meteorologia está descontrolada, de forma que podemos encontrar tempo ruim até na melhor época daquele destino. Vou colocar aqui algumas dicas que você deve levar em consideração quando estiver programando sua viagem para a Ilha Grande.
- A ilha é perfeita nos meses de março (final), abril, maio, junho e agosto. Geralmente os dias são de sol com céu azul e dificilmente chove. Por estar na baixa temporada, as praias estão mais vazias e os preços mais baixos;
- Julho também costuma ter céu azul e bastante sol, com temperaturas mais frescas. Por conta das férias escolares, a ilha pode estar mais cheia do que o normal e os preços mais altos.
- Durante a altíssima temporada (dezembro até o carnaval), as chuvas são mais frequentes e a ilha costuma ficar lotada. Só vá nessa época se for a única data que você tiver disponível.
- Se você prefere um local mais vazio, evite feriados prolongados, carnaval e semana santa, além, é claro, da alta temporada
- De setembro até início de dezembro, a ilha ainda está bem tranquila. As temperaturas começam a subir e as chuvas aparecem com mais frequência. Entretanto, até o início de dezembro, a ilha costuma ser mais vazia.
Roteiro Ilha Grande 3 dias
Agora que você já conhece minha história com a Ilha Grande e já tem ideia de qual a melhor época para conhecer esse destino incrível do RJ, explicarei com detalhes o roteiro que fizemos durante nossa última passagem pela Ilha Grande
Nossa trip foi organizada pelo Rico – responsável pelo site Navegue Angra – onde você encontrará diversas dicas sobre a região. Pra nós, que estamos acostumados a organizar cada detalhe das nossas viagens, ter uma trip assim já toda montadinha, somente com a “preocupação” de curtir cada passeio, foi uma delícia.
Roteiro de final de semana em Ilha Grande
Se você está querendo visitar a ilha e anda sem tempo para pesquisar e organizar a sua viagem, vou compartilhar com vocês todo os detalhes do nosso roteiro de 3 dias em Ilha Grande. A ideia é já deixar tudo aqui prontinho pra você montar sua viagem. Vou compartilhar os passeios e as empresas que usamos.
Passeios para 3 dias em Ilha Grande
- Praia do Pouso + Praia de Lopes Mendes
- Nascer do sol, Gruta do Acaiá + Lagoa Verde + Lagoa Azul + Almoço Praia da Crena
- Volta à Ilha: Lopes Mendes, Praia de Caixadaço, Praia da Parnaioca, Praia do Sul, Aventureiro, Praia dos Meros e almoço em Maguariquessaba.)
Como chegar em Ilha Grande
Antes de falar sobre o roteiro, preciso te dizer como chegar em Ilha Grande. Nós fomos de carro do Rio de Janeiro até Angra dos Reis e, de lá, pegamos a lancha rápida da Doce Angra, uma das empresas que fazem o translado Angra dos Reis x Abraão.
Já na volta para o continente, fizemos a travessia Abraão x Angra dos Reis também de lancha rápida, desta vez com a empresa Objetiva Tour.
Melhor forma de chegar em Ilha Grande
Existem 3 cidades que disponibilizam lanchas / barcas até a Ilha Grande: Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba. Todas possuem estacionamento caso você vá de carro, além de parada de ônibus que trazem turistas de diversas cidades.
Para quem vai do Rio de Janeiro, Mangaratiba é o destino mais próximo; porém, de lá só saem as barcas, que levam aproximadamente 80 minutos de travessia. Diariamente, a travessia de Mangaratiba x Abraão é feita às 8h e, apenas nas sextas-feiras, também é realizada uma travessia extra às 22h.
20 km depois de Mangaratiba está a cidade de Conceição de Jacareí, de onde saem diversas lanchas rápidas em vários horários. O tempo de travessia varia de 15 a 50 minutos, dependendo do tipo de embarcação. Tanto a Doce Aventura quanto a Objetiva Tour possuem translado saindo de Conceição para Abraão
Angra dos Reis é a melhor opção para quem vem de São Paulo, pois está mais perto da capital paulista. De Angra, saem as lanchas rápidas e também a barca. As lanchas possuem diversos horários de saída. Já a barca possui apenas um horário durante a semana (15h30) e outro aos finais de semana e feriados (13h30).
