Sabe quando a gente programa uma viagem para a praia, vai cheia de expectativas e, quando chega lá, chove todos os dias? Inicialmente, é uma frustração. E foi o que aconteceu comigo em uma viagem recente para Trancoso: três dias de viagem, três dias de chuva. Aí pensei: o que fazer em Trancoso com chuva? E descobri que dá pra aproveitar muito.
Trancoso é um pequeno distrito de Porto Seguro, na Bahia e tem atraído cada vez mais turistas, muitos deles famosos. Suas ruas charmosas, casinhas coloridas e praias lindíssimas são os principais motivos.
Reserve sua hospedagem com desconto
Quem visita Trancoso, quer conhecer suas praias e centro histórico, já que essa região foi uma das primeiras a ser explorada pelos portugueses, em 1500. Portanto, sempre esperamos um belo sol para podermos curtir o destino. E se chover? Bom, no meu caso, posso garantir que não me impediu de conhecer – e me apaixonar por Trancoso.
Quando ir pra Trancoso
Trancoso não tem uma estação seca, as chuvas são distribuídas ao longo do ano. Mas é Bahia, né? Calor o ano todo e mesmo quando chove, o sol arruma um jeito de aparecer, nem que seja rapidinho. Quem não gosta de muito agito, a dica é fugir da alta temporada, ou seja, o verão. Principalmente ano novo e carnaval. De qualquer forma, Trancoso é bom o ano inteiro.
O que fazer em Trancoso com chuva
Caminhar pela cidade
Sim, é possível explorar o centro histórico (conhecido como Quadrado), mesmo em um dia de chuva. Como as temperaturas na Bahia se mantém altas, os programas a céu aberto podem seguir tranquilamente com a ajuda de um guarda-chuva. O passeio é curto, tudo muito próximo e perfeito para conhecer as lojas, galerias e casinhas coloridas do Quadrado.
Vale também conhecer a Igreja de São João Batista (ou Igreja do Quadrado). Ela foi construída no século XVII e é um dos símbolos da cidade. Na frente da igreja, ficam os três mastros dos padroeiros de Trancoso: São Sebastião, São Brás e São João. Os mastros são pintados pelo artista local Valquito Lima e as bandeiras são pintadas pelo artista Damião Ferreira.
Aliás, tive a oportunidade de fazer um workshop com os dois artistas, representando o Te Vejo Pelo Mundo, em um projeto de Experiências Priceless da Mastercard.
Quem gosta de fazer umas comprinhas, esse passeio também é uma boa pedida. As principais lojas de artesanato ficam nessa área. Nem preciso dizer que o artesanato de Trancoso é lindo! Cheio de cores, brasilidade e referências indígenas. Os preços são um pouco salgados, mas certamente são peças bastante exclusivas.
Comer bem em Trancoso mesmo com chuva
Nada melhor para fazer em um dia chuvoso do que comer, não é mesmo? Para sorte dos comilões, como eu, o que não falta é boa opção em Trancoso. Adivinha onde? Isso mesmo, no Quadrado. Tem para todos os gostos e bolsos. Eu tive a oportunidade de conhecer alguns excelentes restaurantes e vou recomendar alguns.
O restaturante El Gordo, é um deles. O dono é português, então dá para encontrar muitas opções de bacalhau, frutos do mar e uma excelente carta de vinhos. Eu comi um Bacalhau com Nata maravilhoso. Além disso, o ambiente é super agradável. Dá para ficar umas boas horas por ali.
Outra dica, preferencialmente para o jantar, é o restaurante Jacaré do Brasil. O dono possui outros empreendimentos no distrito e é bem conhecido por lá. A vantagem é que o Jacaré do Brasil fica logo na entrada do Quadrado e, dependendo de onde estiver hospedado, dá pra ir a pé.
O restaurante tem um cardápio variado, a la carte, e excelentes drinks. Sugiro provar a caipirinha com uma das variadas frutas que eles oferecem. Eu provei a de lima da Pérsia e amei! O restaurante ainda tem música ambiente que vai se agitando ao decorrer da noite, certamente uma ótima maneira de fechar o dia, sem se importar com o tempo lá fora.
