Você conhece o significado de todas as siglas que estão nos rótulos das cervejas? Eu confesso que demorei para entender e aprender sobre todos esses termos e, durante muito tempo, tive muitas dúvidas quanto a cada uma dessas letrinhas na hora de escolher minha cerveja.
Se, assim como eu, você já encontrou abreviações em rótulos de garrafas e latinhas – principalmente de cervejas artesanais – e ficou sem saber o significado, esse post é para você.
Significado das siglas nos rótulos das cervejas
As abreviações que aparecem nos rótulos cervejeiros trazem importantes informações que influenciam na cor, sabor, estilo e até teor alcoólico de cada rótulo.

Para ajudar a entender melhor e tirar todas as dúvidas dos rótulos da nossa bebida alcoólica preferida, o mestre cervejeiro Alexandre Vaz, da Ashby, explicou para nós do Te Vejo Pelo Mundo a definição das siglas mais frequentemente encontradas nas garrafas e latas de cerveja.
Saiba como funciona um processo de
fabricação de cerveja em grande escala.
AA%
Essa sigla explica sobre os alfa ácidos e resume o nível do amargor do lúpulo. Esse número pode variar de 2,5 a 18 AA%. Explicando melhor: quanto maior o número ao lado dessa sigla, maior será o amargor do lúpulo usado na fabricação da cerveja.
ABV
Essa sigla quer dizer “Alcohol by volume”, ou seja, ela mostra o percentual de álcool na bebida. Toda bebida alcoólica tem a obrigatoriedade de ter essa informação em seu rótulo. Essa é uma das informações mais importantes no rótulo não só de uma cerveja, como em qualquer bebida alcoólica. Se você prefere cervejas com baixo teor alcoólico, fique de olho no seu ABV.
IBU
Essa é uma das siglas mais comuns que aparecem nos rótulos das cervejas. O IBU é uma unidade internacional que representa o amargor da bebida no mercado cervejeiro: “International Bitterness Unit”. Quanto maior o número do IBU no rótulo da cerveja, mais amarga ou lupulada ela será. Vale lembrar que o lúpulo é o maior responsável pelo amargor das cervejas. Além disso, ele é um conservante natural.
Conheça o processo de fabricação de uma cervejaria artesanal.
OG
A sigla OG (“Original Gravity” – em português densidade inicial) mostra a quantidade inicial de açúcares da cerveja. O termo mostra que a brasagem durante a produção da cerveja foi feita corretamente e todo o amido foi transformado em açúcares. Essa medição é feita após a cerveja ser resfriada e antes da entrada da levedura no processo.
FG
É avaliando a “Final Gravity” (Densidade Final) que sabemos se a fermentação da cerveja foi finalizada. A FG explica a parcela de açúcares que foi transformada em álcool durante o processo de fermentação. Esse processo é feito no final da fermentação da cerveja.
SRM
O SRM (Standard Reference Method) seve para identificar a coloração da cerveja. Também é ele que diz qual malte e grau de torrefação foram utilizados na produção, pois eles interferem no sabor e na cor da cerveja, além de estarem ligados ao estilo da cerveja. Vale lembrar que existe uma grande variedade de malte, que diferem apenas no grau de torra e determinam a cor da cerveja.

Espero que tenham curtido a dica e que agora vocês não tenham mais dúvidas quanto ao significado das siglas nos rótulos das cervejas. Fique sempre de olho nas dicas etílicas, pois estamos sempre colocando novidades do mundo das cervejas e das bebidas em geral para vocês.