O que fazer em Ilha Grande 3 dias
É claro que existem diversas opções de passeios e roteiros em Ilha Grande. Mas, para facilitar a sua vida e não te deixar em dúvida, vou contar, a partir de agora, exatamente como foi nosso roteiro, sem dar outras opções. Em breve sairá um artigo completíssimo com todas as opções de atrativos na ilha. Fique de olho!
Dia 1: Praia do Pouso e Lopes Mendes
Para otimizar o tempo, nós fomos de barco até a praia do Pouso e, de lá, fizemos a trilha T11 até Lopes Mendes
O trecho Abraão x Pouso foi feito com a agência Equipe Athos, que tem saídas diárias do do cais do Abraão às 09h30, 10h30 e 11h30. Esses horários podem variar de acordo com a temporada e, por isso, confirme direitinho na época de sua viagem.
O valor do transfer no período em que fomos foi de R$ 30,00 ida e volta. Vale lembrar que você pode escolher entre um dos três horários de ida e entre os três horários de volta que a empresa disponibiliza. Os horários de volta são: 15h, 16h e 17h, também podendo variar de acordo com a época do ano.
O trajeto Abraão x Pouso passa por mar aberto e, por conta disso, a embarcação pode balançar mais do que o normal. Caso você costume enjoar, vale a pena tomar algum remédio para evitar desconforto durante o passeio.
Depois de aproximadamente 25 minutos navegando na escuna (que é grande e bem confortável), chegamos na Praia do Pouso.
Vale lembrar que o ticket que você usa para embarcar na escuna em Abraão é o mesmo para o embarque na volta – ou seja, cuide bem dele e não perca.
Praia do Pouso
Eu sei que o normal é estar ansioso para conhecer Lopes Mendes e não ficar na Praia do Pouso e foi exatamente assim que fizemos dessa vez. Mas, em outras viagens, já fiquei algumas horas nessa praia e recomendo, pois o mar é bem calminho e uma delícia.
Trilha T11
Para chegar até Lopes Mendes, você vai cruzar a trilha T11 (Pouso x Lopes Mendes). A trilha é curta, com aproximadamente 900 metros, mas possui alguns trechos com subidas e descidas. Eu achei bem tranquila, mas, para quem não está acostumado com trilhas ou tem mobilidade reduzida, o segredo é ir devagar, parando para descansar e beber uma água de vez em quando.
Geralmente, a trilha dura 20 minutinhos, mas isso vai depender do quanto você gosta de tirar fotos. A trilha passa por uma pequena parte da praia e depois segue em mata fechada.
Praia de Lopes Mendes
A chegada em Lopes Mendes é incrível, pois a mata vai se abrindo e um portal natural revela uma imensidão azul.
A praia já esteve entre as 10 mais bonitas do mundo e, até hoje, está entre as mais bonitas do Brasil. E além disso é imperdível para um Roteiro por Ilha Grande em 3 dias
A areia branquinha e fina contrasta com o mar transparente e azul. As sombras na areia são formadas pelas amendoeiras que estão pela orla.
Na maioria das vezes, o mar possui muitas ondas – não é à toa que a praia é super procurada pelos surfistas. Porém, também costuma ser bem rasinha, ou seja, mesmo com o mar forte, dá pra dar uns mergulhos na marolinha próxima à areia. Apesar da praia possuir estrutura com guarda-vidas, tenha sempre muita atenção com as crianças
Do lado direito de quem olha para o mar, algumas pedras formam um mirante natural. Vale a pena passar por ali e ver a praia por um outro ângulo. Nessa parte, o mar fica mais calmo por conta das pedras e forma uma deliciosa piscininha natural.
Com pouco menos de 3 km de extensão, a praia é um verdadeiro paraíso e merece a caminhada até o canto esquerdo, onde uma escultura foi feita em uma boia de navio encalhada, que acabou virando símbolo de Lopes Mendes. Um pouco mais à frente, tem um pequeno rio que desagua no mar. Vale o banho de água doce para recarregar as energias pra caminhada de volta até a entrada da trilha.
