O Alentejo possui muito charme e beleza, mas é inegável que as aldeias e pequenas vilas da região portuguesa são uma das suas principais atrações. Alguns locais da região do Alentejo estão entre os mais belos do país. Conheça os vilarejos mais bonitos do Alentejo.
Sobre o Alentejo
A região é considerada como o destino mais incrível de Portugal. Com 27 mil quilômetros quadrados e pouco mais de 500 mil habitantes, o Alentejo é a maior região de Portugal.
Localizado a aproximadamente cem quilômetros da capital Lisboa, a região possui enormes planícies verdes com paisagens naturais impressionantes, além de lagos excepcionais.
Com um estilo de vida mais calmo, a atmosfera da região é de paz e tranquilidade. Além de lindas praias praticamente intocadas, possui diversas atrações únicas, como os castelos. A região é repleta de pequenas aldeias que parecem contos de fada.
5 mirantes imperdíveis na Ilha da Madeira
O hábito do turismo rural é muito forte por lá. A experiência de passar alguns dias em um hotel luxuoso e confortável com o único propósito de relaxar e descansar é inesquecível.
O Alentejo conquistou cinco títulos da UNESCO e vários outros reconhecimentos e prêmios internacionais no setor turístico. A região possui diversas possibilidades para agradar a todo estilo de viajantes, desde os mais aventureiros até família com crianças e casais apaixonados em lua de mel.
Saiba como funciona a Oktoberfest de Munique
Para ficar ainda mais perfeito, a culinária alentejana é de dar água na boca e os vinhos da região estão entre os melhores do mundo. Para os enófilos, as vinícolas que ficam na “estrada dos vinhos” são o passeio perfeito.
Vilarejos mais bonitos do Alentejo
Monsaraz
Está localizado perto da fronteira espanhola, em uma colina rodeada por muralhas medievais. A vila tem como pano de fundo a magnífica paisagem alentejana, com casas de paredes brancas, ruas estreitas de paralelepípedos, além de um castelo deslumbrante, garantindo uma vista super especial do lago Alqueva.
Arraiolos
Arraiolos fica a aproximadamente 30 km de Évora, e é a principal cidade da região do Alentejo. Arraiolos possui um castelo circular que é super peculiar e é famosa por seus tapetes, que estão entre os artesanatos mais charmosos de Portugal.
Além dos tapetes coloridos que decoram e dão graça a diversas partes da vila, Arraiolos também possui uma arquitetura incrível, como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a Igreja da Misericórdia, decoradas com lindos azulejos.
Facilite sua visita a Torre Eiffel
Marvão
A vila de Marvão é um dos principais vilarejos do Alentejo e está localizada no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 800 metros de altitude, onde a atmosfera é de muita paz e tranquilidade.
As muralhas ao redor foram construídas nos séculos XIII e XVII, e as construções locais são repletas de varandas de ferro, janelas manuelinas e muito granito.
Mertola
No passado, essa vila foi uma cidade importante do Império Romano e, em seguida, se tornou uma grande cidade muçulmana. Sua presença islâmica é super preservada e, por conta disso, é possível encontrar na região até uma antiga mesquita que atualmente funciona como uma igreja católica.
Mértola está localizada no meio de um parque natural e oferece uma vista magnífica para o Rio Guadiana.
Serpa
Serpa fica a cerca de 55 km de Mértola, cercada por vinhedos e colinas. A vila possui um centro histórico super bem preservado. Passear por suas ruas de paralelepípedos e casas brancas é algo imperdível para quem visita a região.
Na parte mais alta da vila estão as construções mais antigas e muitas delas são construções medievais, como a torre do antigo castelo. Serpa também é cercada por uma muralha do século XIII e pelo imponente aqueduto com arquitetura italiana.
Quando ir ao Alentejo?
De maio a junho, a temperatura está gostosa e as flores estão começando a crescer nos campos. Já de julho a agosto, o calor aumenta bastante, entretanto os campos já estão completamente floridos e, se assim como eu, você ama passear por um campo de girassol, essa é a época perfeita.
Lá para final de setembro e início de outubro os preços começam a cair por conta do final da temporada. Vale lembrar que, de dezembro a março (durante o inverno) faz muito frio.
Espero que tenha curtido nossa seleção e que sua experiência pela região seja incrível. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos assim que possível. Te vejo curtindo os Vilarejos do Alentejo!
3 Comentários
Como historiadora e atuante no campo de preservação do patrimônio, sou extremamente apaixonada por vilarejos e todo o seu contexto histórico. Eu amei as dicas dos vilarejos do Alentejo, pois estou planejando a nossa trip pra Portugal (seria em 2021) e agora já posso colocá-los em nosso roteiro! E vi aqui uma novidade que ainda não havia lido em blog algum, que de setembro a outubro os preços caem, não sabia! Parabéns pelo texto!
Ola Deyse,
Essa dica é de ouro né, principalmente em tempos de euro nas alturas.
Beijinhos
Portugal é realmente um país encantador. Tenho grande sonho de ir, mas ainda não tinha oportunidade, embora já tenha iddo para a Europa uns vinte anos atrás. Gostei que saiu do convencional do Centro de LIsboa e etc. MAs tudo muito bonito!