A trilha da Pedra Bonita é uma das minhas trilhas favoritas do Rio de Janeiro e, justamente por isso, acabo sendo suspeita pra falar sobre ela. Afinal, já perdi as contas de quantas vezes subi essa trilha. Sempre que recebo amigos e parentes que querem conhecer um lugar diferente na cidade é pra lá que os levo; pra mim o seu cume oferece uma das vistas mais bonitas da cidade. Gosto tanto dessa trilha e desse visual que já estive por lá para o nascer do sol, por do sol, praticar yoga e, acredite, até para passar a virada de ano.
Reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro com desconto
Se a cidade maravilhosa já é linda quando vista de baixo, imagine olhando de cima. Acompanhe as dicas e não deixe de conhecer esse cantinho tão especial do Rio de Janeiro.
Sobre a Pedra Bonita
Com altitude máxima de 696 metros, a Pedra Bonita faz parte do Maciço da Tijuca ,que faz parte do Parque Nacional da Tijuca. O parque foi criado para proteger a maior floresta urbana do mundo. Com 3.953 ha de Mata Atlântica, é o parque nacional mais visitado do Brasil.
Essa é uma das trilhas mais fáceis da cidade e, além de apreciar a vista, você pode praticar diversas atividades de aventura, como: alpinismo, caminhada e até vôo livre.
A trilha da Pedra Bonita é perigosa?
Essa é uma das perguntas que mais recebemos no nosso instagram @TeVejoPeloRiodeJaneiro. Por isso, já quero logo esclarecer essa dúvida. Não! A trilha da Pedra Bonita não é perigosa. Eu, por exemplo, nunca ouvi nenhum caso de assalto ou qualquer outra violência por lá. Entretanto, como em qualquer lugar público, é bom evitar o porte de objetos de valor.
Eu me arriscaria a dizer que, na questão segurança, essa é uma das trilhas mais tranquilas do Rio de Janeiro.
Como chegar na trilha da Pedra Bonita?
O início da trilha fica na Estrada das Canoas e o acesso pode ser feito pelo Alto da Boa vista ou por São Conrado. Eu acho o caminho por São Conrado bem mais tranquilo.
Que tal se hospedar no Rio com um visual de novela
O GPS leva facilmente até lá. De qualquer forma, para facilitar o seu passeio, basta clicar no mapa abaixo e incluir o seu local de partida.
Existe uma guarita bem no início da ladeira que leva até a entrada da trilha e à rampa de voo livre. Você identificará facilmente pois é bem sinalizado.
Tem estacionamento na Pedra Bonita?
O estacionamento fica entre a entrada da trilha e o caminho para a rampa de voo livre. Porém, para conseguir estacionar lá é preciso chegar bem cedo, pois são apenas 30 vagas.
Para subir de carro da guarita até o estacionamento, o motorista tem que ser bom! Além de bem íngreme, o caminho é escorregadio, o que faz o carro patinar.
A grande vantagem de ir de carro até o estacionamento da Pedra Bonita é a economia de tempo e pernas por não subir a estradinha a pé. Já fiz esse caminho andando e não recomendo, pois cansa mais do que a trilha em si.
Caso você vá de carro ou de Uber, vale uma rápida paradinha para contemplar a vista do mirante do Joá e, é claro, tirar algumas fotinhos.
Pedra Bonita: como ir de metrô?
A estação mais próxima é a de São Conrado. Porém, de lé será necessário pegar um táxi/Uber ou o ônibus 448, que passa pela estarda das Canoas.
Pedra Bonita – Uber
O principal benefício de chegar na entrada da trilha de Uber é que você se cansará menos, pois o Uber deixa na área do estacionamento, quase na entrada da trilha. Além disso, indo de Uber você não precisa chegar tão cedo quanto seria necessário de carro, pois o estacionamento lota rápido.
Como é a trilha da Pedra Bonita?
A trilha começa um pouco antes do estacionamento (aproximadamente 20 metros); se você for de carro, basta estacionar e voltar um pouco. Se for a pé, basta seguir direto para a trilha.
Antes do início da trilha existe uma guarita onde fica o fiscal do Parque Nacional da Tijuca.
Nesse local existem diversas placas com as instruções e regras da trilha, além de um livro onde é preciso anotar horário, nome, telefone e CPF. Essas anotações são apenas para controle de entrada e saída na trilha.
Hora de começar a subir os 1257 metros até o cume da Pedra Bonita! A trilha é leve, porém, íngreme. Eu acho a trilha super fácil e sempre vejo crianças e idosos pelo caminho.
Se você não está acostumado a trilhar, basta seguir devagarinho, que será bem tranquilo. No início, a trilha é mais fechada e isso é ótimo, principalmente nos dias de sol quente, pois faz com que a temperatura fique mas agradável. Porém, durante o trajeto existem vários trechos onde você ficará exposto ao sol (em casos de dias ensolarados). Não esqueça o protetor solar, heim?
Quando a subida começar a ficar mais puxada, é sinal de que já está chegando. Então respire fundo e continue! Essa parte final é mais escorregadia e, por isso, tenha mais atenção.