Vale lembrar
- A praia de Lopes Mendes não possui bares e restaurantes;
- Apenas durante a alta temporada você encontrará barraquinhas vendendo água e biscoito. Por isso, aconselho que você leve sua água e um lanchinho leve;
- Não esqueça o protetor solar e o repelente para a trilha;
- A praia não possui sinal de celular;
- Evite ir até Lopes Mendes se o dia estiver sem sol. A praia não fica tão bonita como nos dias de sol e céu azul;
- Não deixe nenhum tipo de lixo na praia.
Jantar no restaurante Lua e Mar
Depois de um dia de muito sol e mar, nada melhor do que relaxar em um restaurante pé na areia. Foi exatamente isso que fizemos.
O restaurante Lua e Mar fica na praia do Canto, na Vila do Abraão. Com iluminação baixa e velas espalhadas pelas mesas, o restaurante tem uma energia deliciosa, com clima rústico e culinária tipicamente caiçara. Nos finais de semana, ainda conta com uma musiquinha ao vivo super agradável.
Fomos recebidos com um verdadeiro banquete de frutos do mar. Começamos os trabalhos com isca de peixe e lula e, em seguida, nos deliciamos com a moqueca de camarão com banana – prato típico da região, peixes e frutos do mar grelhados na chapa quente. Estava tudo absolutamente delicioso. Fico com água na boca só de lembrar.
Conheça as praias de Arraial do Cabo
DIA 2: Gruta do Acaiá, Lagoa Verde, Lagoa Azul e Almoço na praia da Crena
Começamos o segundo dia do nosso roteiro de 3 dias em Ilha Grande fazendo uma das coisas que mais gostamos – vendo o sol nascer!
Acordamos bem cedinho pra caminhar até a praia de Abraão e, como estávamos na Pousada Casa Blanca, em 2 minutinhos já estávamos na praia
O céu estava limpo e o nascer do sol foi lindíssimo. Valeu muito a pena acordar cedo pra ver esse espetáculo.
Passeio com a Objetiva Tour
A Objetiva é a única agência que tem autorização para parar na gruta do Acaiá. O flex boat da Objetiva é super rápido, confortável e coberto (isso faz toda diferença para dias de sol forte).
Vale lembrar que o flex possui cooler com gelo, sendo permitido levar bebidas para serem consumidas durante o passeio.
Logo na saída do passeio, alguns golfinhos apareceram para dar as boas vindas. Um momento incrível, principalmente para as crianças.
Gruta do Acaiá
Nossa primeira parada foi na gruta do Acaiá. A descida até a gruta é opcional e custa R$ 20,00 (esse valor deve ser pago diretamente ao proprietário da localidade onde fica a gruta). Vale lembrar que o pagamento é somente em dinheiro.
Caso você não queira visitar a gruta, pode ficar no flex ou no mar ao redor do barco, na entrada da gruta. Saiba tudo sobre a gruta aqui
A gruta do Acaiá está a aproximadamente 8 metros abaixo do nível do mar e reserva um lindo espetáculo no seu interior. No final da gruta, existe uma fenda na pedra, por onde a água do mar entra no salão, formando uma verdadeira praia de pedras subterrâneas.
Quando a luz solar entra na gruta, acontece o fenômeno da fluorescência, que deixa a água com um tom verde turquesa incrível.
Vale lembrar:
- Para chegar até a gruta, você terá que passar por uma caverna estreita e escura. Se você tiver claustrofobia ou medo de escuro, não aconselho descer;
- São aproximadamente 10 metros de caminho dentro da gruta para chegar até a água, que é feito se rastejando;
- Vá de biquíni ou roupa que não tenha problema sujar ou rasgar;
- Se tiver, leve uma lanterna de cabeça;
- Só é possível entrar na água quando o mar está bem calmo. Não se arrisque se não tiver certeza.
Em breve, farei um post exclusivo contando mais detalhes sobre essa experiência que vale muito a pena viver. Fique de olho aqui no blog.