Uma experiência diferente
O meu preferido foi o Restaurante Floresta, do mesmo dono do Jacaré do Brasil. O Restaurante Floresta fica um pouco mais longe 20 minutos do centro. Para chegar, é preciso pegar uma estradinha bem chatinha, especialmente com chuva, mas vale o esforço. Fica realmente na floresta. Ele foi construído no meio de um seringal e sua decoração combina perfeitamente com o ambiente.
Algumas cabanas ao redor do restaurante são transformadas em espaços super confortáveis e privados para receber os público. Perfeitos para se abrigar da chuva. A comida é regional, caseira, no estilo self-service e tudo (tudo!) é muito saboroso. A cozinha é comandada pela Jandira, muito famosa por lá, e a comida é feita no fogão à lenha. Impossível ficar ruim.
O Floresta abre às 18h30 e no verão tem horários especiais, inclusive para almoço. Para comer por lá é necessário fazer reserva. Portanto, se houver previsão de chuva, corra para garantir a sua reserva, pois as chances de lotar são altas. Certamente é um lugar para ficar algumas horas do dia chuvoso e exagerar na comida. Sem arrependimentos.
Ir à praia
Praia com chuva? Sim! E isso não é coisa da cabeça dessa paulista aqui.
Mesmo nos dias de chuva, é possível passar um bom tempo na Praia dos Nativos, a principal de Trancoso.
Beach Club
A praia possui várias barracas, de vários estilos, conhecidas como “beach clubs”. Inclusive uma das Experiências Priceless Mastercard na cidade é o beach club, porém quando fui, já estava fechado.
Eu conheci o Beach Club Uxua e adorei! É preciso pagar um valor fixo, por pessoa, para pode usufruir do espaço, mas esse valor volta em consumação.
O beach club Uxua possui banheiro, espreguiçadeiras e guarda sol grande o suficiente para servir de guarda-chuva. O cardápio é variado, com várias porções, para passar o dia por ali sem fome. Para beber, recomendo o drink Uxua Spritz, é perfeito para refrescar.
Como a chuva não costuma durar muito tempo, ainda dá para esperar ela passar. Aproveite para dar um mergulho no mar quentinho da Bahia e caminhar pelas areias da praia. Com sol ou com chuva, a Praia dos Nativos é o melhor lugar para desacelerar e entrar no clima relaxante da Bahia.
Não deixe a chuva te desanimar
Uma viagem também serve para sair da rotina e relaxar. Então, não se culpe de passar um dia descansando no hotel, por exemplo. Eu fiquei no Etnia Casa Hotel e passei uma tarde inteira deitada na rede, lendo um livro e ouvindo o barulhinho da chuva ao fundo. Quantas oportunidades temos de curtir um dia assim, sem fazer nada? Então é bacana também aproveitar esses momentos de merecido descanso. Alivie o peso na consciência jogando a culpa no mau tempo e fique de pernas pro ar.
Trancoso mesmo com chuva tem muito para oferecer. Vale visitar os ateliês dos artistas locais, conhecer um pouco mais da população que vive ali e explorar os outros restaurantes e bares do Quadrado. Sem dúvidas, um destino para repetir quantas vezes for possível. Além disso, o distrito fica muito bem localizado.
Quem tiver mais tempo, pode conhecer a região indo até Caraiva ou passando alguns dias em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda. Caso o lema baiano de “sol o ano inteiro” não funcionar, não deixe que uma chuvinha estrague essa viagem incrível. Afinal, não somos feitos de açúcar.
Espero que tenha curtido as dicas e que sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te vejo curtindo Trancoso com mesmo com chuva!
4 Comentários
Amei as dicas! Eu estive em Trancoso mas o tempo estava lindo, porém, um dia antes da viagem o tempo estava chuvoso. Aí fico pensando o que fazer quando a chuva pode arruinar a sua viagem, não é mesmo?
Obrigada Fabrício. Pois é, viagem para a praia sempre gera expectativa de sol mesmo. Claro, no começo fiquei chateada com a chuva, mas usando a criatividade, deu pra fazer coisas incríveis. Que bom que você teve sorte!
Ótimas dicas!
Afinal de contas, para quem curte a natureza a chuva é um complemento, dependemos dela para o bonito.
É verdade!!!
Não da para não aproveitar o lugar por conta da chuva né