Quanto tempo dura a trilha da Pedra Bonita?
Isso vai depender muito do seu condicionamento físico e do quanto você vai parar pelo caminho para fotos. Geralmente uma subida tranquila dura de 25 a 30 minutos.
Chegando ao cume
A chegada ao cume é surpreendente pois um clarão se abre e o visual é incrível. O platô da Pedra Bonita é bem grande. Mesmo com bastante gente lá em cima, você não tem aquela impressão de lugar lotado, como acontece na Trilha do morro Dois Irmãos, por exemplo.
A vista panorâmica que o cume da Pedra Bonita oferece é, de fato, incrível. Lá de cima é possível observar diversos pontos especias da cidade maravilhosa.
Sem dúvida, a vista que mais impressiona pela sua grandiosidade é da face da Pedra da Gávea.
Porém, te garanto que TUDO visto lá de cima é incrível. Afinal de contas, estamos no Rio de Janeiro, né?
Do lado esquerdo está o Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e o morro Dois Irmãos, além das praias da zona sul e São Conrado. Em dias de boa visibilidade, dá pra ver até a ponte Rio x Niterói.
Do lado direito é possível contemplar toda a extensão da Praia da Barra, Reserva e Pedra do Pontal, além das lagoas da Barra da Tijuca. Em dias de céu azul e boa visibilidade, dá pra ver até as praias selvagens e a Pedra da Tartaruga.
Até mesmo quando a neblina aparece, a trilha ganha um charme especial. No dia da foto abaixo, eu me senti literalmente nas nuvens.
É preciso guia para fazer a trilha da Pedra Bonita?
Não! A trilha é super bem marcada e não tem nenhum perigo de se perder pelo caminho.
Trilha Pedra Bonita: o que levar?
- água;
- lanche leve;
- protetor solar;
- boné, chapéu ou viseira;
- óculos escuros;
- repelente.
Trilha da Pedra Bonita no nascer do sol
Antigamente era muito comum a galera se reunir para assistir o nascer do sol do alto da Pedra Bonita. Era a coisa mais linda! Fui inúmeras vezes e uma das fotos mais bonitas que tenho do Cristo Redentor foi nesse momento.
Atualmente, porém, o portão fica fechado e não é mais possível entrar antes da abertura. Vale ressaltar que se você der um “jeitinho” para entrar e for pego, poderá pagar multa, ou seja, não recomendo.
Têm coisas na vida que, quem viveu, viveu e quem não viveu, jamais viverá – temos que aceitar isso. Na época que a trilha não tinha fiscalização era muito comum as pessoas pernoitarem no cume e até passar o Réveillon, como eu já fiz.
Foi lindo, inesquecível e fiou marcado na história. Mas, acredito que esse tipo de coisa jamais será possível novamente.
Rampa de voo livre
Uma dica bacana para o final da trilha é dar uma passadinha na rampa de voo livre. São aproximadamente 200 metros de distância da entrada da trilha. Eu adoro ficar um tempinho por lá vendo as asas delta e parapentes decolarem. Vale a pena!
Próximo à rampa existe um caminho alternativo que leva até o cume da Pedra Bonita. Eu nunca subi por lá, mas o Vini já usou esse caminho e diz que a mata é bem mais fechada e a trilha mais íngreme, além de ser bem mais vazia. Por segurança, suba sempre pela trilha convencional.
Trilha Pedra Bonita: fotos
Não esqueça de levar o celular com a bateria cheia, pois você vai querer tirar mil fotos, gravar mil vídeos e a bateria vai embora rapidinho.
Como o sinal durante a trilha e no cume é ruim, coloque o celular em modo avião para economizar a bateria.
Vale lembrar
- A trilha funciona de 8h às 17h;
- Início da trilha só só é permitido até 15h;
- Não é permitido levar animais domésticos;
- Evite fazer a trilha se tiver chovido muito no dia anterior;
- Em frente ao estacionamento tem uma senhora que vende bebidas, biscoitos e também oferece banheiro por R$ 2,00;
- Na rampa também tem lanchonete;
- Traga seu lixo junto com você.
Espero que tenha curtido as dicas e que sua experiência na Pedra Bonita seja tão incrível como costuma ser a nossa. Te vejo fazendo a trilha da Pedra Bonita!
6 Comentários
Gente, que lindo esse visual, tanto de dia quanto a noite.
Eu nunca fiz nenhuma trilha no Rio de Janeiro, e minha lista de trilhas para fazer por lá só ta aumentando.
Adorei a dica.
A Pedra Bonita é uma ótima trilha no RJ, nunca passei a noite nela e soube que está proibido agora.
quero muito fazer essa trilha da pedra bonita na minha proxima viagem ao rio de janeiro, por enquanto eu so fiz a do telegrafo e ja me encantei!
Que visual é esse!!! Pensei que essa trilha fosse mais longa, demorada. Me animei para fazer quando voltar ao Rio.
Ola Cy,
A trilha é super de boa, você vai adorar
Confesso que também não sabia que a trilha era rápida, achei que demorava bem mais, já vou me programar quado estiver no Rio de Novo, essa vista é maravilhosa.