Lagoa Verde
Chegamos na Lagoa Verde e ficamos aproveitando o mar clarinho e os inúmeros peixinhos que estão sempre por lá.
A parada na Lagoa Verde dura aproximadamente 1h30, tempo suficiente para relaxar e aproveitar bem o local.
A Lagoa Verde possui uma parte com areia, que forma uma pequena praia. Dessa vez, não fomos até lá, mas vale a pena!
Depois de vários pulos na água e muitas fotos, a próxima parada foi a Lagoa Azul.
Lagoa Azul
Chegamos na Lagoa Azul e fomos recebidos por vários peixinhos.
Por aqui, a ordem também é mergulhar e relaxar nas águas clarinhas e “esverdeadas” da Lagoa Azul. Eu juro que não entendo o motivo deste nome, pois nunca vi a água azul (rsrs).
O segredo é pegar o snorkel e nadar para longe das embarcações e das pessoas. A chance de você avistar tartarugas é grande; já vi muita tartaruga nessa região seguindo essa dica. Durante nossa parada na Lagoa Azul, o Mau (do blog Viagens Possíveis), conseguiu nadar com essa tartaruga linda. Amei essa foto e tem várias outras no blog dele, vale a pena conferir.
Mais uma prova de que a Lagoa Azul, na verdade, está sempre verde é essa foto que o Júlio (do Blog Apaixonados por viagens) fez minha e da Lili. É ou não é verde essa lagoa? rsrs
Saímos da Lagoa Azul e passamos pelo Saco do Céu apenas para contemplar a paisagem e tirar algumas fotos, antes de seguirmos para o almoço na praia da Crena.
Almoço na praia da Crena
Chegamos na praia da Crena ainda com sol, o que foi ótimo para aproveitar um pouco a praia. O almoço – que está incluído no valor do passeio – foi servido no restaurante da praia e estava uma delícia.
Eu adoro comida caseira e os pratos estavam bem nesse estilo. Ainda conseguimos experimentar a cerveja artesanal, que foi produzida especialmente para a Objetiva Tour.
Após o almoço, a lancha deixa os passageiros no pier de Abraão, mas caso alguém queira, pode ficar na praia da Crena e voltar para a vila caminhando.
Dia 3: Volta à Ilha
Confesso que, no nosso roteiro de 3 dias em Ilha Grande, esse era o passeio mais esperado, pois nas dezenas de vezes que eu estive na Ilha Grande, nunca consegui pegar o mar com condições ideais para esse passeio.
Como a volta à ilha tem boa parte do percurso feito em mar aberto, é necessário que as condições do mar e do vento estejam perfeitas. Caso contrário, o passeio não é realizado.
Nosso passeio foi em lancha privada com a Mariana Tour. Saímos do canto esquerdo da Praia de Abraão pontualmente às 9h30. A lancha possui um cooler com gelo e nós levamos nossas bebidas. Não tem venda na lancha e, como o passeio dura o dia todo, aconselho que vocês levem alguns biscoitos ou petiscos para comer durante o dia.
A aventura começa com uma vista panorâmica e contemplativa de toda a extensão da Praia de Lopes Mendes. Estivemos na praia no primeiro dia e foi ótimo ter essa visão de um outro ângulo. Em seguida, fomos em direção à praia de Caixadaço.
Praia do Caixadaço
A praia de Caixadaço é bem pequena, com aproximadamente 15 metros de extensão. Quase sempre está deserta e é uma praia bem selvagem, com areia dourada e fina. Como está rodeada por morros e vegetação, a praia pode, muitas vezes, passar despercebida por quem navega pela região.
Atualmente, a Mariana Tour é a única empresa que para nessa praia, que, de fato, é muito bonita.
Entretanto, durante nosso passeio a maré estava cheia e a praia praticamente sem areia. Por votação, acabamos não desembarcando. Demos apenas alguns mergulhos ao redor da lancha e seguimos para a próxima praia.
Uma pena, pois eu queria muito ter feito umas fotinhos na pedra furada. Fazer o que, né? Já temos um bom motivo para voltar.
Praia de Parnaioca
A praia de Parnaioca está bem de frente para o Atlântico e é uma das praias mais isoladas da Ilha Grande. Com extensão de aproximadamente 1 km, sua areia é grossa e amarelada, quase não possuindo sombra.
Ficamos um pouco no mar para dar uma relaxada e espantar o calor e, em seguida, partimos em direção ao Rio Parnaioca (canto direito de quem olha para o mar), que forma uma pequena lagoa na praia
Aqui acontece o encontro do rio com o mar e eu adoro essa mistura. Nada melhor do que um mergulho na água doce depois do banho de mar, não é mesmo?
Na volta para a lancha, passamos pela pequena igreja do Sagrado Coração de Jesus, que foi construída pelos escravos e mantém os traços originais até hoje.
A pequena igrejinha é um dos poucos vestígios da comunidade que viveu em Parnaioca em meados do século 20. Nessa época, viviam mais de 1000 pessoas no local e Parnaioca era a praia mais povoada da Ilha Grande.
Praias do Sul
Mais uma vez, só passamos e contemplamos a bela paisagem, pois a praia do Sul é uma reserva natural e não pode haver desembarque em suas areias.
A Reserva Biológica da Praia de Sul possui todos os ecossistemas litorâneos presentes no RJ. Bem provável que seja o único no Brasil com essa característica, sendo o mais conservado do estado do Rio.
Aventureiro
As condições meteorológicas desse final de semana estavam fantásticas, mas a praia do Aventureiro estava uma coisa fora do normal. Muita sorte! Muita gratidão por isso.
A cor da água estava incrível e, para deixar ainda mais perfeito, nem estava gelada.
E como eu acredito que nada é tão bom que não possa melhorar ainda mais. O famoso coqueiro torto estava praticamente vazio e era só nosso.
Nem preciso dizer que fizemos praticamente um book por lá, né?
Fiquei surpresa com a estrutura que existe atualmente na praia.
Além de fazer refeições em pequenos restaurantes improvisados pelos moradores locais, é possível até se hospedar por lá. Fazendo a reserva com antecedência, o dono da casa ainda te busca em Abraão. Nosso roteiro de 3 dias em Ilha Grande não nos permitiu, mas se você tiver mais dias na ilha recomendo dormir pelo menos uma noite em Aventureiro.
Praia dos Meros
Nossa última parada antes do almoço foi na pequena, mas não menos encantadora, praia dos Meros.
As areias dessa praia são tão branquinhas que chegam a refletir a luz do sol. E todo o tempo que estivemos por lá, o mar estava com uma coloração esverdeada transparente incrível.
Almoço em Maguariquessaba
A última parada é na praia de Maguariquessaba. Depois de um dia inteiro de muito sol e praias, acabamos não entrando no mar dessa praia e fomos direto para o almoço.
O almoço está incluso no valor do passeio e o prato é escolhido ainda na lancha. O capitão faz os pedidos e informa ao restaurante a hora aproximada que iremos chegar para o almoço. Por conta disso, ao chegarmos no restaurante, nossa mesa já estava pronta e os pratos começaram logo a chegar.
Pôr do sol no mar de Ilha Grande
Depois do almoço, é hora de voltar para Abraão e, como se não bastasse o final de semana perfeito de muito sol e céu azul que tivemos, ainda fomos presenteados com um pôr do sol incrível para fechar com chave de ouro o final de semana.
Ao chegarmos em Abraão, fomos até a pousada para tomar um banho rápido e partimos novamente pro cais para pegar o transfer de volta para o continente.
Importante
Se possível, faça o passeio de volta à ilha em um dia que você vá ficar na ilha – como as últimas lanchas saem às 18h30, acaba ficando bem corrido, uma vez que o passeio tende a voltar entre 17h e 18h.
Por outro lado, exatamente pelo passeio voltar mais tarde e a maioria das pessoas partirem de Ilha Grande no domingo, a tendência é que as praias mais distantes estejam mais vazias no domingo.
Hospedagem em Ilha Grande
Hoje em dia, Ilha Grande possui diversas pousadas confortáveis, com diversas localizações e preços.
Antes de fazer sua reserva, vale conferir se a pousada escolhida possui aquilo que é mais importante pra você.
Isso é muito pessoal e, geralmente, o que os viajantes mais levam em conta na Ilha Grande é: localização, ar condicionado, chuveiro quente, wifi, café da manhã e preço, não necessariamente nessa ordem.
Reserve sua hospedagem em Ilha Grande com desconto
No nosso roteiro de 3 dias em Ilha Grande, ficamos na Pousada CasaBlanca e amamos.
Pousada CasaBlanca em Ilha Grande
Passamos o final de semana em Ilha Grande na pousada CasaBlanca, bem no coração do Abraão, pertinho de tudo e com o conforto que eu precisava depois de um dia de praia e muito sol.
A pousada é super fofa e aconchegante e o nosso quarto bem amplo e confortável. Chuveiro com água quente, ventilador, ar condicionado geladíssimo, cama deliciosa, frigobar e uma varandinha super fofa. Você até esquece que está em uma ilha.
Eu soube que, em algumas pousadas da ilha, o ar condicionado só pode ser ligado durante a noite. Na Pousada CasaBlanca não existe essa limitação.
O café da manhã está incluso na diária, que tem o preço super justo. Confira o valor atual da diária e faça sua reserva.
No vídeo abaixo, dá pra ver a distância exata da pousada até a praia de Abraão.
O fato da pousada CasaBlanca ser bem pertinho da praia facilitou muito, principalmente nas manhãs que saímos para ver o nascer do sol. Super recomendamos!!
Outras opções de pousada em Ilha Grande
A Pousada CasaBlanca é super procurada em Ilha Grande. Caso você não consiga vaga durante a sua viagem, vou deixar aqui outras pousadas que vale a pena você olhar:
- Pousada Recreio da Praia
- Pousada Pedacinho de céu
- Pousada Juliana
- Pousada D´Pillel
- Aquario Pousada e Hostel
- Porto Abraão Pousada
Espero que você tenha curtido o nosso roteiro de 3 dias em Ilha Grande e que sua viagem seja tão perfeita como foi a nossa. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários, que teremos o maior prazer em te ajudar e responderemos assim que possível. Te Vejo em Ilha Grande!
31 Comentários
Uau!!! Que post completo!!! Rico de informações, dicas, indicações, fotos maravilhosas! Amamos conhecer a hospedagem, café da manhã, a gastronomia local, as praias belíssimas. Muito bom! Agradecemos por compartilhar! Parabéns!
Ola Deyse,
Nós que agradecemos o cometário! Fico muito feliz que tenha gostado.
Beijinhos
Realmente, foi merecido o Título da Unesco esse ano. Ilha Grande é um dos nossos Patrimônios Naturais mais lindos. Ótimas dicas!
Ola Stela,
Também acho que foi super merecido.
Beijinhos
Eu tive que escolher para um roteiro entre Ilha Grande Ilhabela e acabei optando pela segunda, mas não foi sem dó viu? Vou usar seu post para planejar a próxima viagem, porque desta vez Ilha Grande vai entrar! 🙂
Ola Meire,
E eu continuo querendo conhecer Ilha Bela. Vamos trocar então, vc vai pra Ilha Grande e eu pra Ilha Bela agora. combinado? rs
Beijinhos
Excelente roteiro, com informações bem completas. Realmente, Ilha Grande é um paraíso!
Nossa, que fotos lindas, adorei seu post! Adoro a Ilha Grande também! Agora que estou morando fora do Brasil, bateu muita saudade deste paraíso que é a Ilha Grande! Obrigada !
Ola Gisele, Fico muito feliz que tenha gostado do post
Beijinhos
Se eu passar apenas um dia nesse paraíso, o que aconselhariam a fazer? Pergunto pois será uma das parados do cruzeiro. Não faço mergulho e também não sou fã de ondas, mas sim de praia de águas calmas e límpidas, com areias brancas.
Ola Flavia, no seu caso eu faria o passeio de volta a ilha, pois você conseguiria conhecer o máximo possível da Ilha Grande com ele.
Beijinhos
Adorei o seu relato e o roteiro indicado! Que eu possa um dia me deliciar nesse paraíso fora da alta temporada e também em dias de sol a pino!
Ola Emilia,
Você vai amar a Ilha Grande
Beijinhos
Adorei suas dicas, estou indo pra ilha grande e estava perdida, vc me ajudou muito irei passar 3 dias, vou tentar aproveitar o máximo. Q pena que as pousadas que vc indicou não estava disponível, mas irei ficar na pousada o pescador…. Tomara q goste.
Ola Nilde,
Fico muito feliz em ter te ajudado 🙂
Algumas pousadas realmente precisam ser reservadas com antecedência. Depois me conte como foi sua viagem.
Beijinhos
Que vontade eu tenho de conhecer esse paraíso. Adorei esse roteiro mais que completo e cheio de dicas. Muito bom saber que em 3 dias, aproveitarei muito e que fica fácil chegar a partir de Angra dos Reis que também quero conhecer e poderei fazer na mesma viagem. Post salvo! Amei.
Ola Lucio, fico muito feliz que você tenha gostado da dica 🙂
ILha Grande é maravilhosa
Beijinhos
Achei perfeito o seu roteiro de 3 dias pela Ilha Grande. Você acha que se eu ficar por 5 dias la ainda terei coisas novas pra fazer? Ou será muito tempo?
Ola Marina,
mesmo que você fique 10 dias na Ilha tenha certeza que você terá coisas legais pra fazer 🙂
Beijinhos
Lu, que nostalgia esse seu post. A ilha Grande foi a minha primeira viagem com meu marido há 24 anos. Que delicia rever alguns lugares que fomos. Estamos programando voltar em breve e vou usar esse seu roteiro de 3 dias por lá. Está perfeito!
Ola Hebe,
Que lindo a Ilha ter sido sua primeira viagem com o maridão 🙂
Com certeza a ilha mudou muito durante todos esses anos, será uma viagem incrível para vocês.
Beijinhos
Eu ainda não conheço a Ilha Grande e amei o seu Roteiro de 3 dias por lá. Sempre que vou ao Rio de Janeiro, reservo um tempo para conhecer as cidades turísticas, Ilha Grande nunca foi um destino, agora fiquei tão encantada com seu post que vou querer passar pelo menos 3 dias por lá para conhecer tudo. Adorei. Grata.
Ola Normeide,
Que bom que você gostou do roteiro. Tenho certeza que você vai amar a Ilha Grande.
Beijinhos
Amo demais Ilha Grande e já estive lá 3 vezes mas há muitooooossss anos. Excelente roteiro por Ilha Grande em 3 dias. Quando puder voltar irei por Conceição de Jacareí pois é menos tempo no mar. Indo por Mangaratiba naquela barca é muito ruim. Praias maravilhosas, mar fantástico. Bom também ter dica de pousada. ótimo post
Ola Lilian,
Todas essas pousadas são maravilhosas.
Beijinhos
Amei seu roteiro , muito obrigada por compartilhar, estou indo em viagem sozinha , .Que pena que vc não colocou os valores de todos passeios e pousada. Seria de grande ajuda pra quem anda com a grana curta mas que ama viajar.Um grande abraço e que Deus lhes proporcione mais mil viagens como esta!
Olá Rosangela,
As vezes evito colocar os valores pois eles mudam bem rápido, dai as pessoas se programam e acaba não dando certo.
Beijinhos
Encantada com esse lugar e também com o seu post! Amei as dicas e as fotos. Adoraria saber como fez o registro do fenômeno da fluorescência dentro da gruta! Já salvando tudo aqui!
Ola Ângela, é bem fácil fazer a foto, pois dentro da gruta a luminosidade do fenômeno é incrível. Fiz a foto com celular mesmo.
Beijinhos
Morro de vontade de conhecer Ilha Grande! O seu Roteiro pronto para curtir 3 dias ficou fantástico! Quanto lugar maravilhoso, só fiquei com mais vontade! Tá tudo salvo pra quando passar a pandemia! Parabéns pelo post super completo! Abs!
Olá Cintia, fico muito feliz que você tenha curtido a dica. ILha Grande é maravilhosa e logo logo tudo vai voltar ao normal e você vai poder explorar o paraíso.
Beijinhos